Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52671
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2962
    "inscrito_id" => 29474
    "titulo" => "USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Ederson Wilcker Figueiredo Leite/Ederson.leite@ifap.edu.br/Ifap Rosana do Socorro Campos Lima/Ifap Welisson Thiago Rabello Figueiredo/Ifap Ronaldo Franck Figueiredo Leite/Ifap Angela Maria Chaves Miranda/Ifap Rodrigo Francklin Lopes Figueiredo/Ifap Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como princípio a crescente preocupação de professores e pesquisadores na área educacional com as concepções metodológicas adotadas nas em sala de aula com a ampliação do uso de tecnologias digitais pela comunidade escolar, visto que os estudantes da geração Z, nascidos a partir do ano 1990, são considerados jovens digitais e enfrentam dificuldades em se adaptar a velha metodologia de ensaio que durante décadas a lousa foi utilizada apenas para anotações e o professor como detentor do conhecimento. O objetivo foi investigar se a m-learning (aprendizagem móvel) e o ensino híbrido (EH) utilizando o aplicativo de comunicação instantânea WhatsApp, está sendo eficaz no processo de aprendizagem dos alunos no ensino da matemática. Destacam-se autores que serviram de embasamento BEHAR (2009), BOUHNIK (2014) e ARAÚJO (2015). Tais referências bibliográficas abrangem as TIC na Educação e como a tecnologia educacional está sendo aliado dos métodos de ensino e ao currículo, mediante o repensar da prática educativa. Fundamentado no modelo pedagógico em Ensino a Distância de Behar foi estabelecido elementos de Arquitetura Pedagógica que consistia em: aspectos organizacionais; conteúdo; aspectos metodológicos; e, aspectos tecnológicos. Outras literaturas deram suporte à relação das ferramentas tecnológicas com o ensino de matemática, que perpassa pela reorganização do trabalho pedagógico além de permitir uma alternativa para um ensino menos abstrato. A abordagem dessa pesquisa é sustentada por métodos quantitativos e trabalhou com a proposta de utilização de um grupo de discussões no aplicativo WhatsApp a respeito dos conteúdos de Matemática. A utilização do aplicativo foi analisada no Campus Santana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Participaram como sujeitos estudantes do 1° ano do Curso Técnico em Marketing na forma Integrada e o professor da referida disciplina. A forma de coleta de dados a foi realizada através de questionário avaliativo, onde foi possível identificar que o aplicativo possibilitou a aprendizagem da maior parte dos estudantes. O professor criou e utilizou um grupo de WhatsApp com o objetivo de experimentar uma ferramenta tecnológica de apoio as suas atividades de ensino e de ampliar os canais de comunicação com seus alunos. Os alunos e o professor utilizaram o grupo para compartilharem textos, áudios, vídeos e imagens em publicações que tiveram como temas os assuntos que estavam sendo ensinados pelo professor em sala de aula. Os resultados mostraram que 87% dos estudantes aprovaram o uso do celular em atividades de investigação e houve apropriação dos conhecimentos, o que nos permitiu perceber que é possível levar para o ambiente escolar um ensino diferenciado. De acordo com os resultados concluiu-se que a utilização do WhatsApp contribuiu para um melhor aproveitamento da disciplina para o professor e para os alunos envolvidos, e que práticas desse tipo fortalecem o uso efetivo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A conclusão deste recurso teve um resultado satisfatório na medida em que muitos estudantes possuem celulares e já acessam este aplicativo, tendo nisto sua viabilidade, além de atrair a atenção dos estudantes por se tratar de algo inovador e também perceberam que o aplicativo WhatsApp serve não só para conversar, mas também como estratégia de ensino. Essa tecnologia pode transformar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, desde que o professor e alunos exploram a ferramenta de forma adequada com a prática escolar no sentido de aprimorar uma melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem ao contexto escolar. Palavras-chave: aplicativo whatsapp, tecnologia educacional, matemática, m-learning Referências ARAÚJO, Patrício Câmara; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O aplicativo de comunicação Whatsapp como estratégia no ensino de Filosofia. Temática, João Pessoa, v. 11, n. 2, p.11-23. 2015. BOUHNIK, Dan; DESHEN, Mor. WhatsApp Goes to School: Mobile Instant Messaging between Teachers and Students. Journal of Information Technology Education, v. 13, p. 217-231, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018. BRASIL, Ministério da Educação (2016). Programa Ensino Médio Inovador. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, Seed. BEHAR, Patricia Alejandra e colaboradores. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: ARTMED EDITORA, S.A. 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2004. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. MOREIRA, Miriam Gerheim. Ensino Matemático: Ferramentas Digitais na Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 07. Ano 02, Vol. 03. pp 154-165. 2017. PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2007. YEBOAH, J.; EWUR, G.D. The impact of WhatsApp messenger usage on students performance in Tertiary Institutions in Ghana. In Journal of Education and Practice, 5, 157-164, 2014. Disponível em http://www.iiste.org/Journals/index.php/JEP/article/view/11241. Acesso em: 05 jun. 2018. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDERSON WILCKER FIGUEIREDO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "EDERSON"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52671
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2962
    "inscrito_id" => 29474
    "titulo" => "USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Ederson Wilcker Figueiredo Leite/Ederson.leite@ifap.edu.br/Ifap Rosana do Socorro Campos Lima/Ifap Welisson Thiago Rabello Figueiredo/Ifap Ronaldo Franck Figueiredo Leite/Ifap Angela Maria Chaves Miranda/Ifap Rodrigo Francklin Lopes Figueiredo/Ifap Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como princípio a crescente preocupação de professores e pesquisadores na área educacional com as concepções metodológicas adotadas nas em sala de aula com a ampliação do uso de tecnologias digitais pela comunidade escolar, visto que os estudantes da geração Z, nascidos a partir do ano 1990, são considerados jovens digitais e enfrentam dificuldades em se adaptar a velha metodologia de ensaio que durante décadas a lousa foi utilizada apenas para anotações e o professor como detentor do conhecimento. O objetivo foi investigar se a m-learning (aprendizagem móvel) e o ensino híbrido (EH) utilizando o aplicativo de comunicação instantânea WhatsApp, está sendo eficaz no processo de aprendizagem dos alunos no ensino da matemática. Destacam-se autores que serviram de embasamento BEHAR (2009), BOUHNIK (2014) e ARAÚJO (2015). Tais referências bibliográficas abrangem as TIC na Educação e como a tecnologia educacional está sendo aliado dos métodos de ensino e ao currículo, mediante o repensar da prática educativa. Fundamentado no modelo pedagógico em Ensino a Distância de Behar foi estabelecido elementos de Arquitetura Pedagógica que consistia em: aspectos organizacionais; conteúdo; aspectos metodológicos; e, aspectos tecnológicos. Outras literaturas deram suporte à relação das ferramentas tecnológicas com o ensino de matemática, que perpassa pela reorganização do trabalho pedagógico além de permitir uma alternativa para um ensino menos abstrato. A abordagem dessa pesquisa é sustentada por métodos quantitativos e trabalhou com a proposta de utilização de um grupo de discussões no aplicativo WhatsApp a respeito dos conteúdos de Matemática. A utilização do aplicativo foi analisada no Campus Santana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Participaram como sujeitos estudantes do 1° ano do Curso Técnico em Marketing na forma Integrada e o professor da referida disciplina. A forma de coleta de dados a foi realizada através de questionário avaliativo, onde foi possível identificar que o aplicativo possibilitou a aprendizagem da maior parte dos estudantes. O professor criou e utilizou um grupo de WhatsApp com o objetivo de experimentar uma ferramenta tecnológica de apoio as suas atividades de ensino e de ampliar os canais de comunicação com seus alunos. Os alunos e o professor utilizaram o grupo para compartilharem textos, áudios, vídeos e imagens em publicações que tiveram como temas os assuntos que estavam sendo ensinados pelo professor em sala de aula. Os resultados mostraram que 87% dos estudantes aprovaram o uso do celular em atividades de investigação e houve apropriação dos conhecimentos, o que nos permitiu perceber que é possível levar para o ambiente escolar um ensino diferenciado. De acordo com os resultados concluiu-se que a utilização do WhatsApp contribuiu para um melhor aproveitamento da disciplina para o professor e para os alunos envolvidos, e que práticas desse tipo fortalecem o uso efetivo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A conclusão deste recurso teve um resultado satisfatório na medida em que muitos estudantes possuem celulares e já acessam este aplicativo, tendo nisto sua viabilidade, além de atrair a atenção dos estudantes por se tratar de algo inovador e também perceberam que o aplicativo WhatsApp serve não só para conversar, mas também como estratégia de ensino. Essa tecnologia pode transformar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, desde que o professor e alunos exploram a ferramenta de forma adequada com a prática escolar no sentido de aprimorar uma melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem ao contexto escolar. Palavras-chave: aplicativo whatsapp, tecnologia educacional, matemática, m-learning Referências ARAÚJO, Patrício Câmara; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O aplicativo de comunicação Whatsapp como estratégia no ensino de Filosofia. Temática, João Pessoa, v. 11, n. 2, p.11-23. 2015. BOUHNIK, Dan; DESHEN, Mor. WhatsApp Goes to School: Mobile Instant Messaging between Teachers and Students. Journal of Information Technology Education, v. 13, p. 217-231, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018. BRASIL, Ministério da Educação (2016). Programa Ensino Médio Inovador. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, Seed. BEHAR, Patricia Alejandra e colaboradores. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: ARTMED EDITORA, S.A. 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2004. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. MOREIRA, Miriam Gerheim. Ensino Matemático: Ferramentas Digitais na Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 07. Ano 02, Vol. 03. pp 154-165. 2017. PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2007. YEBOAH, J.; EWUR, G.D. The impact of WhatsApp messenger usage on students performance in Tertiary Institutions in Ghana. In Journal of Education and Practice, 5, 157-164, 2014. Disponível em http://www.iiste.org/Journals/index.php/JEP/article/view/11241. Acesso em: 05 jun. 2018. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:31:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDERSON WILCKER FIGUEIREDO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "EDERSON"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Ederson Wilcker Figueiredo Leite/Ederson.leite@ifap.edu.br/Ifap Rosana do Socorro Campos Lima/Ifap Welisson Thiago Rabello Figueiredo/Ifap Ronaldo Franck Figueiredo Leite/Ifap Angela Maria Chaves Miranda/Ifap Rodrigo Francklin Lopes Figueiredo/Ifap Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como princípio a crescente preocupação de professores e pesquisadores na área educacional com as concepções metodológicas adotadas nas em sala de aula com a ampliação do uso de tecnologias digitais pela comunidade escolar, visto que os estudantes da geração Z, nascidos a partir do ano 1990, são considerados jovens digitais e enfrentam dificuldades em se adaptar a velha metodologia de ensaio que durante décadas a lousa foi utilizada apenas para anotações e o professor como detentor do conhecimento. O objetivo foi investigar se a m-learning (aprendizagem móvel) e o ensino híbrido (EH) utilizando o aplicativo de comunicação instantânea WhatsApp, está sendo eficaz no processo de aprendizagem dos alunos no ensino da matemática. Destacam-se autores que serviram de embasamento BEHAR (2009), BOUHNIK (2014) e ARAÚJO (2015). Tais referências bibliográficas abrangem as TIC na Educação e como a tecnologia educacional está sendo aliado dos métodos de ensino e ao currículo, mediante o repensar da prática educativa. Fundamentado no modelo pedagógico em Ensino a Distância de Behar foi estabelecido elementos de Arquitetura Pedagógica que consistia em: aspectos organizacionais; conteúdo; aspectos metodológicos; e, aspectos tecnológicos. Outras literaturas deram suporte à relação das ferramentas tecnológicas com o ensino de matemática, que perpassa pela reorganização do trabalho pedagógico além de permitir uma alternativa para um ensino menos abstrato. A abordagem dessa pesquisa é sustentada por métodos quantitativos e trabalhou com a proposta de utilização de um grupo de discussões no aplicativo WhatsApp a respeito dos conteúdos de Matemática. A utilização do aplicativo foi analisada no Campus Santana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Participaram como sujeitos estudantes do 1° ano do Curso Técnico em Marketing na forma Integrada e o professor da referida disciplina. A forma de coleta de dados a foi realizada através de questionário avaliativo, onde foi possível identificar que o aplicativo possibilitou a aprendizagem da maior parte dos estudantes. O professor criou e utilizou um grupo de WhatsApp com o objetivo de experimentar uma ferramenta tecnológica de apoio as suas atividades de ensino e de ampliar os canais de comunicação com seus alunos. Os alunos e o professor utilizaram o grupo para compartilharem textos, áudios, vídeos e imagens em publicações que tiveram como temas os assuntos que estavam sendo ensinados pelo professor em sala de aula. Os resultados mostraram que 87% dos estudantes aprovaram o uso do celular em atividades de investigação e houve apropriação dos conhecimentos, o que nos permitiu perceber que é possível levar para o ambiente escolar um ensino diferenciado. De acordo com os resultados concluiu-se que a utilização do WhatsApp contribuiu para um melhor aproveitamento da disciplina para o professor e para os alunos envolvidos, e que práticas desse tipo fortalecem o uso efetivo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A conclusão deste recurso teve um resultado satisfatório na medida em que muitos estudantes possuem celulares e já acessam este aplicativo, tendo nisto sua viabilidade, além de atrair a atenção dos estudantes por se tratar de algo inovador e também perceberam que o aplicativo WhatsApp serve não só para conversar, mas também como estratégia de ensino. Essa tecnologia pode transformar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, desde que o professor e alunos exploram a ferramenta de forma adequada com a prática escolar no sentido de aprimorar uma melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem ao contexto escolar. Palavras-chave: aplicativo whatsapp, tecnologia educacional, matemática, m-learning Referências ARAÚJO, Patrício Câmara; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O aplicativo de comunicação Whatsapp como estratégia no ensino de Filosofia. Temática, João Pessoa, v. 11, n. 2, p.11-23. 2015. BOUHNIK, Dan; DESHEN, Mor. WhatsApp Goes to School: Mobile Instant Messaging between Teachers and Students. Journal of Information Technology Education, v. 13, p. 217-231, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018. BRASIL, Ministério da Educação (2016). Programa Ensino Médio Inovador. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, Seed. BEHAR, Patricia Alejandra e colaboradores. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: ARTMED EDITORA, S.A. 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2004. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. MOREIRA, Miriam Gerheim. Ensino Matemático: Ferramentas Digitais na Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 07. Ano 02, Vol. 03. pp 154-165. 2017. PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2007. YEBOAH, J.; EWUR, G.D. The impact of WhatsApp messenger usage on students performance in Tertiary Institutions in Ghana. In Journal of Education and Practice, 5, 157-164, 2014. Disponível em http://www.iiste.org/Journals/index.php/JEP/article/view/11241. Acesso em: 05 jun. 2018.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.