Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

EXPERIMENTANDO OS ESPORTES DE REBATIDA COMO FORMA DE DIVERSIFICAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: ESPORTES DE REBATIDA, DIVERSIFICAÇÃO, JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS. Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52859
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 240
    "titulo" => "EXPERIMENTANDO OS ESPORTES DE REBATIDA COMO FORMA DE DIVERSIFICAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Com o advento das OlimpÍadas Rio 2016, o Programa Transforma ofereceu uma sÉrie de capacitaÇÕes esportivas durante o ano de 2015 e 2016. Em uma de suas aulas foi apresentada uma nova forma de classificaÇÃo baseada nos autores CastejÓn e Devis que buscaram agrupar as modalidades por similaridade de movimentos, aÇÕes e/ou local de execuÇÃo. Dentre elas, as que mais nos chamaram atenÇÃo pela facilidade de aplicaÇÃo foram os esportes de rebatida. Foram selecionadas as turmas de 3º e 4º ano para participar desse primeiro momento de experimentaÇÃo na Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque, que estava “abrigada” no Ciep Rubens Paiva, ambos localizados em Curicica. O principal objetivo deste projeto foi diversificar o trabalho, apresentando uma grande quantidade de movimentos e esportes novos aproveitando a motivaÇÃo dos alunos devido aos jogos olÍmpicos e paraolÍmpicos. A metodologia foi apresentada em quatro tipos de aulas: construÇÃo de equipamentos adaptados a partir de materiais reutilizados, expositivas, prÁticas em forma de circuito e prÁticas em forma de jogos. Os alunos participaram ativamente da construÇÃo de alguns equipamentos utilizados nas aulas como, por exemplo, os copinhos feitos de garrafa pet e as raquetes confeccionadas de cabide e meia fina ou papelÃo. Nas aulas expositivas, os alunos entravam em contato com as particularidades de cada esporte, material utilizado, regras bÁsicas de cada um e apresentaram trabalhos em grupos. Nas aulas prÁticas em forma de circuito, a turma era dividida em grupos e cada grupo passava por seis a oito estaÇÕes contendo movimentos simples de cada esporte; tambÉm foram utilizados jogos como dominÓ, jogo da memÓria, cruzadinha e criptograma, relacionados ao tema. Nas aulas prÁticas em forma de jogos, elegia-se um Único esporte e eram trabalhadas as regras mais simples ou adaptadas do mesmo, ou entÃo a turma toda trabalhava com um Único material na experimentaÇÃo como, por exemplo, bolinhas de tÊnis ou copinhos citados acima. Acreditamos que o trabalho tenha sido muito proveitoso, pois todos os alunos participavam com muito interesse, mesmo aqueles que nÃo tinham muita habilidade, pois tudo era feito de forma lÚdica sem cobranÇa de desempenho. O fato mais gratificante das aulas foi ver as crianÇas praticando movimentos de mais de dez esportes diferentes como golfe e hÓquei sobre a grama, sem o qual eles nunca teriam contato fora da escola e se divertindo bastante. A partir dessa primeira experiÊncia esse trabalho passou a fazer parte do planejamento anual da escola."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "ESPORTES DE REBATIDA, DIVERSIFICAÇÃO, JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID240_14042019164443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA GONÇALVES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLAUDIA CUNHA"
    "autor_email" => "anaclaudiagcunha1974@gmai"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL LINCOLN BICALHO ROQUE E COLEGIO CRUZEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52859
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 240
    "titulo" => "EXPERIMENTANDO OS ESPORTES DE REBATIDA COMO FORMA DE DIVERSIFICAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Com o advento das OlimpÍadas Rio 2016, o Programa Transforma ofereceu uma sÉrie de capacitaÇÕes esportivas durante o ano de 2015 e 2016. Em uma de suas aulas foi apresentada uma nova forma de classificaÇÃo baseada nos autores CastejÓn e Devis que buscaram agrupar as modalidades por similaridade de movimentos, aÇÕes e/ou local de execuÇÃo. Dentre elas, as que mais nos chamaram atenÇÃo pela facilidade de aplicaÇÃo foram os esportes de rebatida. Foram selecionadas as turmas de 3º e 4º ano para participar desse primeiro momento de experimentaÇÃo na Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque, que estava “abrigada” no Ciep Rubens Paiva, ambos localizados em Curicica. O principal objetivo deste projeto foi diversificar o trabalho, apresentando uma grande quantidade de movimentos e esportes novos aproveitando a motivaÇÃo dos alunos devido aos jogos olÍmpicos e paraolÍmpicos. A metodologia foi apresentada em quatro tipos de aulas: construÇÃo de equipamentos adaptados a partir de materiais reutilizados, expositivas, prÁticas em forma de circuito e prÁticas em forma de jogos. Os alunos participaram ativamente da construÇÃo de alguns equipamentos utilizados nas aulas como, por exemplo, os copinhos feitos de garrafa pet e as raquetes confeccionadas de cabide e meia fina ou papelÃo. Nas aulas expositivas, os alunos entravam em contato com as particularidades de cada esporte, material utilizado, regras bÁsicas de cada um e apresentaram trabalhos em grupos. Nas aulas prÁticas em forma de circuito, a turma era dividida em grupos e cada grupo passava por seis a oito estaÇÕes contendo movimentos simples de cada esporte; tambÉm foram utilizados jogos como dominÓ, jogo da memÓria, cruzadinha e criptograma, relacionados ao tema. Nas aulas prÁticas em forma de jogos, elegia-se um Único esporte e eram trabalhadas as regras mais simples ou adaptadas do mesmo, ou entÃo a turma toda trabalhava com um Único material na experimentaÇÃo como, por exemplo, bolinhas de tÊnis ou copinhos citados acima. Acreditamos que o trabalho tenha sido muito proveitoso, pois todos os alunos participavam com muito interesse, mesmo aqueles que nÃo tinham muita habilidade, pois tudo era feito de forma lÚdica sem cobranÇa de desempenho. O fato mais gratificante das aulas foi ver as crianÇas praticando movimentos de mais de dez esportes diferentes como golfe e hÓquei sobre a grama, sem o qual eles nunca teriam contato fora da escola e se divertindo bastante. A partir dessa primeira experiÊncia esse trabalho passou a fazer parte do planejamento anual da escola."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "ESPORTES DE REBATIDA, DIVERSIFICAÇÃO, JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID240_14042019164443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA GONÇALVES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLAUDIA CUNHA"
    "autor_email" => "anaclaudiagcunha1974@gmai"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL LINCOLN BICALHO ROQUE E COLEGIO CRUZEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

Com o advento das OlimpÍadas Rio 2016, o Programa Transforma ofereceu uma sÉrie de capacitaÇÕes esportivas durante o ano de 2015 e 2016. Em uma de suas aulas foi apresentada uma nova forma de classificaÇÃo baseada nos autores CastejÓn e Devis que buscaram agrupar as modalidades por similaridade de movimentos, aÇÕes e/ou local de execuÇÃo. Dentre elas, as que mais nos chamaram atenÇÃo pela facilidade de aplicaÇÃo foram os esportes de rebatida. Foram selecionadas as turmas de 3º e 4º ano para participar desse primeiro momento de experimentaÇÃo na Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque, que estava “abrigada” no Ciep Rubens Paiva, ambos localizados em Curicica. O principal objetivo deste projeto foi diversificar o trabalho, apresentando uma grande quantidade de movimentos e esportes novos aproveitando a motivaÇÃo dos alunos devido aos jogos olÍmpicos e paraolÍmpicos. A metodologia foi apresentada em quatro tipos de aulas: construÇÃo de equipamentos adaptados a partir de materiais reutilizados, expositivas, prÁticas em forma de circuito e prÁticas em forma de jogos. Os alunos participaram ativamente da construÇÃo de alguns equipamentos utilizados nas aulas como, por exemplo, os copinhos feitos de garrafa pet e as raquetes confeccionadas de cabide e meia fina ou papelÃo. Nas aulas expositivas, os alunos entravam em contato com as particularidades de cada esporte, material utilizado, regras bÁsicas de cada um e apresentaram trabalhos em grupos. Nas aulas prÁticas em forma de circuito, a turma era dividida em grupos e cada grupo passava por seis a oito estaÇÕes contendo movimentos simples de cada esporte; tambÉm foram utilizados jogos como dominÓ, jogo da memÓria, cruzadinha e criptograma, relacionados ao tema. Nas aulas prÁticas em forma de jogos, elegia-se um Único esporte e eram trabalhadas as regras mais simples ou adaptadas do mesmo, ou entÃo a turma toda trabalhava com um Único material na experimentaÇÃo como, por exemplo, bolinhas de tÊnis ou copinhos citados acima. Acreditamos que o trabalho tenha sido muito proveitoso, pois todos os alunos participavam com muito interesse, mesmo aqueles que nÃo tinham muita habilidade, pois tudo era feito de forma lÚdica sem cobranÇa de desempenho. O fato mais gratificante das aulas foi ver as crianÇas praticando movimentos de mais de dez esportes diferentes como golfe e hÓquei sobre a grama, sem o qual eles nunca teriam contato fora da escola e se divertindo bastante. A partir dessa primeira experiÊncia esse trabalho passou a fazer parte do planejamento anual da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.