Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: ATIVIDADES LÚDICAS, DNA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA Pôster (PO) AT 06: Ciências Biológicas
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57753
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 529
    "inscrito_id" => 781
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "GENÉTICA É UM DOS ASSUNTOS QUE OS ESTUDANTES MAIS SENTEM DIFICULDADES NO APRENDIZADO E RELATAM DESCONTENTAMENTOS. POR OUTRO LADO, É UM DOS ASSUNTOS MAIS ABORDADOS EM EXAMES DE PROFICIÊNCIA, COMO VESTIBULARES E O ENEM, ALÉM DE SER UM CONTEÚDO LONGO PARA SER TRABALHADO. DESSA MANEIRA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS PARA O ENTENDIMENTO E APRENDIZADO ADEQUADO DO ASSUNTO É MUITO IMPORTANTE. A PARTIR DISSO, AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E AQUI DESCRITAS OBJETIVARAM INSERIR ALGUNS ASSUNTOS MAIS PERTINENTES SOBRE GENÉTICA AOS ESTUDANTES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS. COMO FORMA DE IDENTIFICAR QUAIS ASSUNTOS EM BIOLOGIA OS ESTUDANTES APESENTAVAM MAIS DIFICULDADE OU CURIOSIDADE EM APRENDER, FOI APLICADO UM PEQUENO QUESTIONÁRIO, E NELE SE APRESENTAVAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O INTERESSE E/OU DIFICULDADE NAS ÁREAS DE BIOLOGIA. GENÉTICA FOI IDENTIFICADO COMO UM DOS ASSUNTOS MAIS RECORRENTES ENTRE AS RESPOSTAS. A PARTIR DESSE DADO, APLICOU-SE AOS ESTUDANTES AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1. CONSTRUÇÃO DA MOLÉCULA DE DNA POR MEIO DE DOBRADURA DE PAPEL (ORIGAMI), ONDE CADA ALUNO MONTOU SUA MOLÉCULA IDENTIFICANDO AS ESTRUTURAS SEGUINDO A ORIENTAÇÃO DO APLICADOR. 2. ATIVIDADE PRÁTICA EM LABORATÓRIO DE EXTRAÇÃO DE DNA DE BANANA, NO QUAL CADA EQUIPE FORMADA SEGUIU A DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA PELOS DEMONSTRADORES. 3. JOGO SOBRE HEREDOGRAMAS, ONDE OS ESTUDANTES DEVERIAM MONTÁ-LO DE ACORDO COM A SITUAÇÃO-PROBLEMA DADA (SEXO, HERANÇA GENÉTICA, SÍNDROMES ETC). TODAS AS ATIVIDADES FORAM APLICADAS EM DIAS DIFERENTES E TIVERAM UMA AULA PRÉVIA SOBRE O ASSUNTO QUE FOI ABORDADO. A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E FEEDBACK RECEBIDO, PÔDE-SE PERCEBER UM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM PARTICIPAR E ENTENDER O CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO POR MEIO DESSAS ATIVIDADES. DESSA MANEIRA, PODE-SE CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS EM AULAS DE BIOLOGIA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ABORDAR ASSUNTOS TRATADOS COMO DIFÍCEIS, COMO NO CASO DA GENÉTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, DNA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA80_ID781_22082019121456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIGUEL FERNANDES DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL FERNANDES"
    "autor_email" => "migueel_f@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57753
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 529
    "inscrito_id" => 781
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "GENÉTICA É UM DOS ASSUNTOS QUE OS ESTUDANTES MAIS SENTEM DIFICULDADES NO APRENDIZADO E RELATAM DESCONTENTAMENTOS. POR OUTRO LADO, É UM DOS ASSUNTOS MAIS ABORDADOS EM EXAMES DE PROFICIÊNCIA, COMO VESTIBULARES E O ENEM, ALÉM DE SER UM CONTEÚDO LONGO PARA SER TRABALHADO. DESSA MANEIRA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS PARA O ENTENDIMENTO E APRENDIZADO ADEQUADO DO ASSUNTO É MUITO IMPORTANTE. A PARTIR DISSO, AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E AQUI DESCRITAS OBJETIVARAM INSERIR ALGUNS ASSUNTOS MAIS PERTINENTES SOBRE GENÉTICA AOS ESTUDANTES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS. COMO FORMA DE IDENTIFICAR QUAIS ASSUNTOS EM BIOLOGIA OS ESTUDANTES APESENTAVAM MAIS DIFICULDADE OU CURIOSIDADE EM APRENDER, FOI APLICADO UM PEQUENO QUESTIONÁRIO, E NELE SE APRESENTAVAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O INTERESSE E/OU DIFICULDADE NAS ÁREAS DE BIOLOGIA. GENÉTICA FOI IDENTIFICADO COMO UM DOS ASSUNTOS MAIS RECORRENTES ENTRE AS RESPOSTAS. A PARTIR DESSE DADO, APLICOU-SE AOS ESTUDANTES AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1. CONSTRUÇÃO DA MOLÉCULA DE DNA POR MEIO DE DOBRADURA DE PAPEL (ORIGAMI), ONDE CADA ALUNO MONTOU SUA MOLÉCULA IDENTIFICANDO AS ESTRUTURAS SEGUINDO A ORIENTAÇÃO DO APLICADOR. 2. ATIVIDADE PRÁTICA EM LABORATÓRIO DE EXTRAÇÃO DE DNA DE BANANA, NO QUAL CADA EQUIPE FORMADA SEGUIU A DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA PELOS DEMONSTRADORES. 3. JOGO SOBRE HEREDOGRAMAS, ONDE OS ESTUDANTES DEVERIAM MONTÁ-LO DE ACORDO COM A SITUAÇÃO-PROBLEMA DADA (SEXO, HERANÇA GENÉTICA, SÍNDROMES ETC). TODAS AS ATIVIDADES FORAM APLICADAS EM DIAS DIFERENTES E TIVERAM UMA AULA PRÉVIA SOBRE O ASSUNTO QUE FOI ABORDADO. A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E FEEDBACK RECEBIDO, PÔDE-SE PERCEBER UM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM PARTICIPAR E ENTENDER O CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO POR MEIO DESSAS ATIVIDADES. DESSA MANEIRA, PODE-SE CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS EM AULAS DE BIOLOGIA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ABORDAR ASSUNTOS TRATADOS COMO DIFÍCEIS, COMO NO CASO DA GENÉTICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, DNA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA80_ID781_22082019121456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIGUEL FERNANDES DE LIMA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL FERNANDES"
    "autor_email" => "migueel_f@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

GENÉTICA É UM DOS ASSUNTOS QUE OS ESTUDANTES MAIS SENTEM DIFICULDADES NO APRENDIZADO E RELATAM DESCONTENTAMENTOS. POR OUTRO LADO, É UM DOS ASSUNTOS MAIS ABORDADOS EM EXAMES DE PROFICIÊNCIA, COMO VESTIBULARES E O ENEM, ALÉM DE SER UM CONTEÚDO LONGO PARA SER TRABALHADO. DESSA MANEIRA, A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS PARA O ENTENDIMENTO E APRENDIZADO ADEQUADO DO ASSUNTO É MUITO IMPORTANTE. A PARTIR DISSO, AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E AQUI DESCRITAS OBJETIVARAM INSERIR ALGUNS ASSUNTOS MAIS PERTINENTES SOBRE GENÉTICA AOS ESTUDANTES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS. COMO FORMA DE IDENTIFICAR QUAIS ASSUNTOS EM BIOLOGIA OS ESTUDANTES APESENTAVAM MAIS DIFICULDADE OU CURIOSIDADE EM APRENDER, FOI APLICADO UM PEQUENO QUESTIONÁRIO, E NELE SE APRESENTAVAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O INTERESSE E/OU DIFICULDADE NAS ÁREAS DE BIOLOGIA. GENÉTICA FOI IDENTIFICADO COMO UM DOS ASSUNTOS MAIS RECORRENTES ENTRE AS RESPOSTAS. A PARTIR DESSE DADO, APLICOU-SE AOS ESTUDANTES AS SEGUINTES ATIVIDADES: 1. CONSTRUÇÃO DA MOLÉCULA DE DNA POR MEIO DE DOBRADURA DE PAPEL (ORIGAMI), ONDE CADA ALUNO MONTOU SUA MOLÉCULA IDENTIFICANDO AS ESTRUTURAS SEGUINDO A ORIENTAÇÃO DO APLICADOR. 2. ATIVIDADE PRÁTICA EM LABORATÓRIO DE EXTRAÇÃO DE DNA DE BANANA, NO QUAL CADA EQUIPE FORMADA SEGUIU A DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA PELOS DEMONSTRADORES. 3. JOGO SOBRE HEREDOGRAMAS, ONDE OS ESTUDANTES DEVERIAM MONTÁ-LO DE ACORDO COM A SITUAÇÃO-PROBLEMA DADA (SEXO, HERANÇA GENÉTICA, SÍNDROMES ETC). TODAS AS ATIVIDADES FORAM APLICADAS EM DIAS DIFERENTES E TIVERAM UMA AULA PRÉVIA SOBRE O ASSUNTO QUE FOI ABORDADO. A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES E FEEDBACK RECEBIDO, PÔDE-SE PERCEBER UM MAIOR INTERESSE DOS ESTUDANTES EM PARTICIPAR E ENTENDER O CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO TRABALHADO POR MEIO DESSAS ATIVIDADES. DESSA MANEIRA, PODE-SE CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS EM AULAS DE BIOLOGIA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ABORDAR ASSUNTOS TRATADOS COMO DIFÍCEIS, COMO NO CASO DA GENÉTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.