Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MONITORIA DE MATEMÁTICA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO

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Dos 70 países que participaram do PISA em 2015, o Brasil (segundo dados do PISA/OCDE) foi representado por 23.141 estudantes de 841 escolas das 27 unidades federativas, assim, ocupou a sexagésima quinta posição na classificação das médias do Exame de Matemática. Estes dados preocupantes fornecidos pelos indicadores do PISA está relacionado ao bloqueio cultural da sociedade com as disciplinas que envolvem números e as fórmulas, que motivaram os autores deste trabalho a pensarem em um projeto de extensão que auxiliasse a comunidade de Cornélio Procópio no que diz respeito aos conteúdos de matemática, em forma de monitoria, com o intuito de sanar dúvidas específicas de conteúdos de matemática. Além disso, o projeto também traz a ideia de aproximar discentes do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR a atuação docente, no qual estes obteriam acesso à oportunidade de refinarem sua proficiência em lecionar através de atendimentos individuais ou a grupos com pequenas quantidades de alunos. Os alunos (monitores) responsáveis, com o intermédio dos coordenadores do projeto, fizeram atividades de divulgação nas escolas da rede estadual do núcleo de Cornélio Procópio. Professores coordenadores do projeto buscaram parceria com órgãos públicos da cidade, em específico os vinculados à cultura e educação, e com o esforço da equipe tornou-se possível a realização do projeto no prédio da Biblioteca Municipal, localizado no Centro da cidade. Com isso, os atendimentos à comunidade iniciaram-se no ano de 2016, o sucesso conquistado e a quantidade de atendimentos aumentando cada vez mais requisitou um aumento do número de monitores e a realocação para um melhor espaço, passando a serem um total de quatro alunos do curso de Licenciatura em Matemática e outra Biblioteca Municipal com um melhor espaço para realização do projeto, contendo sala de aula para atendimentos a grupos de alunos que estudavam o mesmo conteúdo. O atendimento é realizado com diversos métodos de ensino, uma vez que os monitores precisam se adequar para um melhor ensino no contexto de cada necessidade individual. De um modo geral, ao tornar as dúvidas conhecimento dos monitores, eles se sentam com os alunos, estabelecem um diálogo, explicam a essência do conteúdo, dão exemplos, resolvem de forma acompanhada um dos exercícios relacionado e avaliam o desenvolvimento de exercícios pelo aluno. Caso este desenvolvimento esteja falho, ocorre um processo de análise do pensamento matemático representado, assim, os monitores indicavam os pontos errôneos, ocorrendo uma nova explicação quando necessário. Não havia roteiro pré-estabelecido dos monitores, para se atingir uma didática que mais se aproxime da ideal, foi pensado nos dois tipos de atendimento possíveis em dias de regência do projeto, o individual e o em grupo. O atendimento individual é priorizado, de forma com que a atenção exclusiva dos monitores é mais benéfica para o aluno. Contudo, era realizado o atendimento em grupo sempre que possível, pois segundo Brait "a interação é um componente do processo de significação, de construção de sentido e que faz parte de todo ato de linguagem" (2001, p. 194), de forma que os alunos e monitores interajam ao resolver os exercícios. Para oferecer o melhor atendimento possível aos que procuram ajuda na monitoria, os monitores dialogavam entre si discorrendo sobre o contexto da aprendizagem dos alunos que frequentavam a monitoria, dessa forma, tornou-se possível oferecer um bom acompanhamento para os alunos que compareciam regularmente. Foi desenvolvida uma página no Facebook, com isso, pode-se garantir um atendimento para as pessoas sem disponibilidade de horário para ao atendimento presencial. Com a extensa divulgação e aderência de professores da rede Estadual de Ensino da cidade, os monitores fizeram um total de 440 atendimentos no período letivo referente a 2016 até a metade de 2018. O projeto atendeu alunos de seis das treze escolas estaduais de Cornélio Procópio. Destacam-se o atendimento a alunos das Escolas Colégio Estadual André Seugling, Colégio Estadual Monteiro Lobato e o Colégio Estadual Cristo Rei, que originaram a maior proporção de alunos que frequentaram os atendimentos. O projeto se tornou bastante conhecido na cidade, professores de matemática incentivaram os alunos a irem e a prefeitura da Cidade divulgou o projeto a escolas municipais. Por fim, a experiência da participação no projeto da monitoria na Biblioteca Municipal de Cornélio Procópio, para os alunos que atuam como monitores é incalculável, uma vez que foram colocados para atuar diretamente em contato com o público-alvo que trabalharão depois de formados e também, de certa maneira, acabaram aprendendo mais do que as próprias pessoas que os procuram para tirar dúvidas. Palavras-chave: Monitoria, Matemática, Biblioteca, Cornélio Procópio Referências INEP. PISA BRASIL. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa-no-brasil Acesso em: 02/08/2018 Facebook. Monitoria Biblioteca Municipal de Cornélio Procópio. Disponível em: https://www.facebook.com/monitoriautfpr/ BRUMATTI, R. N. M.; CHUFI, F. A. Administrando um experimento de Monitoria Virtual no ensino de engenharia. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

MONITORIA DE MATEMÁTICA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO Rafael Gustavo Rospirski/rafaelrospirski@gmail.com/UTFPR-CP Eixo Temático: Projeto de Extensão: O ensino de Matemática por monitoria na Biblioteca Municipal de Cornélio Procópio. Agência Financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Resumo No ano de 2015, foi realizado o Programme for International Student Assessment (PISA), que é um processo de avaliação comparada, aplicada aos alunos a partir do oitavo ano do ensino fundamental, na faixa etária dos 15 anos. O PISA gera indicadores que contribuem para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a incentivar políticas de melhoria do ensino básico. Dos 70 países que participaram do PISA em 2015, o Brasil (segundo dados do PISA/OCDE) foi representado por 23.141 estudantes de 841 escolas das 27 unidades federativas, assim, ocupou a sexagésima quinta posição na classificação das médias do Exame de Matemática. 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