Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PIAUIENSE - FAP

Palavra-chaves: Pesquisa Científica, Ensino Superior, Curso De Pedagogia, Faculdade Piauiense (fap) Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 575
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 639
    "inscrito_id" => 2530
    "titulo" => "PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PIAUIENSE - FAP"
    "resumo" => "A pesquisa realizada teve como objetivo geral: Investigar a prática da pesquisa científica dos docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense (FAP) no ano de 2011. Os objetivos específicos foram: Analisar de que forma os docentes do curso de Pedagogia incentivam os alunos para a prática da pesquisa científica; Verificar os conhecimentos que os docentes têm a respeito da pesquisa científica no Ensino Superior; Compreender a contribuição da pesquisa científica no aspecto pessoal e/ou profissional para os docentes participantes da pesquisa. Para atingir os objetivos citados dialogamos com alguns teóricos como Minayo (2007), Madeira (2010), Brito (2007) e Barros; Lehfeld (1990), entre outros. Para a realização dessa pesquisa empírica com abordagem qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada como técnica para a produção dos dados. Duas docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense foram entrevistadas no mês de março do corrente ano. Entre os achados do estudo, confirmamos que o docente do Ensino Superior deve ser pesquisador para poder acompanhar as transformações de sua área de atuação e do mundo globalizado, ampliando seus horizontes, transformando sua forma de pensar e agir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Pesquisa científica, Ensino superior, Curso de pedagogia, Faculdade piauiense (fap)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "a03a5503440f51ad34891939319daa00_2530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS SILVA"
    "autor_email" => "thaisilvaphb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PIAUIENSE - FAP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 575
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 639
    "inscrito_id" => 2530
    "titulo" => "PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PIAUIENSE - FAP"
    "resumo" => "A pesquisa realizada teve como objetivo geral: Investigar a prática da pesquisa científica dos docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense (FAP) no ano de 2011. Os objetivos específicos foram: Analisar de que forma os docentes do curso de Pedagogia incentivam os alunos para a prática da pesquisa científica; Verificar os conhecimentos que os docentes têm a respeito da pesquisa científica no Ensino Superior; Compreender a contribuição da pesquisa científica no aspecto pessoal e/ou profissional para os docentes participantes da pesquisa. Para atingir os objetivos citados dialogamos com alguns teóricos como Minayo (2007), Madeira (2010), Brito (2007) e Barros; Lehfeld (1990), entre outros. Para a realização dessa pesquisa empírica com abordagem qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada como técnica para a produção dos dados. Duas docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense foram entrevistadas no mês de março do corrente ano. Entre os achados do estudo, confirmamos que o docente do Ensino Superior deve ser pesquisador para poder acompanhar as transformações de sua área de atuação e do mundo globalizado, ampliando seus horizontes, transformando sua forma de pensar e agir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Pesquisa científica, Ensino superior, Curso de pedagogia, Faculdade piauiense (fap)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "a03a5503440f51ad34891939319daa00_2530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS SILVA"
    "autor_email" => "thaisilvaphb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PIAUIENSE - FAP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo geral: Investigar a prática da pesquisa científica dos docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense (FAP) no ano de 2011. Os objetivos específicos foram: Analisar de que forma os docentes do curso de Pedagogia incentivam os alunos para a prática da pesquisa científica; Verificar os conhecimentos que os docentes têm a respeito da pesquisa científica no Ensino Superior; Compreender a contribuição da pesquisa científica no aspecto pessoal e/ou profissional para os docentes participantes da pesquisa. Para atingir os objetivos citados dialogamos com alguns teóricos como Minayo (2007), Madeira (2010), Brito (2007) e Barros; Lehfeld (1990), entre outros. Para a realização dessa pesquisa empírica com abordagem qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada como técnica para a produção dos dados. Duas docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense foram entrevistadas no mês de março do corrente ano. Entre os achados do estudo, confirmamos que o docente do Ensino Superior deve ser pesquisador para poder acompanhar as transformações de sua área de atuação e do mundo globalizado, ampliando seus horizontes, transformando sua forma de pensar e agir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.