Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO HABITUS. PRÁTICAS EDUCATIVAS COM JOVENS E ADULTOS EM BAIA DA TRAIÇÃO – PB

Palavra-chaves: Prática Educativa, Capital Social, Capital Cultural, Habitus Comunicação Oral 15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A pesquisa intitulada ‘EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO HABITUS. Práticas educativas com jovens e adultos em Baia da Traição – PB constitui-se resultado dos estudos de pesquisa do Curso de Especialização em Pedagogia, sendo vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária – GEPeeeS – CNPq-UFPB, sendo um estudo sobre o fenômeno do interrompimento dos estudos no horário noturno dos jovens e adultos. Não podemos tratar como banalidade, atribuindo à falta de escolas ou debitando ao mundo do trabalho. O fenômeno foi pesquisado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Matias Freire, situada em Baia da Traição/Paraíba, no período de 2004 a 2008. No processo de investigação foi utilizada a pesquisa-ação promovendo o envolvimento dos sujeitos nos diálogos, levantamentos e analise de dados. Para tal, ancorou-se nos fundamentos propostos por BRANDÃO (2000) e FRANCO (2005). A pesquisa identificou que o fenômeno da desistência escolar –tipificada como: evasão, desistência, reprovação – foi resolvido com a utilização do Projeto Pedagógico “Sexta Cultural” era vivenciado na escola, sendo prática educativa exitosa com o ensino de Jovens e Adultos. Na investigação do fenômeno verificou-se que a valorização do capital cultural e o capital social enquanto estruturas, estruturantes, estruturadas do Habitus (BOURDIEU, 1999), articulado com a teoria dialógica (FREIRE, 2000), PALHANO SILVA (2004), contribuem para abordar o fenômeno escolar.

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