Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PENSANDO MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA

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A disciplina de Sociologia, que há 10 anos (re) conquistou um espaço no currículo do ensino médio (através da promulgação da Lei 11.684/2008 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio brasileiro), é marcada por um constante processo de presenças e ausências no currículo da Educação Básica, o que acaba gerando uma dificuldade de sistematização de materiais didáticos e recursos metodológicos para o ensino desta disciplina nessa etapa de ensino (SILVA, 2009; MORAES, 2010; OLIVEIRA, 2009). É bem verdade que, com a inserção da disciplina no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012, observamos o início de mudanças nesse cenário, uma vez que, se naquele ano tivemos apenas dois livros indicados para a utilização nas escolas, este número aumentou, no PNLD de 2015 tivemos seis livros aprovados e no último PNLD de 2017, foram aprovados cinco livros didáticos de Sociologia. No entanto, vale ressaltar que, mesmo frente a esta situação específica, ainda enfrentamos uma grande dificuldade com a linguagem apresentada em tais materiais, principalmente, quanto aos problemas verificados em relação a mediação de uma linguagem acadêmica no tratamento dos temas/conteúdos para uma linguagem mais adequada ao contexto do Ensino Médio. Outro fator que dificulta a utilização mais crítica destes materiais se dá em virtude de termos um grande número de professores atuando junto à disciplina de Sociologia e os quais não possuem formação específica na área de Licenciatura em Ciências Sociais. De acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2014 tínhamos apenas 13,02% dos professores atuando na disciplina com formação em licenciatura na área das Ciências Sociais. No Estado de Alagoas, especificamente, tendo por base os dados do Censo Escolar divulgado pelo INEP/MEC, apenas 56 professores/as que atuavam no ano de 2014 junto à disciplina de Sociologia, possuíam licenciatura na área, além destes, 13 tinham por formação o bacharelado e 412 não possuíam formação na área de atuação. Assim, considerando a importância de problematizar questões relacionadas as dinâmicas de mediação dos processos de ensino-aprendizagem, por meio de recursos diferenciados, para o contexto do ensino de Sociologia no Ensino Médio, salientamos a importância de envolver professores da Educação Básica e estudantes em formação no curso de licenciatura em Ciências Sociais para, numa relação de interação, incentivar a produção de materiais didáticos, tomando como base dessa elaboração os aspectos da dinâmica social Alagoana, numa tentativa de aproximação dos estudantes do Ensino Médio, não só da reflexão produzida pelas Ciências Sociais, e de modo particular a Sociologia, como também dos fenômenos que circundam suas relações cotidianas, considerando o lugar que tais atores ocupam na sociedade na qual estão inseridos. Em último caso, a presente proposta leva em consideração os esforços que veem sendo realizados por discentes e docentes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, durante as atividades realizadas junto a uma das Componentes Curriculares vinculadas à Prática de Ensino (BRASIL, 2015), denominada de Projetos Integradores VII - atualmente renomeada de Saberes e Práticas em Ensino de Ciências Sociais IV (UFAL, 2013; UFAL, 2018) -, cujo foco específico é a elaboração, desenvolvimento e uso de materiais didáticos para aulas de Sociologia na Educação Básica. 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Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Sociologia: Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2011. BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Sociologia: Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2014. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, aprovada em 1 de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial (curso de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduandos e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em 18 de outubro de 2018. BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2018: Sociologia: Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2017. MORAES, Amaury César (Coordenação) Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. OLIVEIRA, Luiz F. de; COSTA, Ricardo C. R. da. Material didático, novas tecnologias e ensino de sociologia. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz F. (Orgs.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2009, p. 153-170. SILVA, Ileizi Fiorelli. Fundamentos e metodologias do ensino de sociologia na educação básica. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz F. (Orgs.). A sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2009, p. 63-91. UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais - Licenciatura. Alagoas: UFAL, 2012. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ics/graduacao/licenciatura/horarios/projeto-politico-pedagogico-do-curso-de-ciencias-sociais-licenciatura/view. Acesso em 18 de outubro de 2018. UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais - Licenciatura. Alagoas: UFAL, 2018. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-final-matriz-2018-com-a-extensao.pdf/view. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PENSANDO MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA Jordânia de Araújo Souza/E-mail:jordania.souza@ics.ufal.br/Instituto de Ciências Sociais - UFAL Júlio Cezar Gaudencio da Silva/ICS/UFAL Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Com a recente proposta sobre a elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais uma vez observamos vir à tona a discussão em torno da relevância do ensino dos conhecimentos das ciências sociais na Educação Básica. 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