Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

DANÇA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Palavra-chaves: DANÇA FOLCLÓRICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MULTICULTURALIDADE, MULTICULTURALIDADE Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52806
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 469
    "titulo" => "DANÇA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => """
      A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA HUMANA. A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA COLABORA PARA UM MAIOR\r\n
      CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, RESPEITANDO NOSSOS LIMITES, TRANSMITINDO SENSAÇÕES E SENTIMENTOS,\r\n
      CONTRIBUINDO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS, CONHECIMENTO HISTÓRICO,\r\n
      AUTONOMIA DOS ALUNOS E DESENVOLTURA QUANTO À VONTADE E NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR. A DIVERSIDADE\r\n
      E O RESPEITO À MULTICULTURALIDADE É FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, AO\r\n
      CONTEXTUALIZARMOS A DANÇA E O FOLCLORE, ACREDITAMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. DIANTE DISSO,\r\n
      APRESENTAMOS COMO PROBLEMA DE PESQUISA O SEGUINTE: QUAIS OS DESAFIOS DA DIFUSÃO DA CULTURA\r\n
      FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PARA TANTO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVOS: ANALISAR O\r\n
      CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REFLETIR SOBRE O PAPEL DO FOLCLORE NO CURRÍCULO ESCOLAR.\r\n
      APRESENTAR ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO SOBRE O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O TRABALHO SE\r\n
      DEU POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ANALISADA QUALITATIVAMENTE EM MATERIAIS SELECIONADOS A PARTIR\r\n
      DE TERMOS COMO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CURRÍCULO, FOLCLORE E DANÇA. NO BRASIL, MESMO COM\r\n
      RIQUÍSSIMA CULTURA FOLCLÓRICA, ESTE É UM ASSUNTO POUCO EXPLORADO NO PROCESSO EDUCACIONAL,\r\n
      PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. CADA CULTURA É DETERMINADA PELOS COSTUMES HÁBITOS E TRADIÇÕES\r\n
      CRIADAS POR UM POVO PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (PEREIRA, 2009). “CULTURA SE REFERE À\r\n
      DIMENSÃO SIMBÓLICA PRESENTE NOS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR UM DETERMINADO GRUPO”\r\n
      (SBORQUIA E NEIRA, 2008, P. 81). “A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS FORMAÇÕES\r\n
      CULTURAIS, DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE” (ZANIN, 2004, P. 57). A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM,\r\n
      ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS, A DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL DO BRASIL PREVISTO NOS PARÂMETROS\r\n
      CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE\r\n
      PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE),\r\n
      CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ). O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA\r\n
      DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL. A INCLUSÃO\r\n
      E O FOMENTO ÀS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NAS ESCOLAS INCENTIVAM CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO E A\r\n
      CULTURA, CARACTERIZADOS COMO PILARES E PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO (NETO E\r\n
      TONELLO, 2008). FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSIM COMO A DANÇA, É UM\r\n
      CONTEÚDO PREVISTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. A DIFUSÃO DESSE CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O\r\n
      DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DOS NOSSOS ALUNOS, PORÉM AINDA TEM UM PERCURSO BASTANTE\r\n
      DIFÍCIL, POIS ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA DIANTE DA HEGEMONIA DO ESPORTE, DA FALTA DE CONHECIMENTO DOS\r\n
      PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "DANÇA FOLCLÓRICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MULTICULTURALIDADE, MULTICULTURALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID469_26042019202341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE GABRIELLE DE OLIVEIRA FARIAS "
    "autor_nome_curto" => "ALICE "
    "autor_email" => "lili_gaby.oliver@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52806
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 469
    "titulo" => "DANÇA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => """
      A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA HUMANA. A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA COLABORA PARA UM MAIOR\r\n
      CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, RESPEITANDO NOSSOS LIMITES, TRANSMITINDO SENSAÇÕES E SENTIMENTOS,\r\n
      CONTRIBUINDO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS, CONHECIMENTO HISTÓRICO,\r\n
      AUTONOMIA DOS ALUNOS E DESENVOLTURA QUANTO À VONTADE E NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR. A DIVERSIDADE\r\n
      E O RESPEITO À MULTICULTURALIDADE É FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, AO\r\n
      CONTEXTUALIZARMOS A DANÇA E O FOLCLORE, ACREDITAMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. DIANTE DISSO,\r\n
      APRESENTAMOS COMO PROBLEMA DE PESQUISA O SEGUINTE: QUAIS OS DESAFIOS DA DIFUSÃO DA CULTURA\r\n
      FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PARA TANTO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVOS: ANALISAR O\r\n
      CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REFLETIR SOBRE O PAPEL DO FOLCLORE NO CURRÍCULO ESCOLAR.\r\n
      APRESENTAR ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO SOBRE O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O TRABALHO SE\r\n
      DEU POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ANALISADA QUALITATIVAMENTE EM MATERIAIS SELECIONADOS A PARTIR\r\n
      DE TERMOS COMO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CURRÍCULO, FOLCLORE E DANÇA. NO BRASIL, MESMO COM\r\n
      RIQUÍSSIMA CULTURA FOLCLÓRICA, ESTE É UM ASSUNTO POUCO EXPLORADO NO PROCESSO EDUCACIONAL,\r\n
      PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. CADA CULTURA É DETERMINADA PELOS COSTUMES HÁBITOS E TRADIÇÕES\r\n
      CRIADAS POR UM POVO PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (PEREIRA, 2009). “CULTURA SE REFERE À\r\n
      DIMENSÃO SIMBÓLICA PRESENTE NOS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR UM DETERMINADO GRUPO”\r\n
      (SBORQUIA E NEIRA, 2008, P. 81). “A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS FORMAÇÕES\r\n
      CULTURAIS, DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE” (ZANIN, 2004, P. 57). A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM,\r\n
      ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS, A DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL DO BRASIL PREVISTO NOS PARÂMETROS\r\n
      CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE\r\n
      PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE),\r\n
      CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ). O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA\r\n
      DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL. A INCLUSÃO\r\n
      E O FOMENTO ÀS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NAS ESCOLAS INCENTIVAM CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO E A\r\n
      CULTURA, CARACTERIZADOS COMO PILARES E PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO (NETO E\r\n
      TONELLO, 2008). FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSIM COMO A DANÇA, É UM\r\n
      CONTEÚDO PREVISTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. A DIFUSÃO DESSE CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O\r\n
      DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DOS NOSSOS ALUNOS, PORÉM AINDA TEM UM PERCURSO BASTANTE\r\n
      DIFÍCIL, POIS ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA DIANTE DA HEGEMONIA DO ESPORTE, DA FALTA DE CONHECIMENTO DOS\r\n
      PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS.
      """
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "DANÇA FOLCLÓRICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MULTICULTURALIDADE, MULTICULTURALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID469_26042019202341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE GABRIELLE DE OLIVEIRA FARIAS "
    "autor_nome_curto" => "ALICE "
    "autor_email" => "lili_gaby.oliver@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA HUMANA. A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA COLABORA PARA UM MAIOR CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, RESPEITANDO NOSSOS LIMITES, TRANSMITINDO SENSAÇÕES E SENTIMENTOS, CONTRIBUINDO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS, CONHECIMENTO HISTÓRICO, AUTONOMIA DOS ALUNOS E DESENVOLTURA QUANTO À VONTADE E NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR. A DIVERSIDADE E O RESPEITO À MULTICULTURALIDADE É FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, AO CONTEXTUALIZARMOS A DANÇA E O FOLCLORE, ACREDITAMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. DIANTE DISSO, APRESENTAMOS COMO PROBLEMA DE PESQUISA O SEGUINTE: QUAIS OS DESAFIOS DA DIFUSÃO DA CULTURA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PARA TANTO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVOS: ANALISAR O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REFLETIR SOBRE O PAPEL DO FOLCLORE NO CURRÍCULO ESCOLAR. APRESENTAR ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO SOBRE O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O TRABALHO SE DEU POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ANALISADA QUALITATIVAMENTE EM MATERIAIS SELECIONADOS A PARTIR DE TERMOS COMO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CURRÍCULO, FOLCLORE E DANÇA. NO BRASIL, MESMO COM RIQUÍSSIMA CULTURA FOLCLÓRICA, ESTE É UM ASSUNTO POUCO EXPLORADO NO PROCESSO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. CADA CULTURA É DETERMINADA PELOS COSTUMES HÁBITOS E TRADIÇÕES CRIADAS POR UM POVO PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (PEREIRA, 2009). “CULTURA SE REFERE À DIMENSÃO SIMBÓLICA PRESENTE NOS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR UM DETERMINADO GRUPO” (SBORQUIA E NEIRA, 2008, P. 81). “A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS FORMAÇÕES CULTURAIS, DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE” (ZANIN, 2004, P. 57). A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM, ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS, A DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL DO BRASIL PREVISTO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE), CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ). O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL. A INCLUSÃO E O FOMENTO ÀS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NAS ESCOLAS INCENTIVAM CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO E A CULTURA, CARACTERIZADOS COMO PILARES E PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO (NETO E TONELLO, 2008). FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSIM COMO A DANÇA, É UM CONTEÚDO PREVISTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. A DIFUSÃO DESSE CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DOS NOSSOS ALUNOS, PORÉM AINDA TEM UM PERCURSO BASTANTE DIFÍCIL, POIS ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA DIANTE DA HEGEMONIA DO ESPORTE, DA FALTA DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Valdenira da Silva Melo

    excelente material. me ajudou muito

    14/07/2021 16:28:34
  • Valdenira da Silva Melo

    excelente trabalho. me ajudou muito. parabéns

    14/07/2021 16:27:25

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.