Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58011
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2022
    "inscrito_id" => 9390
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A PRESENTE PROPOSTA INVESTIGATIVA SURGE COM A INTENÇÃO DE PROBLEMATIZAR COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TÊM PERCEBIDO E UTILIZADO OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS (ENF) DE ENSINO DISPONÍVEIS (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) DOS ALUNOS. TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS PRIORIZA A QUALIDADE DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, APRESENTANDO CARÁTER EXPLORATÓRIO. PARTICIPAM DESTA INVESTIGAÇÃO SEIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAJEADO/RS. OS DADOS ESTÃO AINDA SENDO COLETADOS E ANALISADOS, QUAIS SEJAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E OBSERVAÇÕES DAS AULAS, SENDO O RELATO DESTAS REGISTRADO NO DIÁRIO DE CAMPO DOS PESQUISADORES. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS E ESTÃO EM FASE DE ANÁLISE E AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS ESTÃO EM ANDAMENTO. OS RESULTADOS INICIAIS APRESENTAM QUE OS PROFESSORES, PARTICIPANTES DESTE ESTUDO, NÃO POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE A DEFINIÇÃO DA AC E DOS ENF. DURANTE A ENTREVISTA PERCEBEU-SE QUE MESMO INSTIGANDO-OS A FALAR MAIS SOBRE ESTES CONCEITOS, OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM DAR EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODERIAM ESTAR ENGAJADAS COM A AC DOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE DURANTE AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES SEJA POSSÍVEL CONHECER E ANALISAR COMO A AC TEM SIDO DESENVOLVIDA NOS ENF PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9390_15082019133918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA A. GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58011
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2022
    "inscrito_id" => 9390
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A PRESENTE PROPOSTA INVESTIGATIVA SURGE COM A INTENÇÃO DE PROBLEMATIZAR COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TÊM PERCEBIDO E UTILIZADO OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS (ENF) DE ENSINO DISPONÍVEIS (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) DOS ALUNOS. TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS PRIORIZA A QUALIDADE DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, APRESENTANDO CARÁTER EXPLORATÓRIO. PARTICIPAM DESTA INVESTIGAÇÃO SEIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAJEADO/RS. OS DADOS ESTÃO AINDA SENDO COLETADOS E ANALISADOS, QUAIS SEJAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E OBSERVAÇÕES DAS AULAS, SENDO O RELATO DESTAS REGISTRADO NO DIÁRIO DE CAMPO DOS PESQUISADORES. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS E ESTÃO EM FASE DE ANÁLISE E AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS ESTÃO EM ANDAMENTO. OS RESULTADOS INICIAIS APRESENTAM QUE OS PROFESSORES, PARTICIPANTES DESTE ESTUDO, NÃO POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE A DEFINIÇÃO DA AC E DOS ENF. DURANTE A ENTREVISTA PERCEBEU-SE QUE MESMO INSTIGANDO-OS A FALAR MAIS SOBRE ESTES CONCEITOS, OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM DAR EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODERIAM ESTAR ENGAJADAS COM A AC DOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE DURANTE AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES SEJA POSSÍVEL CONHECER E ANALISAR COMO A AC TEM SIDO DESENVOLVIDA NOS ENF PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9390_15082019133918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA A. GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PROPOSTA INVESTIGATIVA SURGE COM A INTENÇÃO DE PROBLEMATIZAR COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TÊM PERCEBIDO E UTILIZADO OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS (ENF) DE ENSINO DISPONÍVEIS (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) DOS ALUNOS. TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS PRIORIZA A QUALIDADE DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, APRESENTANDO CARÁTER EXPLORATÓRIO. PARTICIPAM DESTA INVESTIGAÇÃO SEIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAJEADO/RS. OS DADOS ESTÃO AINDA SENDO COLETADOS E ANALISADOS, QUAIS SEJAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E OBSERVAÇÕES DAS AULAS, SENDO O RELATO DESTAS REGISTRADO NO DIÁRIO DE CAMPO DOS PESQUISADORES. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS E ESTÃO EM FASE DE ANÁLISE E AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS ESTÃO EM ANDAMENTO. OS RESULTADOS INICIAIS APRESENTAM QUE OS PROFESSORES, PARTICIPANTES DESTE ESTUDO, NÃO POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE A DEFINIÇÃO DA AC E DOS ENF. DURANTE A ENTREVISTA PERCEBEU-SE QUE MESMO INSTIGANDO-OS A FALAR MAIS SOBRE ESTES CONCEITOS, OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM DAR EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODERIAM ESTAR ENGAJADAS COM A AC DOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE DURANTE AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES SEJA POSSÍVEL CONHECER E ANALISAR COMO A AC TEM SIDO DESENVOLVIDA NOS ENF PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.