Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MOBILIZAÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo delinear a extensão da implantação do Programa Residência Pedagógica nos cursos de Licenciatura da Universidade de Pernambuco campus Mata Norte no seu primeiro semestre de vigência. O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Muitos desafios foram e ainda são enfrentados pela realidade histórica do componente estágio curricular, embora muitas pesquisas têm sido desenvolvidas (PIMENTA, 2010; PIMENTA e LIMA 2012; ZEICHNER, 2010; SILVESTRE e VALENTE, 2014) em torno dessa questão ainda não se veem grandes avanços quanto a sua práxis nas escolas. E uma das críticas bastante comum apresentada nos diversos estudos é de que os estagiários nas redes de ensino atuam em condições muito difíceis e, por vezes, com pouca ou nenhuma orientação e acompanhamento. Outro ponto bastante discutido é a indefinição do lugar social do estágio na instituição e nas relações de ensino (FONTANA, 2013). Nesse contexto o estágio resume-se a momentos de observação da aula da professora e, posteriormente, à "reprodução" de algumas técnicas de ensino em poucos momentos da aula, e a preenchimento de relatórios para prestar conta no final da etapa, à professora orientadora do estágio. Entendemos que o estágio não é simplesmente transformar as experiências individuais e coletivas em conhecimento profissional. Estabelecer relações entre a formação de professores e os projetos educativos das escolas torna-se indispensável ao se propor uma ação efetiva de formação docente. Conforme Piconez (2010) o estágio deve levar a prática a reflexão sobre a prática vivida e concebida teoricamente de modo a perceber os problemas que permeiam as atividades e a fragilidade da prática. Desse modo, destacamos um dos objetivos do RP que é o de promover a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica. A implantação do PRP está estruturada em linhas de trabalho que têm, como proposta, possibilitar aos residentes dividirem-se em grupos, sendo estes, orientados por professores-preceptores onde a aproximação ao processo educativo é oportunizada a partir das experiências de sala de aula, do contexto escolar, da organização do trabalho pedagógico do professor formador e da escola. Para isso, consta na estruturação do PRP a organização de etapas na qual a primeira consta o residente reconhecer o espaço escolar, estabelecer junto com a professora preceptora as primeiras relações com a Escola como espaço de conhecimento e aprendizagem. Em seguida, esboça-se o plano de ação a ser desenvolvido onde houver a demanda, ou seja, sobre as interlocuções necessárias aos fazeres pedagógicos para na última etapa os residentes desenvolverão o plano de ação através de subprojetos educativos. Este estudo atenderá duas etapas: (1) pesquisa documental dos projetos elaborados por cada orientador dos Cursos contemplados pelo Programa e (2) análise das perspectivas das preceptoras envolvidas sobre o PRP. A partir da apresentação das ações propostas por cada orientador nos encontros realizados observamos uma preocupação em realizar práticas pedagógicas interdisciplinares e inovadoras com a proposta de construir materiais didáticos voltados para as demandas de aprendizagem de cada área. Palavras chave: Residência Pedagógica, formação de professores, práticas pedagógicas, Referências: FONTANA, Roseli A. Cação. O estágio curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apontamentos sobre o processo de inserção no campo de estágio. In: Olh@ares, Guarulhos, v. 1, n. 1, p. 141-162, maio, 2013. PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 20. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 2010. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012. SILVESTRE: Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504. set./dez. 2010.

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