Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS QUE FAVORECEM A APROXIMAÇÃO ENTRE TREINADORES E CLIENTES

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO HUMANO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO ONLINE Painel/Pôster AT 08: Estados emocionais e movimentos
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52955
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS QUE FAVORECEM A APROXIMAÇÃO ENTRE TREINADORES E CLIENTES"
    "resumo" => "O USO DO QUE SE PODE CHAMAR DE MIXAGEM MULTIMÍDIA, ENQUANTO A SOMA DE DIFERENTES FORMAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INFORMAR ALGO, É UM HÁBITO COMUM NA RELAÇÃO INTERPESSOAL VIA APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA UNIÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS HÁ O ENRIQUECIMENTO DO CONTEXTO E DA NARRATIVA, FAVORECENDO SEU ENTENDIMENTO. A PRESENÇA CONSTANTE DESTAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE E A POPULARIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO À DISTÂNCIA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE ASSESSORIAS ESPORTIVAS, MOTIVARAM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, SENDO SEU PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR OS APLICATIVOS E SOFTWARES UTILIZADOS POR TREINADORES ESPORTIVOS QUE ORIENTAM SEUS CLIENTES À DISTÂNCIA. DESTE ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, PARTICIPARAM SETE TREINADORES E OITO CLIENTES, OS QUAIS PREENCHERAM QUESTIONÁRIOS E PARTICIPARAM DE ENTREVISTAS, SENDO QUE OS DADOS FORAM ANALISADOS QUALI-QUANTITATIVAMENTE. DENTRE OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTES DESTACARAM-SE: O WHATSAPP® (T=100% E C=88,9%), O E-MAIL (T=57% E C=55,6%), O FACEBOOK® (T=57% E C=11,1%), AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS (T=29% E C=11,1%), OS SITES CORPORATIVOS (T=14% E C=33,3%) E OUTRAS REDES SOCIAIS, COMO O INSTAGRAM® E O SKYPE® (T=14% E C=0%). EM SUA TOTALIDADE, TREINADORES E CLIENTES MENCIONARAM QUE O MOTIVO PARA A UTILIZAÇÃO DESTAS FERRAMENTAS FOI SUA EFICIÊNCIA, SENDO QUE, TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS POR ESTES MEIOS ATENDERAM SUAS NECESSIDADES. A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTE OCORREU PRINCIPALMENTE VIA WHATSAPP®, O QUAL POSSIBILITOU O ENVIO DOS PLANOS DE TREINO, A POSSIBILIDADE DE TIRAR DÚVIDAS A RESPEITO DO TREINAMENTO E O ENVIO DOS RESULTADOS (TEMPO, DISTÂNCIA E VELOCIDADE). O ENVIO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA SESSÃO DE TREINAMENTO POR E-MAIL E DE VÍDEOS DO YOUTUBE® ATRAVÉS DO WHATSAPP® FORAM MENCIONADOS COMO PRÁTICA CORRIQUEIRA POR PROFISSIONAIS E CLIENTES. ALÉM DA TECNOLOGIA COMUNICACIONAL, FOI TAMBÉM MENCIONADA AQUELA UTILIZADA PARA MONITORAR, ACOMPANHAR E REGISTRAR INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS CLIENTES DURANTE AS PRÁTICAS EM TREINAMENTOS PRESENCIAIS (MONITORES CARDÍACOS, PEDÔMETROS ETC.). A ANÁLISE DOS DADOS SUGERIU QUE A INTRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE SITES, REDES SOCIAIS E APLICATIVOS OCORREU DE FORMA NATURAL, ASSIM COMO FOI A INTRODUÇÃO SOCIAL DESTES. A ESCOLHA DAS FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS CITADAS, PARA ALÉM DE SUA EVIDENTE EFICÁCIA, SE BASEOU TAMBÉM NO CUSTO E DISPONIBILIDADE DE ACESSO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PLATAFORMAS PARA UMA DIVERSIDADE DE USUÁRIOS. TAL AFIRMAÇÃO SE REFORÇA PELA AINDA REDUZIDA UTILIZAÇÃO DE SITES E APLICAÇÕES CONSTRUÍDAS ESPECIFICAMENTE PARA AS EMPRESAS E PARA A UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DO TREINAMENTO FÍSICO-ESPORTIVO. A TECNOLOGIA CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DESTA ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AS QUAIS NECESSITAM SER MAIS ESTUDADAS E MELHOR ADEQUADAS À REALIDADE UMA DA OUTRA. FATO QUE PROVAVELMENTE TEM OCORRIDO, POIS AMBAS SÃO EMERGENTES E DEMONSTRAM ESTAR EM EXPANSÃO."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 08: Estados emocionais e movimentos"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO HUMANO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO ONLINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA8_ID69_29042019233259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO LIMA ISLER"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO LIMA ISLER"
    "autor_email" => "gustavoisler@gmail.com"
    "autor_ies" => "CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52955
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS QUE FAVORECEM A APROXIMAÇÃO ENTRE TREINADORES E CLIENTES"
    "resumo" => "O USO DO QUE SE PODE CHAMAR DE MIXAGEM MULTIMÍDIA, ENQUANTO A SOMA DE DIFERENTES FORMAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INFORMAR ALGO, É UM HÁBITO COMUM NA RELAÇÃO INTERPESSOAL VIA APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA UNIÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS HÁ O ENRIQUECIMENTO DO CONTEXTO E DA NARRATIVA, FAVORECENDO SEU ENTENDIMENTO. A PRESENÇA CONSTANTE DESTAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE E A POPULARIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO À DISTÂNCIA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE ASSESSORIAS ESPORTIVAS, MOTIVARAM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, SENDO SEU PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR OS APLICATIVOS E SOFTWARES UTILIZADOS POR TREINADORES ESPORTIVOS QUE ORIENTAM SEUS CLIENTES À DISTÂNCIA. DESTE ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, PARTICIPARAM SETE TREINADORES E OITO CLIENTES, OS QUAIS PREENCHERAM QUESTIONÁRIOS E PARTICIPARAM DE ENTREVISTAS, SENDO QUE OS DADOS FORAM ANALISADOS QUALI-QUANTITATIVAMENTE. DENTRE OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTES DESTACARAM-SE: O WHATSAPP® (T=100% E C=88,9%), O E-MAIL (T=57% E C=55,6%), O FACEBOOK® (T=57% E C=11,1%), AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS (T=29% E C=11,1%), OS SITES CORPORATIVOS (T=14% E C=33,3%) E OUTRAS REDES SOCIAIS, COMO O INSTAGRAM® E O SKYPE® (T=14% E C=0%). EM SUA TOTALIDADE, TREINADORES E CLIENTES MENCIONARAM QUE O MOTIVO PARA A UTILIZAÇÃO DESTAS FERRAMENTAS FOI SUA EFICIÊNCIA, SENDO QUE, TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS POR ESTES MEIOS ATENDERAM SUAS NECESSIDADES. A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTE OCORREU PRINCIPALMENTE VIA WHATSAPP®, O QUAL POSSIBILITOU O ENVIO DOS PLANOS DE TREINO, A POSSIBILIDADE DE TIRAR DÚVIDAS A RESPEITO DO TREINAMENTO E O ENVIO DOS RESULTADOS (TEMPO, DISTÂNCIA E VELOCIDADE). O ENVIO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA SESSÃO DE TREINAMENTO POR E-MAIL E DE VÍDEOS DO YOUTUBE® ATRAVÉS DO WHATSAPP® FORAM MENCIONADOS COMO PRÁTICA CORRIQUEIRA POR PROFISSIONAIS E CLIENTES. ALÉM DA TECNOLOGIA COMUNICACIONAL, FOI TAMBÉM MENCIONADA AQUELA UTILIZADA PARA MONITORAR, ACOMPANHAR E REGISTRAR INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS CLIENTES DURANTE AS PRÁTICAS EM TREINAMENTOS PRESENCIAIS (MONITORES CARDÍACOS, PEDÔMETROS ETC.). A ANÁLISE DOS DADOS SUGERIU QUE A INTRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE SITES, REDES SOCIAIS E APLICATIVOS OCORREU DE FORMA NATURAL, ASSIM COMO FOI A INTRODUÇÃO SOCIAL DESTES. A ESCOLHA DAS FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS CITADAS, PARA ALÉM DE SUA EVIDENTE EFICÁCIA, SE BASEOU TAMBÉM NO CUSTO E DISPONIBILIDADE DE ACESSO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PLATAFORMAS PARA UMA DIVERSIDADE DE USUÁRIOS. TAL AFIRMAÇÃO SE REFORÇA PELA AINDA REDUZIDA UTILIZAÇÃO DE SITES E APLICAÇÕES CONSTRUÍDAS ESPECIFICAMENTE PARA AS EMPRESAS E PARA A UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DO TREINAMENTO FÍSICO-ESPORTIVO. A TECNOLOGIA CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DESTA ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AS QUAIS NECESSITAM SER MAIS ESTUDADAS E MELHOR ADEQUADAS À REALIDADE UMA DA OUTRA. FATO QUE PROVAVELMENTE TEM OCORRIDO, POIS AMBAS SÃO EMERGENTES E DEMONSTRAM ESTAR EM EXPANSÃO."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 08: Estados emocionais e movimentos"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO HUMANO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO ONLINE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA8_ID69_29042019233259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO LIMA ISLER"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO LIMA ISLER"
    "autor_email" => "gustavoisler@gmail.com"
    "autor_ies" => "CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

O USO DO QUE SE PODE CHAMAR DE MIXAGEM MULTIMÍDIA, ENQUANTO A SOMA DE DIFERENTES FORMAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INFORMAR ALGO, É UM HÁBITO COMUM NA RELAÇÃO INTERPESSOAL VIA APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA UNIÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS HÁ O ENRIQUECIMENTO DO CONTEXTO E DA NARRATIVA, FAVORECENDO SEU ENTENDIMENTO. A PRESENÇA CONSTANTE DESTAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE E A POPULARIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO À DISTÂNCIA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE ASSESSORIAS ESPORTIVAS, MOTIVARAM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, SENDO SEU PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR OS APLICATIVOS E SOFTWARES UTILIZADOS POR TREINADORES ESPORTIVOS QUE ORIENTAM SEUS CLIENTES À DISTÂNCIA. DESTE ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, PARTICIPARAM SETE TREINADORES E OITO CLIENTES, OS QUAIS PREENCHERAM QUESTIONÁRIOS E PARTICIPARAM DE ENTREVISTAS, SENDO QUE OS DADOS FORAM ANALISADOS QUALI-QUANTITATIVAMENTE. DENTRE OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTES DESTACARAM-SE: O WHATSAPP® (T=100% E C=88,9%), O E-MAIL (T=57% E C=55,6%), O FACEBOOK® (T=57% E C=11,1%), AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS (T=29% E C=11,1%), OS SITES CORPORATIVOS (T=14% E C=33,3%) E OUTRAS REDES SOCIAIS, COMO O INSTAGRAM® E O SKYPE® (T=14% E C=0%). EM SUA TOTALIDADE, TREINADORES E CLIENTES MENCIONARAM QUE O MOTIVO PARA A UTILIZAÇÃO DESTAS FERRAMENTAS FOI SUA EFICIÊNCIA, SENDO QUE, TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS POR ESTES MEIOS ATENDERAM SUAS NECESSIDADES. A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTE OCORREU PRINCIPALMENTE VIA WHATSAPP®, O QUAL POSSIBILITOU O ENVIO DOS PLANOS DE TREINO, A POSSIBILIDADE DE TIRAR DÚVIDAS A RESPEITO DO TREINAMENTO E O ENVIO DOS RESULTADOS (TEMPO, DISTÂNCIA E VELOCIDADE). O ENVIO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA SESSÃO DE TREINAMENTO POR E-MAIL E DE VÍDEOS DO YOUTUBE® ATRAVÉS DO WHATSAPP® FORAM MENCIONADOS COMO PRÁTICA CORRIQUEIRA POR PROFISSIONAIS E CLIENTES. ALÉM DA TECNOLOGIA COMUNICACIONAL, FOI TAMBÉM MENCIONADA AQUELA UTILIZADA PARA MONITORAR, ACOMPANHAR E REGISTRAR INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS CLIENTES DURANTE AS PRÁTICAS EM TREINAMENTOS PRESENCIAIS (MONITORES CARDÍACOS, PEDÔMETROS ETC.). A ANÁLISE DOS DADOS SUGERIU QUE A INTRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE SITES, REDES SOCIAIS E APLICATIVOS OCORREU DE FORMA NATURAL, ASSIM COMO FOI A INTRODUÇÃO SOCIAL DESTES. A ESCOLHA DAS FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS CITADAS, PARA ALÉM DE SUA EVIDENTE EFICÁCIA, SE BASEOU TAMBÉM NO CUSTO E DISPONIBILIDADE DE ACESSO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PLATAFORMAS PARA UMA DIVERSIDADE DE USUÁRIOS. TAL AFIRMAÇÃO SE REFORÇA PELA AINDA REDUZIDA UTILIZAÇÃO DE SITES E APLICAÇÕES CONSTRUÍDAS ESPECIFICAMENTE PARA AS EMPRESAS E PARA A UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DO TREINAMENTO FÍSICO-ESPORTIVO. A TECNOLOGIA CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DESTA ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AS QUAIS NECESSITAM SER MAIS ESTUDADAS E MELHOR ADEQUADAS À REALIDADE UMA DA OUTRA. FATO QUE PROVAVELMENTE TEM OCORRIDO, POIS AMBAS SÃO EMERGENTES E DEMONSTRAM ESTAR EM EXPANSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.