Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PEDAGOGIA DO ESPORTE: METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO DAS MODALIDADES FUTSAL E BASQUETEBOL NO PROJETO ESPORTE PARA APRENDER NA CIDADE DE MANDURI - SP

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DO ESPORTE, APRENDIZAGEM LÚDICA, FUTSAL, BASQUETE, BASQUETE Painel/Pôster AT 07: Gestão da educação física e esporte
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52926
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => """
      PEDAGOGIA DO ESPORTE: METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO DAS MODALIDADES FUTSAL E BASQUETEBOL\r\n
      NO PROJETO ESPORTE PARA APRENDER NA CIDADE DE MANDURI - SP
      """
    "resumo" => """
      A pedagogia do esporte É uma ciÊncia que estuda e aplica diversas possibilidades dentro da\r\n
      interaÇÃo do esporte com o praticante, envolvendo-se de modo facilitador e ao mesmo tempo\r\n
      desafiador, sendo um instrumento que aguÇa a aprendizagem atravÉs das necessidades prÓprias e\r\n
      provocadoras da modalidade que se estÁ À praticar, buscando sempre respeitar as caracterÍsticas de\r\n
      cada aluno, proporcionando aulas lÚdicas, descontraÍdas e prazerosas, deixando de lado a ideia de\r\n
      performance e resultados a curto prazo. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiÊncia da\r\n
      utilizaÇÃo da pedagogia do esporte como metodologia para a iniciaÇÃo nas modalidades futsal e\r\n
      basquetebol em um projeto social. Este estudo trata-se de um relato de experiÊncia expondo a\r\n
      capacidade de utilizar a metodologia da pedagogia do esporte como ferramenta para a construÇÃo de\r\n
      saberes relacionados a iniciaÇÃo de alunos nas modalidades futsal e basquetebol no Projeto Esporte\r\n
      Para Aprender na cidade de Manduri – SP. O projeto buscou levar a oportunidade aos alunos da\r\n
      rede municipal de ensino a vivenciarem as modalidades atravÉs dos valores Éticos e morais, aliados\r\n
      ao sentimento de cooperaÇÃo e amizade proposto pelo esporte coletivo, ressaltando caracterÍsticas\r\n
      como respeito e responsabilidade, consciÊncia participativa e cooperativa desenvolvendo a\r\n
      caracterÍstica do jogar pela diversÃo, deixando de lado a cobranÇa por resultado a qualquer custo no\r\n
      que se refere a competiÇÃo desportiva, tornando obrigatÓrio que a crianÇa obtenha o melhor\r\n
      resultado em competiÇÕes, acarretando em circunstÂncia de que nÃo haveria necessidade da\r\n
      competitividade exagerada em ocasiÕes sem necessidade, pois desenvolvem a falsa ilusÃo de que\r\n
      derrota É sinÔnimo de fracasso e vitÓria É sinÔnimo de sucesso, que em diversas vezes sÃo impostas\r\n
      precocemente em crianÇas e adolescentes, deixando de lado a satisfaÇÃo de participar de uma\r\n
      modalidade esportiva, que deve ser um processo de aprendizagem continua, tornando mais\r\n
      satisfatÓrio participar de jogos e brincadeiras relacionados as modalidades. O relato nos mostra que\r\n
      a pedagogia do esporte É um mecanismo positivo no caminho de se alcanÇar os objetivos do projeto,\r\n
      pois nas avaliaÇÕes por meio de observaÇÕes extraÍdas nas aulas constatou-se uma clara evoluÇÃo na\r\n
      participaÇÃo dos alunos e alunas nas atividades do projeto e escolares, preparando-as para diferentes\r\n
      desafios do jogo, reafirmando a cooperaÇÃo, participaÇÃo, vivÊncia de equipe e valores que devem\r\n
      estar presentes na sociedade.
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE, APRENDIZAGEM LÚDICA, FUTSAL, BASQUETE, BASQUETE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA7_ID233_14042019222401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUÉIAS RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MIQUÉIAS SOUZA"
    "autor_email" => "dozemiqueias@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52926
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => """
      PEDAGOGIA DO ESPORTE: METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO DAS MODALIDADES FUTSAL E BASQUETEBOL\r\n
      NO PROJETO ESPORTE PARA APRENDER NA CIDADE DE MANDURI - SP
      """
    "resumo" => """
      A pedagogia do esporte É uma ciÊncia que estuda e aplica diversas possibilidades dentro da\r\n
      interaÇÃo do esporte com o praticante, envolvendo-se de modo facilitador e ao mesmo tempo\r\n
      desafiador, sendo um instrumento que aguÇa a aprendizagem atravÉs das necessidades prÓprias e\r\n
      provocadoras da modalidade que se estÁ À praticar, buscando sempre respeitar as caracterÍsticas de\r\n
      cada aluno, proporcionando aulas lÚdicas, descontraÍdas e prazerosas, deixando de lado a ideia de\r\n
      performance e resultados a curto prazo. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiÊncia da\r\n
      utilizaÇÃo da pedagogia do esporte como metodologia para a iniciaÇÃo nas modalidades futsal e\r\n
      basquetebol em um projeto social. Este estudo trata-se de um relato de experiÊncia expondo a\r\n
      capacidade de utilizar a metodologia da pedagogia do esporte como ferramenta para a construÇÃo de\r\n
      saberes relacionados a iniciaÇÃo de alunos nas modalidades futsal e basquetebol no Projeto Esporte\r\n
      Para Aprender na cidade de Manduri – SP. O projeto buscou levar a oportunidade aos alunos da\r\n
      rede municipal de ensino a vivenciarem as modalidades atravÉs dos valores Éticos e morais, aliados\r\n
      ao sentimento de cooperaÇÃo e amizade proposto pelo esporte coletivo, ressaltando caracterÍsticas\r\n
      como respeito e responsabilidade, consciÊncia participativa e cooperativa desenvolvendo a\r\n
      caracterÍstica do jogar pela diversÃo, deixando de lado a cobranÇa por resultado a qualquer custo no\r\n
      que se refere a competiÇÃo desportiva, tornando obrigatÓrio que a crianÇa obtenha o melhor\r\n
      resultado em competiÇÕes, acarretando em circunstÂncia de que nÃo haveria necessidade da\r\n
      competitividade exagerada em ocasiÕes sem necessidade, pois desenvolvem a falsa ilusÃo de que\r\n
      derrota É sinÔnimo de fracasso e vitÓria É sinÔnimo de sucesso, que em diversas vezes sÃo impostas\r\n
      precocemente em crianÇas e adolescentes, deixando de lado a satisfaÇÃo de participar de uma\r\n
      modalidade esportiva, que deve ser um processo de aprendizagem continua, tornando mais\r\n
      satisfatÓrio participar de jogos e brincadeiras relacionados as modalidades. O relato nos mostra que\r\n
      a pedagogia do esporte É um mecanismo positivo no caminho de se alcanÇar os objetivos do projeto,\r\n
      pois nas avaliaÇÕes por meio de observaÇÕes extraÍdas nas aulas constatou-se uma clara evoluÇÃo na\r\n
      participaÇÃo dos alunos e alunas nas atividades do projeto e escolares, preparando-as para diferentes\r\n
      desafios do jogo, reafirmando a cooperaÇÃo, participaÇÃo, vivÊncia de equipe e valores que devem\r\n
      estar presentes na sociedade.
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE, APRENDIZAGEM LÚDICA, FUTSAL, BASQUETE, BASQUETE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA7_ID233_14042019222401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUÉIAS RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MIQUÉIAS SOUZA"
    "autor_email" => "dozemiqueias@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A pedagogia do esporte É uma ciÊncia que estuda e aplica diversas possibilidades dentro da interaÇÃo do esporte com o praticante, envolvendo-se de modo facilitador e ao mesmo tempo desafiador, sendo um instrumento que aguÇa a aprendizagem atravÉs das necessidades prÓprias e provocadoras da modalidade que se estÁ À praticar, buscando sempre respeitar as caracterÍsticas de cada aluno, proporcionando aulas lÚdicas, descontraÍdas e prazerosas, deixando de lado a ideia de performance e resultados a curto prazo. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiÊncia da utilizaÇÃo da pedagogia do esporte como metodologia para a iniciaÇÃo nas modalidades futsal e basquetebol em um projeto social. Este estudo trata-se de um relato de experiÊncia expondo a capacidade de utilizar a metodologia da pedagogia do esporte como ferramenta para a construÇÃo de saberes relacionados a iniciaÇÃo de alunos nas modalidades futsal e basquetebol no Projeto Esporte Para Aprender na cidade de Manduri – SP. O projeto buscou levar a oportunidade aos alunos da rede municipal de ensino a vivenciarem as modalidades atravÉs dos valores Éticos e morais, aliados ao sentimento de cooperaÇÃo e amizade proposto pelo esporte coletivo, ressaltando caracterÍsticas como respeito e responsabilidade, consciÊncia participativa e cooperativa desenvolvendo a caracterÍstica do jogar pela diversÃo, deixando de lado a cobranÇa por resultado a qualquer custo no que se refere a competiÇÃo desportiva, tornando obrigatÓrio que a crianÇa obtenha o melhor resultado em competiÇÕes, acarretando em circunstÂncia de que nÃo haveria necessidade da competitividade exagerada em ocasiÕes sem necessidade, pois desenvolvem a falsa ilusÃo de que derrota É sinÔnimo de fracasso e vitÓria É sinÔnimo de sucesso, que em diversas vezes sÃo impostas precocemente em crianÇas e adolescentes, deixando de lado a satisfaÇÃo de participar de uma modalidade esportiva, que deve ser um processo de aprendizagem continua, tornando mais satisfatÓrio participar de jogos e brincadeiras relacionados as modalidades. O relato nos mostra que a pedagogia do esporte É um mecanismo positivo no caminho de se alcanÇar os objetivos do projeto, pois nas avaliaÇÕes por meio de observaÇÕes extraÍdas nas aulas constatou-se uma clara evoluÇÃo na participaÇÃo dos alunos e alunas nas atividades do projeto e escolares, preparando-as para diferentes desafios do jogo, reafirmando a cooperaÇÃo, participaÇÃo, vivÊncia de equipe e valores que devem estar presentes na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.