Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: MAPEANDO OS EGRESSOS DO PIBID/UFMA NO PERÍODO 2010-2016

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Investigamos durante os anos de 2016 e 2017, através de depoimentos dos egressos do PIBID/UFMA, a percepção sobre a articulação teoria e prática conforme previsto no marco legal das Portarias nº 96/2013 e nº 46/2016; Desvelamos por meio dos dados coletados se o programa PIBID/UFMA proporcionou aos egressos o sentimento de pertencimento à carreira docente. Para o entendimento da temática destacamos que a formação de professores no Estado brasileiro tem sido um desafio histórico cuja a marca é a negação dos direitos no tangente ao exercício da função ao ser o trabalho docente desenvolvido com o mínimo de condições. Cada vez mais assistimos a implantação de políticas de regulação que não atendem às necessidades dos indivíduos brasileiros no corpo de sua coletividade, mas sim aos anseios do grande capital. Nesse sentido, em um primeiro momento fizemos o levantamento documental do marco legal e dos projetos e subprojetos do Programa PIBID para análise do sentido de docência e formação docente bem como levantamento da bibliografia sobre o tema e o PIBID. Selecionados os documentos, foi realizada a codificação e a análise dos dados, por instrumento metodológico da análise de conteúdo, segundo a perspectiva de Bardin (1977), tem sido uma das técnicas que consiste em um instrumental metodológico que se pode aplicar a discursos diversos e a todas as formas de comunicação, seja qual for a natureza do seu suporte. Outro suporte metodológico foi o estudo de caso, estudo de casos múltiplos (mapeamos os egressos do CCSO, CCBS, CCET e CCH), que tem se tornado a estratégia preferida quando se procura responder às questões "como" e "por quê" certos fenômenos ocorrem, quando há pouca possibilidade de controle sobre os eventos estudados e quando o foco de interesse é sobre fenômenos atuais, que só poderão ser analisados dentro de algum contexto de vida real. Adotando um enfoque exploratório e descritivo, preocupando em mostrar a multiplicidade de dimensões presentes na situação em estudo, uma vez que a realidade é sempre complexa. Ainda sobre o método elegido para a pesquisa destacamos que para a perspectiva epistemológica, no caso da investigação em política educativa, na parte da metodologia da pesquisa denominada de Teoria Geral (GLASER; STRAUSS, 1967) o pesquisador assume a cosmovisão para guiar a pesquisa. Foi com esse propósito que elegemos enquanto perspectiva epistemológica (método) o marxismo, visto que o posicionamento epistemológico se desprende deveras da própria perspectiva epistemológica ou pelo menos, em nosso entender, deveria desprender para termos uma pesquisa coerente e consistente. Argumentamos ainda, baseada em Almeira e Tello (2013) que o posicionamento epistemológico repousa sobre a seleção que o investigador realiza. Já a perspectiva epistemológica apreende-se no método com o qual o pesquisador desenvolverá sua pesquisa. Daí justificarmos a escolha do método marxista alinhado à metodologia do ciclo das políticas de Ball (2011). Diante dos procedimentos metodológicos descritos foi possível obter alguns resultados para essa pesquisa. Primeiramente, apresentaremos o levantamento/mapeamento de todos os bolsistas que já passaram pelo Programa na Cidade Universitária Dom Delgado (Campus Bacanga) e suas concepções sobre o PIBID. Pela coleta de dados dos egressos do PIBID/UFMA na Cidade Universitária Dom Delgado já passaram pelo programa neste campus 966 bolsistas no período em tela. Destes 289 tiveram permanência por mais de 02 anos no Programa, conforme premissa a Resolução nº 96/2013 que regimenta esta política e, portanto, são os sujeitos da pesquisa, atendendo ao critério da normativa citada. Ressaltamos que dos 966 bolsistas deste Campus 404 são homens e 562 são mulheres. Dentre os 289 egressos que compõem a amostragem da pesquisa 108 são homens e 181 são mulheres, o que demonstra a feminização das licenciaturas desse Campus. Sobre a feminização, entendemos ser um fenômeno não recente na história do magistério, visto que desde fins do século XIX as mulheres já adentrarem com maior força nos círculos educativos, sobretudo, na educação de crianças menores. Configura o que Bourdieu (2007) denomina de paradoxo da doxa, ou seja, a ordem do mundo social está com seus sentidos únicos e seus sentidos proibidos, qual seja, o mundo das mulheres é dominado pelo mundo dos homens, mesmo havendo a feminização do magistério. Os partícipes reconhecem o PIBID como um excelente programa no sentido de proporcionar uma melhor formação docente, mas devemos lembrar que a construção social da formação docente no Brasil se constitui a partir de uma rede de histórias que nasceu da insatisfação diante do discurso dominante que desvalorizava os saberes e práticas docentes considerados tecnicamente incompetentes e politicamente desengajados em relação aos menos favorecidos economicamente, logo, a partir dos anos de 1980, no seio da burocracia da educação e das próprias Universidades esse discurso escondeu as intervenções do Estado que mudaram a educação no sentido de controlar a autonomia do professor através da racionalização e privatização do trabalho que ele desenvolve no interior da sala de aula. Destarte, na percepção dos egressos do Programa o PIBID contribuiu para a continuidade nos estudos pós-formação inicial, cerca de 50% entendem o programa como um ótimo incentivador nesse sentido de modo que 34% acham que o programa é ótimo para incentivar a fazerem um mestrado ou doutorado na área de formação inicial. A partir das respostas a essas duas questões argumentamos que o PIBID possibilita pensarmos em uma nova sociedade que se funda na premissa da dignidade do trabalho docente e mesmo na desalienação das classes menos favorecidas, "[...] na democracia, na igualdade social vinculada à liberdade" (FERNANDES, 2006). Os resultados indicam que o PIBID é um programa que promove, na percepção dos partícipes, a valorização da carreira docente e proporciona a melhoria da formação docente, bem como da educação na escola pública uma vez que os alunos bolsistas agem diretamente na escola. Palavras-chave: Políticas educacionais. PIBID. Formação docente. Referências BALL, S.J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: _________; MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas educacionais - questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011, p.21-53. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BOURDIEU, Pierre. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2007. BRASIL. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Portaria Normativa nº 46, de 15 de maio de 2016. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2016. _______. Portaria Normativa nº 96, de 18 julho de 2013. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2013. ______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n.120, seção 1, p. 4-5, 2010. FERNANDES. Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5. ed. São Paulo: Globo, 2006. GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. Strategies for Qualitative Research. London: Aldine transaction, 1967. TELLO, Cesar Tello; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto (Orgs). Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa denominada de "OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: MAPEANDO OS EGRESSOS DO PIBID/UFMA NO PERÍODO 2010-2016", cujo objetivo principal foi mapear os egressos do PIBID/UFMA no período de 2010-2016, analisando os impactos do programa na formação inicial dos mesmos. Neste sentido, foi realizado o mapeamento dos egressos a partir da coleta dos dados primários localizados nas fichas de inscrições do Programa. Foi possível ainda: Levantar os egressos do PIBID/UFMA das licenciaturas plenas da UFMA que seguiram na carreira docente; Coletar depoimentos sobre a avaliação e os impactos do programa PIBID/UFMA junto aos egressos bolsistas e os bolsistas co-formadores - os supervisores e coordenadores de área envolvidos no programa. Investigamos durante os anos de 2016 e 2017, através de depoimentos dos egressos do PIBID/UFMA, a percepção sobre a articulação teoria e prática conforme previsto no marco legal das Portarias nº 96/2013 e nº 46/2016; Desvelamos por meio dos dados coletados se o programa PIBID/UFMA proporcionou aos egressos o sentimento de pertencimento à carreira docente. Para o entendimento da temática destacamos que a formação de professores no Estado brasileiro tem sido um desafio histórico cuja a marca é a negação dos direitos no tangente ao exercício da função ao ser o trabalho docente desenvolvido com o mínimo de condições. Cada vez mais assistimos a implantação de políticas de regulação que não atendem às necessidades dos indivíduos brasileiros no corpo de sua coletividade, mas sim aos anseios do grande capital. Nesse sentido, em um primeiro momento fizemos o levantamento documental do marco legal e dos projetos e subprojetos do Programa PIBID para análise do sentido de docência e formação docente bem como levantamento da bibliografia sobre o tema e o PIBID. Selecionados os documentos, foi realizada a codificação e a análise dos dados, por instrumento metodológico da análise de conteúdo, segundo a perspectiva de Bardin (1977), tem sido uma das técnicas que consiste em um instrumental metodológico que se pode aplicar a discursos diversos e a todas as formas de comunicação, seja qual for a natureza do seu suporte. 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Os partícipes reconhecem o PIBID como um excelente programa no sentido de proporcionar uma melhor formação docente, mas devemos lembrar que a construção social da formação docente no Brasil se constitui a partir de uma rede de histórias que nasceu da insatisfação diante do discurso dominante que desvalorizava os saberes e práticas docentes considerados tecnicamente incompetentes e politicamente desengajados em relação aos menos favorecidos economicamente, logo, a partir dos anos de 1980, no seio da burocracia da educação e das próprias Universidades esse discurso escondeu as intervenções do Estado que mudaram a educação no sentido de controlar a autonomia do professor através da racionalização e privatização do trabalho que ele desenvolve no interior da sala de aula. Destarte, na percepção dos egressos do Programa o PIBID contribuiu para a continuidade nos estudos pós-formação inicial, cerca de 50% entendem o programa como um ótimo incentivador nesse sentido de modo que 34% acham que o programa é ótimo para incentivar a fazerem um mestrado ou doutorado na área de formação inicial. A partir das respostas a essas duas questões argumentamos que o PIBID possibilita pensarmos em uma nova sociedade que se funda na premissa da dignidade do trabalho docente e mesmo na desalienação das classes menos favorecidas, "[...] na democracia, na igualdade social vinculada à liberdade" (FERNANDES, 2006). Os resultados indicam que o PIBID é um programa que promove, na percepção dos partícipes, a valorização da carreira docente e proporciona a melhoria da formação docente, bem como da educação na escola pública uma vez que os alunos bolsistas agem diretamente na escola. Palavras-chave: Políticas educacionais. PIBID. Formação docente. Referências BALL, S.J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: _________; MAINARDES, Jefferson (orgs). Políticas educacionais - questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011, p.21-53. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BOURDIEU, Pierre. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2007. BRASIL. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Portaria Normativa nº 46, de 15 de maio de 2016. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2016. _______. Portaria Normativa nº 96, de 18 julho de 2013. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2013. ______. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n.120, seção 1, p. 4-5, 2010. FERNANDES. Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5. ed. São Paulo: Globo, 2006. GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. Strategies for Qualitative Research. London: Aldine transaction, 1967. TELLO, Cesar Tello; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto (Orgs). Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

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