Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERLOCUÇÕES

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Nesse sentido, a interdisciplinaridade é muito mais do que uma simples junção de disciplinas, ou comunicação de ideias, é o resultado do compromisso profissional do educador, da responsabilidade pessoal, do aprofundamento teórico permanente, do envolvimento em projetos, enfim, de se estar em constante formação. Portanto, mais do que formular um conceito para interdisciplinaridade, buscamos compreender seu papel e suas implicações nos processos de interação e prática docente, no âmbito da formação de professores. Nos ambientes de aprendizagem são inúmeras as relações que intervém no processo de construção do conhecimento. Isso torna o trabalho do professor complexo à medida em que o docente necessita de preparo para professorar. Nesse sentido, necessitamos de uma formação docente que possibilite um aprendizado sob uma perspectiva interdisciplinar que busque outras "formas de ensinar e de aprender que ampliem significativamente as possibilidades de inclusão, alterando profundamente os modelos cristalizados pela escola tradicional" (THIESEN, 2008, p.7). Para isso, é necessário que o docente seja um profissional capaz de desenvolver uma visão ampla, sabendo que apenas o conhecimento de sua área de formação não é suficiente para responder às necessidades da contemporaneidade relativas ao processo de ensino e aprendizagem. Na busca do ser interdisciplinar, o docente aprende a pesquisar suas próprias ações e a si mesmo. Conforme Fazenda (2013, p.21), "duvidar da própria prática, analisá-la e transformá-la faz parte do quadro de referências do docente interdisciplinar". Nesse viés, acreditamos que a "a aprendizagem é uma transformação na convivência" (MATURANA; DÁVILA, 2006 p. 32). A partir do exposto apresentaremos ao leitor parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento que busca compreender como se mostra a formação docente a partir do conversar dos Professores Supervisores e dos Licenciandos de diferentes cursos, ambos participantes do Subprojeto Interdisciplinar[1] do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo é delineado pela pesquisa qualitativa (MINAYO, 2006) e expõe algumas compreensões construídas a partir de um dos discursos coletivizados, elaborados por meio da Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE E LEFÈVRE, 2005). A produção das informações discursivas se deu ao final do segundo semestre de 2016, por meio de questionários online. Estes questionários continham perguntas que poderiam ser respondidas automaticamente. As respostas foram mantidas em sigilo, e da mesma maneira a identidade dos respondentes. Nesse trabalho apresentamos compreensões acerca da formação docente a partir do Discurso Coletivizado (DSC1), construído com o material discursivo fornecido pelos Supervisores. Nesse discurso os Supervisores apresentam seus olhares acerca da contribuição do Pibid na formação dos Licenciandos. Analisando o DSC1, entendemos que o trabalho do professor tem se tornado cada vez mais complexo, o que acarreta à necessidade de uma formação docente que busque estratégias de melhoramento nos processos formativos. Desse modo, a inserção dos licenciandos no ambiente escolar foi um dos fatores que contribuiu no processo de formação, oportunizando experiências vivenciadas a partir do convívio com o próprio ambiente de trabalho, nesse caso, a escola. Essa experiência segundo os Supervisores, foi um aprendizado muito significante, pois mexeu com vários aspectos do trabalho de uma equipe diretiva, dos educadores e educandos, oportunizando uma visão ampla para o bolsista de como funciona uma escola (DSC1). Nesse sentido, entendemos que "na escola, no diálogo com os outros professores é que se aprende a profissão" (NÓVOA, 2009, p.27). Acreditamos que desenvolver um trabalho interdisciplinar não é tarefa fácil, à medida que somos alicerçados a uma formação com raízes na disciplinaridade e por isso, compreendemos que a busca por uma formação docente com viés interdisciplinar é um desafio constante. No entanto, é no conversar que construímos estratégias a serem desenvolvidas pelo coletivo. O conversar entre sujeitos com formações em diferentes áreas do conhecimento, acrescentou na construção dos saberes docentes à medida que o diálogo com seus pares se estabelecia. Essas relações possibilitaram práticas de cooperação no viés interdisciplinar, o que pode ser constatado pelos Supervisores ao afirmarem que: juntos podemos pensar método, didática e ações, que sem o projeto na escola, levamos tempos para construir com tanto envolvimento (DSC1). Dessa forma, as relações interpessoais têm o potencial de contribuir para uma formação docente e interdisciplinar. Logo, ao pensarmos em ações construídas por um coletivo, percebemos o imbricamento dessas ações com a aprendizagem, sendo esta "uma transformação na convivência' (MATURANA; DÁVILA, 2006 p. 32). Nessa perspectiva, acreditamos que processos de formação, como os do Pibid, têm contribuído para uma formação mais ampla que proporciona aos Licenciandos outras experiências para além, do Estágio Supervisionado. Para os Supervisores, os licenciandos levam deste projeto, conhecimento científico, organização de tempo espaço, material, desenvolvimento da ética e a certeza que o trabalho interdisciplinar é possível (DSC1). Diante do exposto e a partir de nossas reflexões, pautadas no olhar dos Supervisores para a experiência no Subprojeto Interdisciplinar, entendemos que a formação docente nesse espaço de formação tem contribuído para uma ruptura com a disciplinaridade à medida que são desenvolvidas ações colaborativas em espaços educativos. Concluímos que as ações desenvolvidas no Subprojeto Interdisciplinar do Pibid têm cooperado positivamente para uma formação docente calcada na aprendizagem coletiva, no compartilhamento de ideias e no diálogo entre universidade e escola. Dessa forma, a interdisciplinaridade está sendo construída no compartilhar com o outro na convivência, colaborando indiretamente para a formação continuada dos Supervisores e de certa forma, construindo olhares interdisciplinares aos Licenciandos. Palavras-chave: Formação Docente, Interdisciplinaridade, Pibid Referências FAZENDA, Ivani. Catarina Arantes. A pesquisa como eixo da formação de docentes interdisciplinares. In: (coord.) Formação de docentes interdisciplinares. Curitiba, PR: CRV, 2013. LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxiasdo Sul: Educs, 2005. MATURANA, Humberto. DÁVILA, Ximena. Biologíadelconocer y Biologíadel amar: desde la matriz biológica de la existência humana. Revista PRELAC -Proyecto Regional para América Latina y el Caribe, Santiago Chile, n. 2, p. 30-39, 2006. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9 ed. São Paulo: Hucitec/ Rio de Janeiro: Abrasco; 2006. NÓVOA, António. (Org). Professores: imagens do futuro presente. Portugal, Lisboa: Educa, 2009. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39, set./dez. 2008. Disponível em:. Acesso em: 24 out.2017."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERLOCUÇÕES, ENLACES E PERSPECTIVAS Suvania Acosta de Oliveira Pureza/suvaniapureza@hotmail.com/Universidade Federal do Rio Grande Elaine Corrêa Pereira/ elainepereira@prolic.furg.br/ Universidade Federal do Rio Grande Eixo Temático: Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de crise democrática Resumo O exercício do diálogo entre escola e universidade, sobre as práticas docentes na perspectiva interdisciplinar, pode contribuir na formação de professores. A medida que se busca uma interdisciplinaridade construída no coletivo, o trabalho interdisciplinar vai além do conversar entre as disciplinas, pois, possibilita diferentes olhares para o mesmo contexto. Nesse sentido, a interdisciplinaridade é muito mais do que uma simples junção de disciplinas, ou comunicação de ideias, é o resultado do compromisso profissional do educador, da responsabilidade pessoal, do aprofundamento teórico permanente, do envolvimento em projetos, enfim, de se estar em constante formação. Portanto, mais do que formular um conceito para interdisciplinaridade, buscamos compreender seu papel e suas implicações nos processos de interação e prática docente, no âmbito da formação de professores. Nos ambientes de aprendizagem são inúmeras as relações que intervém no processo de construção do conhecimento. Isso torna o trabalho do professor complexo à medida em que o docente necessita de preparo para professorar. Nesse sentido, necessitamos de uma formação docente que possibilite um aprendizado sob uma perspectiva interdisciplinar que busque outras "formas de ensinar e de aprender que ampliem significativamente as possibilidades de inclusão, alterando profundamente os modelos cristalizados pela escola tradicional" (THIESEN, 2008, p.7). Para isso, é necessário que o docente seja um profissional capaz de desenvolver uma visão ampla, sabendo que apenas o conhecimento de sua área de formação não é suficiente para responder às necessidades da contemporaneidade relativas ao processo de ensino e aprendizagem. Na busca do ser interdisciplinar, o docente aprende a pesquisar suas próprias ações e a si mesmo. Conforme Fazenda (2013, p.21), "duvidar da própria prática, analisá-la e transformá-la faz parte do quadro de referências do docente interdisciplinar". Nesse viés, acreditamos que a "a aprendizagem é uma transformação na convivência" (MATURANA; DÁVILA, 2006 p. 32). A partir do exposto apresentaremos ao leitor parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento que busca compreender como se mostra a formação docente a partir do conversar dos Professores Supervisores e dos Licenciandos de diferentes cursos, ambos participantes do Subprojeto Interdisciplinar[1] do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo é delineado pela pesquisa qualitativa (MINAYO, 2006) e expõe algumas compreensões construídas a partir de um dos discursos coletivizados, elaborados por meio da Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE E LEFÈVRE, 2005). A produção das informações discursivas se deu ao final do segundo semestre de 2016, por meio de questionários online. Estes questionários continham perguntas que poderiam ser respondidas automaticamente. As respostas foram mantidas em sigilo, e da mesma maneira a identidade dos respondentes. Nesse trabalho apresentamos compreensões acerca da formação docente a partir do Discurso Coletivizado (DSC1), construído com o material discursivo fornecido pelos Supervisores. Nesse discurso os Supervisores apresentam seus olhares acerca da contribuição do Pibid na formação dos Licenciandos. Analisando o DSC1, entendemos que o trabalho do professor tem se tornado cada vez mais complexo, o que acarreta à necessidade de uma formação docente que busque estratégias de melhoramento nos processos formativos. Desse modo, a inserção dos licenciandos no ambiente escolar foi um dos fatores que contribuiu no processo de formação, oportunizando experiências vivenciadas a partir do convívio com o próprio ambiente de trabalho, nesse caso, a escola. 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