Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EXPRESSÃO CORPORAL, EXPRESSÃO CORPORAL, BENEFÍCIOS DA DANÇA, BENEFÍCIOS DA DANÇA Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52910
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 306
    "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "resumo" => "A autoconfianÇa, a cooperatividade, a consciÊncia do corpo e o autoconhecimento sÃo alguns benefÍcios proporcionados pelo conteÚdo de danÇa no contexto escolar. A danÇa É considerada como um conteÚdo essencial e obrigatÓrio a ser trabalhado nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, respaldada e apresentada pelos ParÂmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um dos blocos de conteÚdos – Atividades rÍtmicas e expressivas. No entanto, a danÇa É vista apenas como uma atividade extracurricular na maioria das escolas, sendo associada apenas a eventos festivos e datas comemorativas. O objetivo deste trabalho foi de explicitar a importÂncia e os benefÍcios da danÇa no contexto escolar, como elemento motivador para o desenvolvimento da cultura corporal do movimento dos alunos, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID) e alunos do estÁgio supervisionado da UFRRJ, sob a orientaÇÃo da professora-supervisora, nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, em uma escola pÚblica de Ensino MÉdio regular noturno da SEEDUC-RJ. Os bolsistas conduziram a aula prÁtica, ensinando aos alunos passos simples de danÇa em dois estilos musicais: internacional (Tango, Raggaeton e Hip-hop) e nacional (ForrÓ, AxÉ e Samba). Nas aulas pudemos observar que os alunos, quando expostos Às atividades que fogem do padrÃo esportivo, se sentem mais motivados a participarem das aulas. Nesse sentido, percebeu-se que os alunos se envolveram nas atividades realizando-as motivados e engajados. Os benefÍcios percebidos pelos bolsistas, a partir das atividades propostas, partiram da observaÇÃo na qual os alunos se sentiram capazes de realizar a prÁtica e interagiram entre si nas danÇas em dupla independente das caracterÍsticas individuas e/ou fÍsicas. Tendo em vista contribuiÇÕes percebidas, conclui-se que hÁ grande importÂncia em realizar atividades fÍsicas diferenciadas, pois motivam os alunos de modo a tornarem-se mais interessados, e a fazerem a aula por motivaÇÃo interna. Ao integrar a danÇa nas aulas bimestrais, a professora-supervisora e os licenciandos – bolsistas PIBID e estagiÁrios conseguiram perceber que os alunos interagem com ela de forma positiva, compreendendo a danÇa como conteÚdo curricular e nÃo como um momento de lazer. Nesse sentido É importante que o professor repense sua prÁtica pedagÓgica para nÃo introduzir a danÇa apenas em datas comemorativas, mas sim explorando todo seu potencial de expressÃo do corpo atravÉs da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, a participaÇÃo dos professores estagiÁrios nas aulas de danÇa estimularam os alunos a perderem a vergonha e participarem da prÁtica corporal, possibilitando a troca experiÊncias entre os pares e permitindo que os professores em formaÇÃo pudessem adquirir experiÊncias para a futura atuaÇÃo profissional. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EXPRESSÃO CORPORAL, EXPRESSÃO CORPORAL, BENEFÍCIOS DA DANÇA, BENEFÍCIOS DA DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID306_15042019190140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO"
    "autor_email" => "carloseduardo_ceag@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52910
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 131
    "inscrito_id" => 306
    "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "resumo" => "A autoconfianÇa, a cooperatividade, a consciÊncia do corpo e o autoconhecimento sÃo alguns benefÍcios proporcionados pelo conteÚdo de danÇa no contexto escolar. A danÇa É considerada como um conteÚdo essencial e obrigatÓrio a ser trabalhado nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, respaldada e apresentada pelos ParÂmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um dos blocos de conteÚdos – Atividades rÍtmicas e expressivas. No entanto, a danÇa É vista apenas como uma atividade extracurricular na maioria das escolas, sendo associada apenas a eventos festivos e datas comemorativas. O objetivo deste trabalho foi de explicitar a importÂncia e os benefÍcios da danÇa no contexto escolar, como elemento motivador para o desenvolvimento da cultura corporal do movimento dos alunos, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID) e alunos do estÁgio supervisionado da UFRRJ, sob a orientaÇÃo da professora-supervisora, nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, em uma escola pÚblica de Ensino MÉdio regular noturno da SEEDUC-RJ. Os bolsistas conduziram a aula prÁtica, ensinando aos alunos passos simples de danÇa em dois estilos musicais: internacional (Tango, Raggaeton e Hip-hop) e nacional (ForrÓ, AxÉ e Samba). Nas aulas pudemos observar que os alunos, quando expostos Às atividades que fogem do padrÃo esportivo, se sentem mais motivados a participarem das aulas. Nesse sentido, percebeu-se que os alunos se envolveram nas atividades realizando-as motivados e engajados. Os benefÍcios percebidos pelos bolsistas, a partir das atividades propostas, partiram da observaÇÃo na qual os alunos se sentiram capazes de realizar a prÁtica e interagiram entre si nas danÇas em dupla independente das caracterÍsticas individuas e/ou fÍsicas. Tendo em vista contribuiÇÕes percebidas, conclui-se que hÁ grande importÂncia em realizar atividades fÍsicas diferenciadas, pois motivam os alunos de modo a tornarem-se mais interessados, e a fazerem a aula por motivaÇÃo interna. Ao integrar a danÇa nas aulas bimestrais, a professora-supervisora e os licenciandos – bolsistas PIBID e estagiÁrios conseguiram perceber que os alunos interagem com ela de forma positiva, compreendendo a danÇa como conteÚdo curricular e nÃo como um momento de lazer. Nesse sentido É importante que o professor repense sua prÁtica pedagÓgica para nÃo introduzir a danÇa apenas em datas comemorativas, mas sim explorando todo seu potencial de expressÃo do corpo atravÉs da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, a participaÇÃo dos professores estagiÁrios nas aulas de danÇa estimularam os alunos a perderem a vergonha e participarem da prÁtica corporal, possibilitando a troca experiÊncias entre os pares e permitindo que os professores em formaÇÃo pudessem adquirir experiÊncias para a futura atuaÇÃo profissional. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EXPRESSÃO CORPORAL, EXPRESSÃO CORPORAL, BENEFÍCIOS DA DANÇA, BENEFÍCIOS DA DANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID306_15042019190140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO"
    "autor_email" => "carloseduardo_ceag@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A autoconfianÇa, a cooperatividade, a consciÊncia do corpo e o autoconhecimento sÃo alguns benefÍcios proporcionados pelo conteÚdo de danÇa no contexto escolar. A danÇa É considerada como um conteÚdo essencial e obrigatÓrio a ser trabalhado nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, respaldada e apresentada pelos ParÂmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um dos blocos de conteÚdos – Atividades rÍtmicas e expressivas. No entanto, a danÇa É vista apenas como uma atividade extracurricular na maioria das escolas, sendo associada apenas a eventos festivos e datas comemorativas. O objetivo deste trabalho foi de explicitar a importÂncia e os benefÍcios da danÇa no contexto escolar, como elemento motivador para o desenvolvimento da cultura corporal do movimento dos alunos, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID) e alunos do estÁgio supervisionado da UFRRJ, sob a orientaÇÃo da professora-supervisora, nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, em uma escola pÚblica de Ensino MÉdio regular noturno da SEEDUC-RJ. Os bolsistas conduziram a aula prÁtica, ensinando aos alunos passos simples de danÇa em dois estilos musicais: internacional (Tango, Raggaeton e Hip-hop) e nacional (ForrÓ, AxÉ e Samba). Nas aulas pudemos observar que os alunos, quando expostos Às atividades que fogem do padrÃo esportivo, se sentem mais motivados a participarem das aulas. Nesse sentido, percebeu-se que os alunos se envolveram nas atividades realizando-as motivados e engajados. Os benefÍcios percebidos pelos bolsistas, a partir das atividades propostas, partiram da observaÇÃo na qual os alunos se sentiram capazes de realizar a prÁtica e interagiram entre si nas danÇas em dupla independente das caracterÍsticas individuas e/ou fÍsicas. Tendo em vista contribuiÇÕes percebidas, conclui-se que hÁ grande importÂncia em realizar atividades fÍsicas diferenciadas, pois motivam os alunos de modo a tornarem-se mais interessados, e a fazerem a aula por motivaÇÃo interna. Ao integrar a danÇa nas aulas bimestrais, a professora-supervisora e os licenciandos – bolsistas PIBID e estagiÁrios conseguiram perceber que os alunos interagem com ela de forma positiva, compreendendo a danÇa como conteÚdo curricular e nÃo como um momento de lazer. Nesse sentido É importante que o professor repense sua prÁtica pedagÓgica para nÃo introduzir a danÇa apenas em datas comemorativas, mas sim explorando todo seu potencial de expressÃo do corpo atravÉs da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, a participaÇÃo dos professores estagiÁrios nas aulas de danÇa estimularam os alunos a perderem a vergonha e participarem da prÁtica corporal, possibilitando a troca experiÊncias entre os pares e permitindo que os professores em formaÇÃo pudessem adquirir experiÊncias para a futura atuaÇÃo profissional. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.