Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA

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Resumo Este artigo fez parte do processo avaliativo do componente curricular Estágio Supervisionado I do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Campus Cabedelo. O estágio foi realizado no Ensino Fundamental ? em uma escola pública do município de Cabedelo - PB, nas turmas do 6°ano B, 8°ano A, 8°ano B, 9° ano A e 9° ano B, sob a supervisão da professora de Ciências da escola. Para os alunos do curso de licenciatura, o estágio é esperado com muita expectativa e ansiedade. É um momento especial, não só para os alunos, mas para os docentes regentes das escolas-campo, há um entusiasmo e motivação neste período. Pois muitos, com o tempo perdem aquele amor pelo ensino, e a rotina faz com que percam a disposição de querer preparar uma aula diferente e motivadora para seus alunos. O Estágio Curricular Supervisionado, é indispensável. Os estudantes entram em contato com a realidade sociocultural da população e da instituição. Adquirem uma maior compreensão daquilo que estudou através da experiência do cotidiano. Para o delineamento metodológico foram realizadas observações, entrevistas com gestor e professor regente da sala de aula da disciplina de ciências, além de fichas de caracterização da escola com seu perfil de funcionamento envolvendo a equipe pedagógica, gestão escolar e professor de ciências da sala de aula observada. As observações ocorreram nos meses de maio, junho e julho de 2018. As atividades na escola foram organizadas em três momentos: Primeiro contato com a escola, entrevista com a professora de ciências e observação gerais em sala de aula. No dia 07 de maio de 2018 foi realizado o primeiro contato com a escola para conhecer os profissionais que lá atuam (equipe pedagógica, gestão, docente da disciplina de ciências). Em seguida apresentamos o termo de compromisso e a ficha da caracterização da escola para a gestão preencher e assinar. No segundo momento, dia 15/05 voltamos à escola-campo para entrevistar a professora de ciências, esta foi muito atenciosa e respondeu perguntas sobre: planejamento das aulas, recursos acessíveis para metodologia em sala de aula, conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular dentre outros assuntos relacionados com o cotidiano escolar. Finalmente, no dia 22 de maio teve início à primeira observação em sala de aula. A primeira turma foi o 8° ano A. A professora fez a apresentação para a turma, e enquanto apresentava olhávamos para o rostinho de cada aluno, pudemos perceber o quanto eles ficaram animados com a nossa presença, queriam perguntar, saber quando iríamos começar e ministrar aulas etc. No decorrer das aulas, foi perceptível ver que a professora tem um bom relacionamento com todas as turmas, uma relação de amizade e de assistência. Ela é amiga dos alunos, conversa, tira dúvidas, tenta motivar a turma, usa linguagens fáceis para que eles entendam, porém ela é muito rígida na aprendizagem dos alunos, exigente quando necessário e faz com que o ambiente escolar seja harmonioso. Ela tem uma boa liderança, é segura no conteúdo, tem habilidade de questionar e ilustrar com exemplos. Mas, as aulas foram sempre expositivas durante o período de observação. O uso do livro didático, quadro e pincel foram usados constantemente. Pudemos perceber que as aulas ministradas pela professora eram um pouco cansativas e repetitivas, mesmo às vezes usando analogias para o melhor entendimento do conteúdo. Ela sempre abordava o conteúdo e depois exercícios para fixá-lo, se não desse tempo concluir em sala, os alunos terminavam em casa e na aula seguinte a professora corrigia. Era perceptível que os alunos se sentiam entediados, e não queriam fazer os exercícios. Assim, o estágio supervisionado faz com que os estudantes em formação vejam a realidade da escola-campo e discutam, propondo melhorias para encarar os problemas existentes, buscando usar metodologias ativas e matérias que motivem os alunos. É no estágio supervisionado, praticando, que os estudantes dos cursos de licenciaturas diversas, irão sentir mais preparados para atuar profissionalmente na sala de aula. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Ensino Fundamental, Observações Referências CORTE, Anelise C. Dalla & LEMKE, Cibele K. O Estágio Supervisionado esua Importância para a Formação Docente Frente aos Novos Desafios de Ensinar. MILANESI, Irton. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em revista, v. 28, n. 46, p. 209-227, 2012. SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista UNAR. Disponível em:. Acesso em, 17 de setembro de 2018."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

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Resumo Este artigo fez parte do processo avaliativo do componente curricular Estágio Supervisionado I do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Campus Cabedelo. O estágio foi realizado no Ensino Fundamental ? em uma escola pública do município de Cabedelo - PB, nas turmas do 6°ano B, 8°ano A, 8°ano B, 9° ano A e 9° ano B, sob a supervisão da professora de Ciências da escola. Para os alunos do curso de licenciatura, o estágio é esperado com muita expectativa e ansiedade. É um momento especial, não só para os alunos, mas para os docentes regentes das escolas-campo, há um entusiasmo e motivação neste período. Pois muitos, com o tempo perdem aquele amor pelo ensino, e a rotina faz com que percam a disposição de querer preparar uma aula diferente e motivadora para seus alunos. O Estágio Curricular Supervisionado, é indispensável. 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