Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

NA BATIDA DA EDUCAÇÃO: UMA AÇÃO INTEGRADA DE MÚSICA E ELETRÔNICA

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Portanto, o projeto apresenta um trabalho desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, campus Caucaia, que estimula uma ação pedagógica, de caráter integrado, interdisciplinarizando as áreas de música e eletroeletrônica, construindo uma bateria eletrônica que simula o som de uma acústica, onde procura fomentar práticas de ensino que possibilite ao aluno um conhecimento específico, mas, também, possa prover uma formação unitária, na constituição de um pensamento mais crítico e reflexivo, tornando-se um ser mais ativo, observando os problemas existentes ao seu redor. Cada vez mais a educação vem se inclinando para um desenvolvimento curricular relacionado com o mercado de trabalho, onde se constrói uma hierarquização das disciplinas, na qual, as que são voltadas para esse mundo, recebem uma maior atenção. E a pergunta surge: e a formação humana? Será que ela está sendo desenvolvida no ambiente escolar? Sendo assim, o projeto procura mostrar que esse modo de educação universal, que promovem ações integradas de natureza interdisciplinar, pode ajudar a fomentar uma matriz curricular, na busca por uma qualidade do éthos de nossa sociedade. Portanto, um sistema de educação, que motiva atividades de caráter integrado, pode gerar resultados satisfatórios a um modo de ensino que viabilize uma visão geral de conhecimentos, contribuindo na elaboração de um ser capaz de pensar e sentir. Neste sentido, o projeto desenvolve um trabalho que tem como objetivo permitir, aos alunos envolvidos, práticas docentes que possam proporcionar uma formação geral em que o aluno tenha possibilidades de adquirir conhecimentos específicos e humanos. Ofertar aos discentes ações que contribuam para seu desenvolvimento acadêmico, por meio da pesquisa, onde possa ser criado um habitus que colabore para absorção de capitais que o ajudarão em seu desenvolvimento cognitivo. Estimular a construção de um campo social em que as áreas de humanas e específicas, possam ter o mesmo poder simbólico, assim, o aluno possa desfrutar de um ambiente em que todas as formas de conhecimentos possam ser acessadas. É correto afirmar que a música é a mais imediata expressão de eros, uma ponte entre ideia e fenômeno. Nessa concepção, o principal papel da música é pedagógico, pois, sendo, responsável pela ética e pela estética, está implicada na construção da moral e do caráter da nação, o que a transforma em evento público e não privado. Segundo a concepção helênica, a boa música promove o bem-estar e determina as normas de conduta moral, enquanto a música de baixa qualidade destrói. Sendo assim, a música tem o poder de estimular nossos sentimentos, sendo instrumento que desenvolve sensibilidades importantes em nosso convívio social, possibilitando experiências de vida que agregam sabedorias que nos ajudam a desenvolvermos como seres humanos. Assim, é válido o questionamento em relação aos currículos adotados atualmente pelas instituições de ensino e, tendo uma hierarquização das disciplinas na sua matriz curricular, relacionadas a um contexto social onde a formação profissional se torna a única preocupação no desenvolvimento do estudante em sua vida acadêmica, desse modo, fica a pergunta: e a construção humana? Gramsci utiliza o termo "escola unitária" para a instituição de ensino que desenvolve uma educação geral. As concepções marxiana, na "escola-do-trabalho" não burguesa, buscam desenvolver três dimensões, a saber; comunicação/expressão, produção e fruição. A educação omnilateral, que tem o mesmo pensamento da escola unitária de Gramsci, tendo a concepção de formação humana com base na integração de todas as dimensões da vida do processo formativo do ser humano. Essas dimensões são o trabalho, a ciência e a cultura. O trabalho compreendido como realização humana inerente ao ser (sentido ontológico) e como prática econômica (modo de produção); a ciência compreendida como os conhecimentos produzidos pela humanidade que possibilita o contraditório avanço produtivo; e a cultura, que corresponde aos valores éticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade. Portanto, é válida a construção de uma educação que promova essa formação unitária, para que antes que o indivíduo se forme profissional, ele tenha a sua percepção do mundo que o cerca, tornando-se um ser ativo e reflexivo dentro de um olhar humano. Como metodologia, o projeto se desenvolve por meio da pesquisa experimental, realizando experimentos que auxiliam na construção da bateria, também, materiais informativos são utilizados para colaborar com o desenvolvimento, através de vídeos da internet e artigos científicos. Por meio da coleta dessas análises, foi iniciada a fase de produção por meio dos componentes eletrônicos e estruturais, onde são desenvolvidas ações em encontros diários, no laboratório de física e seus resultados são testados em contextos musicais de forma individualizada ou na Banda de Música, no qual os alunos também fazem parte. Essa prática faz com que os alunos se sintam atraídos pela pesquisa acadêmica e estimulados nos ensaios da banda, uma vez que eles utilizam esse instrumento musical nos ensaios. Os alunos realizam reuniões extras, dependendo da necessidade, sendo orientados pelos professores de Música e Eletroeletrônica. Desse modo, os resultados que estão sendo obtidos são de uma forma de ensino que dinamiza o olhar do aluno em relação ao aprendizado, tornando-se mais atrativa e possibilitando uma visão geral que os saberes podem propiciar em sua vida. Em um sentido mais amplo de educação, como consequência, tem se observado que os alunos passam a ter um pensamento mais reflexivo, crítico e humano; uma vez que todo esse contexto nasceu de uma dificuldade financeira do campus, trazendo uma maior união entre os alunos da Banda de Música. Neste sentido, fica claro que práticas pedagógicas que possam dinamizar o ensino, tornando o aprendizado mais atrativo, se mostra como uma excelente opção para o desenvolvimento educacional de nossas instituições de ensino. Palavras-chave: Educação, Ensino Integrado, Formação Humana, Pratica Docente. Referências NOSSELA, Paolo. Trabalho e perspectiva de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Universidade Federal de São Carlos, Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: Um Ensaio sobre Música e Educação. Editora UNESP. 2008. RAMOS, M. N.. Concepção do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico. 2005. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

NA BATIDA DA EDUCAÇÃO: UMA AÇÃO INTEGRADA DE MÚSICA E ELETRÔNICA Rubens Tadeu Passos Carneiro / rubenstadeumusicpc@hotmail.com Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia. Pedro Henrique Almeida Miranda / Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia. Eixo Temático: Processo de Ensino e aprendizagem - com ênfase em na inovação tecnológica, metodologia e prática docente. Resumo Desde os povos antigos, como na Grécia, acreditavam-se no poder da música como ferramenta na formação do homem. Dessa forma, era grande o valor atribuído à educação musical, pois se acreditava que ela colaborava na composição do caráter e da cidadania. Nos dias atuais, essa composição se faz cada vez mais necessária em nosso meio, pois antes de pensarmos em nos formarmos profissionais, devemos refletir em nossa construção humana. Portanto, o projeto apresenta um trabalho desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, campus Caucaia, que estimula uma ação pedagógica, de caráter integrado, interdisciplinarizando as áreas de música e eletroeletrônica, construindo uma bateria eletrônica que simula o som de uma acústica, onde procura fomentar práticas de ensino que possibilite ao aluno um conhecimento específico, mas, também, possa prover uma formação unitária, na constituição de um pensamento mais crítico e reflexivo, tornando-se um ser mais ativo, observando os problemas existentes ao seu redor. Cada vez mais a educação vem se inclinando para um desenvolvimento curricular relacionado com o mercado de trabalho, onde se constrói uma hierarquização das disciplinas, na qual, as que são voltadas para esse mundo, recebem uma maior atenção. E a pergunta surge: e a formação humana? Será que ela está sendo desenvolvida no ambiente escolar? Sendo assim, o projeto procura mostrar que esse modo de educação universal, que promovem ações integradas de natureza interdisciplinar, pode ajudar a fomentar uma matriz curricular, na busca por uma qualidade do éthos de nossa sociedade. Portanto, um sistema de educação, que motiva atividades de caráter integrado, pode gerar resultados satisfatórios a um modo de ensino que viabilize uma visão geral de conhecimentos, contribuindo na elaboração de um ser capaz de pensar e sentir. Neste sentido, o projeto desenvolve um trabalho que tem como objetivo permitir, aos alunos envolvidos, práticas docentes que possam proporcionar uma formação geral em que o aluno tenha possibilidades de adquirir conhecimentos específicos e humanos. Ofertar aos discentes ações que contribuam para seu desenvolvimento acadêmico, por meio da pesquisa, onde possa ser criado um habitus que colabore para absorção de capitais que o ajudarão em seu desenvolvimento cognitivo. Estimular a construção de um campo social em que as áreas de humanas e específicas, possam ter o mesmo poder simbólico, assim, o aluno possa desfrutar de um ambiente em que todas as formas de conhecimentos possam ser acessadas. É correto afirmar que a música é a mais imediata expressão de eros, uma ponte entre ideia e fenômeno. Nessa concepção, o principal papel da música é pedagógico, pois, sendo, responsável pela ética e pela estética, está implicada na construção da moral e do caráter da nação, o que a transforma em evento público e não privado. Segundo a concepção helênica, a boa música promove o bem-estar e determina as normas de conduta moral, enquanto a música de baixa qualidade destrói. Sendo assim, a música tem o poder de estimular nossos sentimentos, sendo instrumento que desenvolve sensibilidades importantes em nosso convívio social, possibilitando experiências de vida que agregam sabedorias que nos ajudam a desenvolvermos como seres humanos. 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