Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIATIVOS UTILIZADOS EM BIOLOGIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Os professores têm um papel importante no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, pois contribuirão de forma significativa para construção do conhecimento, formando cidadãos capazes de se posicionarem argumentativamente, com visão crítica do mundo e seus problemas, refletindo sobre sua realidade para tomada de decisão. Em relação ao ensino e aprendizagem, há necessidade de aproximar os conteúdos previstos para o currículo do Ensino Médio, organizados nos livros didáticos de Biologia para as três séries, com à realidade dos alunos, tornando esse instrumento mais acessível e de fácil compreensão aos alunos, analisando se as estratégias pedagógicas utilizadas estão contribuindo com o desenvolvimento significativo da aprendizagem dos alunos, possível de ser constatado por meio de atividades avaliativas variadas. Frente a esse processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem, seguido pelo avanço das novas tecnologias, o giz, a lousa e o livro dão espaços a instrumentos didático-pedagógicos possíveis de inovar o ensino e proporcionar aprendizagens significativas. Porém, o livro didático ainda é um recurso dominante entre as estratégias pedagógicas adotadas cotidianamente pelos professores em salas de aula nas escolas públicas, possivelmente pelas dificuldades que alguns apresentam em manusear as novas tecnologias, devido a insegurança causada pela fragilidade da formação inicial, que não preparou-lhes adequadamente para desenvolver o ensino e aprendizagem com adoção de tecnologias diversificadas no ensino de Biologia ou não tiveram acesso aos aparelhos necessários para invovar ou não possuem em sua jornada de trabalho infraestruturas escolares adequadas. Sendo assim, o livro didático não é um mero instrumento utilizado em sala, por isso, se faz necessário analisar a aprendizagem dos alunos correlacionando com o tipo de abordagem do livro, se a linguagem apresenta-se de fácil compreensão, devidamente ilustrada e contextualizada à realidade dos alunos, considerando, que esse material é um dos principais instrumentos utilizados pela rede pública de ensino, sendo o material central que os alunos tem a sua disposição. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo analisar a realidade do ensino e aprendizagem de Biologia quanto aos conteúdos abordados nos livros didáticos e a forma de avaliação adotada pelos professores, segundo a percepção dos alunos da 1ª série de Ensino Médio em escolas públicas do Vale do Jaguaribe. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica para estudo e compreensão da fundamentação teórica, abrangendo publicações em livros, artigos científicos e periódicos de autores considerados referência na temática explorada, em destaque Chassot (2011; 2003), Mizukami (2014). A investigação envolveu um estudo de caso, com natureza quantitativa-qualitativa sobre a realidade do ensino-aprendizagem de Biologia com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de escolas públicas regulares, cuja amostra envolveu três municípios do Vale Jaguaribe, envolvendo 325 estudantes. O instrumento adotado para coleta de dados foi um questionário elaborado com questões estruturadas abertas e fechadas. Para consolidação dos dados foi utilizado o programa Software Excel (versão 2013), cujas respostas foram analisadas e categorizadas conforme Bardin (2011). Posteriormente ao procedimento de assimilação das respostas em categorias seguiu-se para a pesquisa explicativa (GIL, 2006), buscando-se compreensão dos dados quantitativos gerados de forma qualitativa. Dentre os resultados destacaram-se: 45% dos respondentes indicaram que a linguagem do livro didático era de fácil compreensão, apesar de alguns revelarem dificuldades de compreensão associando a linguagem de conteúdos específicos, fato que revela dificuldades em compreender os termos científicos adotados; quanto aos tipos de avaliações utilizadas pelo professor de Biologia, 76% indicaram categoria que englobava provas, trabalhos, atividades e comportamento, com representatividade de avaliação soma tiva sem relação com a perspectiva formativa. Portanto, constatou-se que o livro didático contribui para aprendizagem do aluno quando apresenta abordagem pedagógica com linguagem verbal e gráfica de fácil compreensão, cujos professores deverão estar sempre estimulando sua leitura e discussão reflexiva. Quanto aos tipos de avaliações é essencial que o professor esteja sempre disposto a trabalhar com novas estratégias avaliativas, na perspectiva formativa, cujo foco é utilizar seus resultados na identificação do que o aluno aprendeu e quais as dificuldades de aprendizagens no assunto explorado, no intuito de intervir pedagogicamente, favorecendo a aprendizagem de fato.

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