Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE

Palavra-chaves: PROFESSOR, DIFICULDADE, PROFISSÃO DOCENTE Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52751
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 228
    "inscrito_id" => 86
    "titulo" => "AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE É MARCADO POR MOMENTOS DE DÚVIDAS, INSTABILIDADES E INCERTEZAS, POIS AO ADENTRAR NO ÂMBITO ESCOLAR A REALIDADE ENCONTRADA É, MUITAS VEZES, DIFERENTE DAQUELA ABORDADA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL OU VIVENCIADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.  POR ISSO, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR SÃO FUNDAMENTAIS PARA ADOTAR UMA POSTURA CRÍTICA DIANTE DAS DIFICULDADES E PARA COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS. APESAR DAS DIFICULDADES DOS PROFESSORES INICIANTES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO SER PARECIDAS, EM MUITAS SITUAÇÕES, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRA PROBLEMAS MAIORES DEVIDO AO CONTEXTO EM QUE AS SUAS AULAS SÃO REALIZADAS, POIS ELAS OCORREM, PREFERENCIALMENTE, NO AMBIENTE EXTERNO E TRABALHA COM AS PRÁTICAS CORPORAIS, ASSIM, O DOCENTE NECESSITA ADAPTAR-SE ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E ÀS INSTALAÇÕES FÍSICAS, ALÉM DE CUIDAR DA INTEGRIDADE DOS ALUNOS E DA EXPOSIÇÃO CORPORAL EM QUE SÃO SUBMETIDOS. ESTE ESTUDO É DECORRENTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO “PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA” QUE TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR QUAIS DIFICULDADES OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRAM NO INÍCIO DA CARREIRA E DE QUE FORMA ELES LIDAM COM ESSES OBSTÁCULOS. O MÉTODO UTILIZADO FOI A PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA DESCRITIVA. PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES, COM NO MÁXIMO TRÊS ANOS DE ATIVIDADE DOCENTE, E QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO TRÊS PERGUNTAS FECHADAS E TRÊS ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE DIFICULDADE ENCONTRADO NO INÍCIO DA CARREIRA, A MAIORIA CLASSIFICOU COMO TENDO NÍVEL MÉDIO (N=4), APENAS 1 PROFESSOR RESPONDEU NÍVEL ALTO. E ESSAS DIFICULDADES OCORRERAM, PRINCIPALMENTE, DEVIDO A NÃO SABER LIDAR COM A INDISCIPLINA DOS ALUNOS, COM A FALTA DE MATERIAIS E COM PLANEJAMENTO DAS AULAS. PARA MINIMIZAR OU SANAR ESSAS DIFICULDADES OS PROFESSORES APRESENTARAM AS SEGUINTES SUGESTÕES: INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA, AUMENTO DE VAGAS PARA O TRABALHO, CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PARA INTEGRAR OS NOVOS PROFESSORES E MELHORIA DA QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. POR FIM, FOI QUESTIONADO SE ESSAS DIFICULDADES FIZERAM COM QUE OS PROFESSORES PENSASSEM SOBRE A DESISTÊNCIA DA PROFISSÃO, 3 DOS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUE MESMO DIANTE DOS PROBLEMAS NÃO COGITARAM ESSA HIPÓTESE E 2 JÁ PONDERARAM ABANDONAR A DOCÊNCIA. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO INICIAR A SUA CARREIRA ENFRENTAM ALGUMAS ADVERSIDADES E QUE ESSES PROFISSIONAIS BUSCAM RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSPOR ESSAS BARREIRAS SEM UM APOIO ADEQUADO E ESPECIALIZADO. ESSES TRANSTORNOS GERAM MOMENTOS DE DESÂNIMO E DESESPERO, QUE PODEM LEVÁ-LOS A NÃO PERMANÊNCIA DA PROFISSÃO, POR ISSO, É NECESSÁRIO QUE SEJAM INTENSIFICADAS AS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, DIFICULDADE, PROFISSÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID86_28042019160858.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA CRISTINA METZNER"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "acmetzner@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP - CAMPUS DE RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52751
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 228
    "inscrito_id" => 86
    "titulo" => "AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE É MARCADO POR MOMENTOS DE DÚVIDAS, INSTABILIDADES E INCERTEZAS, POIS AO ADENTRAR NO ÂMBITO ESCOLAR A REALIDADE ENCONTRADA É, MUITAS VEZES, DIFERENTE DAQUELA ABORDADA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL OU VIVENCIADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.  POR ISSO, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR SÃO FUNDAMENTAIS PARA ADOTAR UMA POSTURA CRÍTICA DIANTE DAS DIFICULDADES E PARA COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS. APESAR DAS DIFICULDADES DOS PROFESSORES INICIANTES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO SER PARECIDAS, EM MUITAS SITUAÇÕES, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRA PROBLEMAS MAIORES DEVIDO AO CONTEXTO EM QUE AS SUAS AULAS SÃO REALIZADAS, POIS ELAS OCORREM, PREFERENCIALMENTE, NO AMBIENTE EXTERNO E TRABALHA COM AS PRÁTICAS CORPORAIS, ASSIM, O DOCENTE NECESSITA ADAPTAR-SE ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E ÀS INSTALAÇÕES FÍSICAS, ALÉM DE CUIDAR DA INTEGRIDADE DOS ALUNOS E DA EXPOSIÇÃO CORPORAL EM QUE SÃO SUBMETIDOS. ESTE ESTUDO É DECORRENTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO “PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA” QUE TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR QUAIS DIFICULDADES OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRAM NO INÍCIO DA CARREIRA E DE QUE FORMA ELES LIDAM COM ESSES OBSTÁCULOS. O MÉTODO UTILIZADO FOI A PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA DESCRITIVA. PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES, COM NO MÁXIMO TRÊS ANOS DE ATIVIDADE DOCENTE, E QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO TRÊS PERGUNTAS FECHADAS E TRÊS ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE DIFICULDADE ENCONTRADO NO INÍCIO DA CARREIRA, A MAIORIA CLASSIFICOU COMO TENDO NÍVEL MÉDIO (N=4), APENAS 1 PROFESSOR RESPONDEU NÍVEL ALTO. E ESSAS DIFICULDADES OCORRERAM, PRINCIPALMENTE, DEVIDO A NÃO SABER LIDAR COM A INDISCIPLINA DOS ALUNOS, COM A FALTA DE MATERIAIS E COM PLANEJAMENTO DAS AULAS. PARA MINIMIZAR OU SANAR ESSAS DIFICULDADES OS PROFESSORES APRESENTARAM AS SEGUINTES SUGESTÕES: INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA, AUMENTO DE VAGAS PARA O TRABALHO, CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PARA INTEGRAR OS NOVOS PROFESSORES E MELHORIA DA QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. POR FIM, FOI QUESTIONADO SE ESSAS DIFICULDADES FIZERAM COM QUE OS PROFESSORES PENSASSEM SOBRE A DESISTÊNCIA DA PROFISSÃO, 3 DOS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUE MESMO DIANTE DOS PROBLEMAS NÃO COGITARAM ESSA HIPÓTESE E 2 JÁ PONDERARAM ABANDONAR A DOCÊNCIA. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO INICIAR A SUA CARREIRA ENFRENTAM ALGUMAS ADVERSIDADES E QUE ESSES PROFISSIONAIS BUSCAM RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSPOR ESSAS BARREIRAS SEM UM APOIO ADEQUADO E ESPECIALIZADO. ESSES TRANSTORNOS GERAM MOMENTOS DE DESÂNIMO E DESESPERO, QUE PODEM LEVÁ-LOS A NÃO PERMANÊNCIA DA PROFISSÃO, POR ISSO, É NECESSÁRIO QUE SEJAM INTENSIFICADAS AS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, DIFICULDADE, PROFISSÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID86_28042019160858.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA CRISTINA METZNER"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "acmetzner@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP - CAMPUS DE RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE É MARCADO POR MOMENTOS DE DÚVIDAS, INSTABILIDADES E INCERTEZAS, POIS AO ADENTRAR NO ÂMBITO ESCOLAR A REALIDADE ENCONTRADA É, MUITAS VEZES, DIFERENTE DAQUELA ABORDADA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL OU VIVENCIADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. POR ISSO, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR SÃO FUNDAMENTAIS PARA ADOTAR UMA POSTURA CRÍTICA DIANTE DAS DIFICULDADES E PARA COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS. APESAR DAS DIFICULDADES DOS PROFESSORES INICIANTES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO SER PARECIDAS, EM MUITAS SITUAÇÕES, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRA PROBLEMAS MAIORES DEVIDO AO CONTEXTO EM QUE AS SUAS AULAS SÃO REALIZADAS, POIS ELAS OCORREM, PREFERENCIALMENTE, NO AMBIENTE EXTERNO E TRABALHA COM AS PRÁTICAS CORPORAIS, ASSIM, O DOCENTE NECESSITA ADAPTAR-SE ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E ÀS INSTALAÇÕES FÍSICAS, ALÉM DE CUIDAR DA INTEGRIDADE DOS ALUNOS E DA EXPOSIÇÃO CORPORAL EM QUE SÃO SUBMETIDOS. ESTE ESTUDO É DECORRENTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO “PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA” QUE TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR QUAIS DIFICULDADES OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRAM NO INÍCIO DA CARREIRA E DE QUE FORMA ELES LIDAM COM ESSES OBSTÁCULOS. O MÉTODO UTILIZADO FOI A PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA DESCRITIVA. PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES, COM NO MÁXIMO TRÊS ANOS DE ATIVIDADE DOCENTE, E QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO TRÊS PERGUNTAS FECHADAS E TRÊS ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE DIFICULDADE ENCONTRADO NO INÍCIO DA CARREIRA, A MAIORIA CLASSIFICOU COMO TENDO NÍVEL MÉDIO (N=4), APENAS 1 PROFESSOR RESPONDEU NÍVEL ALTO. E ESSAS DIFICULDADES OCORRERAM, PRINCIPALMENTE, DEVIDO A NÃO SABER LIDAR COM A INDISCIPLINA DOS ALUNOS, COM A FALTA DE MATERIAIS E COM PLANEJAMENTO DAS AULAS. PARA MINIMIZAR OU SANAR ESSAS DIFICULDADES OS PROFESSORES APRESENTARAM AS SEGUINTES SUGESTÕES: INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA, AUMENTO DE VAGAS PARA O TRABALHO, CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PARA INTEGRAR OS NOVOS PROFESSORES E MELHORIA DA QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. POR FIM, FOI QUESTIONADO SE ESSAS DIFICULDADES FIZERAM COM QUE OS PROFESSORES PENSASSEM SOBRE A DESISTÊNCIA DA PROFISSÃO, 3 DOS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUE MESMO DIANTE DOS PROBLEMAS NÃO COGITARAM ESSA HIPÓTESE E 2 JÁ PONDERARAM ABANDONAR A DOCÊNCIA. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO INICIAR A SUA CARREIRA ENFRENTAM ALGUMAS ADVERSIDADES E QUE ESSES PROFISSIONAIS BUSCAM RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSPOR ESSAS BARREIRAS SEM UM APOIO ADEQUADO E ESPECIALIZADO. ESSES TRANSTORNOS GERAM MOMENTOS DE DESÂNIMO E DESESPERO, QUE PODEM LEVÁ-LOS A NÃO PERMANÊNCIA DA PROFISSÃO, POR ISSO, É NECESSÁRIO QUE SEJAM INTENSIFICADAS AS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.