Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FIGURAS DE LINGUAGEM: A MÚSICA COMO PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52158
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2449
    "inscrito_id" => 473755
    "titulo" => "FIGURAS DE LINGUAGEM: A MÚSICA COMO PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma experiência de ensino de Língua portuguesa através da música realizada em uma escola de tempo integral de ensino médio no município de Redenção, Ceará. Esta ação está vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID através do subprojeto do Curso de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. O subprojeto PIBID Letras - Língua Portuguesa objetiva o aprimoramento da formação dos graduandos em uma perspectiva de ensino de língua que integre leitura, produção de texto, oralidade e ensino de gramática. Em conformidade com as diretrizes curriculares oficiais (PCN), a Educação Básica deve preparar os alunos para o uso competente da língua. Assim, a proposta do Curso de Letras Ceará da UNILAB para o PIBID prioriza as práticas relacionadas à formação em leitura, escrita e oralidade, objetivando, da parte dos graduandos, o desenvolvimento de saberes ligados à prática e ao cotidiano escolar, levando os bolsistas a compreender o contexto de atuação profissional e a iniciar um processo de construção de sua identidade docente. Para embasar a prática dos discentes em formação, fundamentamos nosso trabalho a partir dos pressupostos teóricos que sustentam o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), Bronckart (2006), referindo-se, mais especificamente, ao papel decisivo da linguagem e do pensamento consciente para o desenvolvimento humano. Assim, realizamos na escola parceira atividades que promovam a participação do aluno, considerando suas preferências e conhecimentos que já possuem, para, com isso, ampliar as capacidades de linguagem dos alunos. Outro aspecto que podemos ressaltar com essas ações está relacionado aos saberes para ensinar, ou seja, às estratégias envolvidas no agir do bolsista-professor em formação; dentro dessa perspectiva, discutiremos sobre que práticas podem ser realizadas em sala de aula para promover a aprendizagem de forma prazerosa e efetiva. Neste relato, apresentamos uma das atividades realizadas em sala de aula que obteve êxito em relação à aprendizagem dos alunos da escola, pois foi notável o interesse que a turma passou a ter nas aulas após o uso desta metodologia. Foi aplicada uma atividade sobre figuras de linguagem em uma turma de Terceiro ano do ensino médio da Escola Padre Saraiva Leão no município de Redenção-CE. A atividade consistiu em utilizar músicas com o propósito de trabalhar de forma lúdica os conteúdos relacionados ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Sabe-se que as Figuras de Linguagem são recursos que permitem maior expressividade no ato da comunicação e estão presentes em músicas, poesias e textos que demonstram expressividade. (SILVA, 2018). Desse modo, as figuras de linguagem se tornam elementos frequentes em questões do ENEM, e ter conhecimento das principais, é de fundamental importância para que os estudantes obtenham bons resultados nos processos avaliativos. Assim, trabalhamos de forma dinâmica e recreativa estes conceitos, trazendo músicas escolhidas pelos alunos para identificarmos as figuras de linguagem. As músicas mais escolhidas pelos estudantes para a análise foram: "Lembranças" do cantor de Rap Hungria e "Tempo Perdido" da banda Legião Urbana. Ambas as canções foram cantadas e tocadas em sala de aula, com o acompanhamento de instrumentos musicais como violão e pandeiro. Dessa forma, conseguimos cativar atenção dos alunos, interagindo com eles e trabalhando o conteúdo proposto para a aula. Então, abordamos na aula, sete tipos de figuras de linguagem: Elipse, Metonímia, Metáfora, Hipérbole, Anáfora, Antítese e Antonomásia. Nesse sentido, para dar conta de todo o conteúdo, utilizamos da seguinte metodologia: revisamos as figuras de linguagem, trabalhando as principais características de cada uma, mostrando aos alunos, os contextos em que cada uma delas acontece e como é possível identificá-las; cantamos as músicas escolhidas pelos alunos como uma forma de atrair a atenção deles, interagindo e os estimulando a cantar conosco; propomos esta atividade após a exposição do conteúdo para que eles identificassem as figuras de linguagem presente nas canções. Para obtenção da avaliação dos participantes do método aplicado na aula, foi aplicada uma entrevista composta por duas perguntas, realizada na sala de multimeios da escola, ambiente mais privativo, de forma a contribuir com a privacidade das respostas. Participaram da pesquisa, três estudantes voluntários do terceiro ano e as respostas foram gravadas e transcritas. Podemos apresentar como resultado que a metodologia utilizada como prática de ensino foi avaliada positivamente por nós e pelos próprios alunos: eles participaram e identificaram com poucas dificuldades as figuras presentes nas músicas escolhidas. Isso nos mostra que, apesar de termos trabalhado um conteúdo extenso, conseguimos, por meio da interação que a música possibilita, quebrar uma rotina, aproximando-os do conhecimento, o que resultou maior interesse no conteúdo trabalhado em sala de aula. Através desses depoimentos, conseguimos perceber que o objetivo da aula foi atingido, uma vez que os alunos interagiram e conseguiram captar o conteúdo de uma forma mais efetiva através de músicas que eles conhecem e escutam no seu cotidiano. Deste modo, conclui-se que atividades interativas, como a utilização da música, despertam maior interesse dos estudantes em relação aos conteúdos abordados em sala de aula, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Essa ação contribuiu para a formação dos alunos da escola parceira e dos professores em formação do PIBID. Palavras-chave: Ensino, formação, figuras de linguagens. Referências BRONCKART, Jean-Paul. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne: Delachaux et Niestlé. 1997. ______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras. 2006. SILVA, Marina Cabral da. "Figuras de Linguagem"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 17 de outubro de 2018. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:42"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA SUELE DE SOUZA ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52158
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2449
    "inscrito_id" => 473755
    "titulo" => "FIGURAS DE LINGUAGEM: A MÚSICA COMO PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma experiência de ensino de Língua portuguesa através da música realizada em uma escola de tempo integral de ensino médio no município de Redenção, Ceará. Esta ação está vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID através do subprojeto do Curso de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. O subprojeto PIBID Letras - Língua Portuguesa objetiva o aprimoramento da formação dos graduandos em uma perspectiva de ensino de língua que integre leitura, produção de texto, oralidade e ensino de gramática. Em conformidade com as diretrizes curriculares oficiais (PCN), a Educação Básica deve preparar os alunos para o uso competente da língua. Assim, a proposta do Curso de Letras Ceará da UNILAB para o PIBID prioriza as práticas relacionadas à formação em leitura, escrita e oralidade, objetivando, da parte dos graduandos, o desenvolvimento de saberes ligados à prática e ao cotidiano escolar, levando os bolsistas a compreender o contexto de atuação profissional e a iniciar um processo de construção de sua identidade docente. Para embasar a prática dos discentes em formação, fundamentamos nosso trabalho a partir dos pressupostos teóricos que sustentam o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), Bronckart (2006), referindo-se, mais especificamente, ao papel decisivo da linguagem e do pensamento consciente para o desenvolvimento humano. Assim, realizamos na escola parceira atividades que promovam a participação do aluno, considerando suas preferências e conhecimentos que já possuem, para, com isso, ampliar as capacidades de linguagem dos alunos. Outro aspecto que podemos ressaltar com essas ações está relacionado aos saberes para ensinar, ou seja, às estratégias envolvidas no agir do bolsista-professor em formação; dentro dessa perspectiva, discutiremos sobre que práticas podem ser realizadas em sala de aula para promover a aprendizagem de forma prazerosa e efetiva. Neste relato, apresentamos uma das atividades realizadas em sala de aula que obteve êxito em relação à aprendizagem dos alunos da escola, pois foi notável o interesse que a turma passou a ter nas aulas após o uso desta metodologia. Foi aplicada uma atividade sobre figuras de linguagem em uma turma de Terceiro ano do ensino médio da Escola Padre Saraiva Leão no município de Redenção-CE. A atividade consistiu em utilizar músicas com o propósito de trabalhar de forma lúdica os conteúdos relacionados ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Sabe-se que as Figuras de Linguagem são recursos que permitem maior expressividade no ato da comunicação e estão presentes em músicas, poesias e textos que demonstram expressividade. (SILVA, 2018). Desse modo, as figuras de linguagem se tornam elementos frequentes em questões do ENEM, e ter conhecimento das principais, é de fundamental importância para que os estudantes obtenham bons resultados nos processos avaliativos. Assim, trabalhamos de forma dinâmica e recreativa estes conceitos, trazendo músicas escolhidas pelos alunos para identificarmos as figuras de linguagem. As músicas mais escolhidas pelos estudantes para a análise foram: "Lembranças" do cantor de Rap Hungria e "Tempo Perdido" da banda Legião Urbana. Ambas as canções foram cantadas e tocadas em sala de aula, com o acompanhamento de instrumentos musicais como violão e pandeiro. Dessa forma, conseguimos cativar atenção dos alunos, interagindo com eles e trabalhando o conteúdo proposto para a aula. Então, abordamos na aula, sete tipos de figuras de linguagem: Elipse, Metonímia, Metáfora, Hipérbole, Anáfora, Antítese e Antonomásia. Nesse sentido, para dar conta de todo o conteúdo, utilizamos da seguinte metodologia: revisamos as figuras de linguagem, trabalhando as principais características de cada uma, mostrando aos alunos, os contextos em que cada uma delas acontece e como é possível identificá-las; cantamos as músicas escolhidas pelos alunos como uma forma de atrair a atenção deles, interagindo e os estimulando a cantar conosco; propomos esta atividade após a exposição do conteúdo para que eles identificassem as figuras de linguagem presente nas canções. Para obtenção da avaliação dos participantes do método aplicado na aula, foi aplicada uma entrevista composta por duas perguntas, realizada na sala de multimeios da escola, ambiente mais privativo, de forma a contribuir com a privacidade das respostas. Participaram da pesquisa, três estudantes voluntários do terceiro ano e as respostas foram gravadas e transcritas. Podemos apresentar como resultado que a metodologia utilizada como prática de ensino foi avaliada positivamente por nós e pelos próprios alunos: eles participaram e identificaram com poucas dificuldades as figuras presentes nas músicas escolhidas. Isso nos mostra que, apesar de termos trabalhado um conteúdo extenso, conseguimos, por meio da interação que a música possibilita, quebrar uma rotina, aproximando-os do conhecimento, o que resultou maior interesse no conteúdo trabalhado em sala de aula. Através desses depoimentos, conseguimos perceber que o objetivo da aula foi atingido, uma vez que os alunos interagiram e conseguiram captar o conteúdo de uma forma mais efetiva através de músicas que eles conhecem e escutam no seu cotidiano. Deste modo, conclui-se que atividades interativas, como a utilização da música, despertam maior interesse dos estudantes em relação aos conteúdos abordados em sala de aula, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Essa ação contribuiu para a formação dos alunos da escola parceira e dos professores em formação do PIBID. Palavras-chave: Ensino, formação, figuras de linguagens. Referências BRONCKART, Jean-Paul. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne: Delachaux et Niestlé. 1997. ______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras. 2006. SILVA, Marina Cabral da. "Figuras de Linguagem"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 17 de outubro de 2018. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:42"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA SUELE DE SOUZA ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma experiência de ensino de Língua portuguesa através da música realizada em uma escola de tempo integral de ensino médio no município de Redenção, Ceará. Esta ação está vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID através do subprojeto do Curso de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. O subprojeto PIBID Letras - Língua Portuguesa objetiva o aprimoramento da formação dos graduandos em uma perspectiva de ensino de língua que integre leitura, produção de texto, oralidade e ensino de gramática. Em conformidade com as diretrizes curriculares oficiais (PCN), a Educação Básica deve preparar os alunos para o uso competente da língua. Assim, a proposta do Curso de Letras Ceará da UNILAB para o PIBID prioriza as práticas relacionadas à formação em leitura, escrita e oralidade, objetivando, da parte dos graduandos, o desenvolvimento de saberes ligados à prática e ao cotidiano escolar, levando os bolsistas a compreender o contexto de atuação profissional e a iniciar um processo de construção de sua identidade docente. Para embasar a prática dos discentes em formação, fundamentamos nosso trabalho a partir dos pressupostos teóricos que sustentam o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), Bronckart (2006), referindo-se, mais especificamente, ao papel decisivo da linguagem e do pensamento consciente para o desenvolvimento humano. Assim, realizamos na escola parceira atividades que promovam a participação do aluno, considerando suas preferências e conhecimentos que já possuem, para, com isso, ampliar as capacidades de linguagem dos alunos. Outro aspecto que podemos ressaltar com essas ações está relacionado aos saberes para ensinar, ou seja, às estratégias envolvidas no agir do bolsista-professor em formação; dentro dessa perspectiva, discutiremos sobre que práticas podem ser realizadas em sala de aula para promover a aprendizagem de forma prazerosa e efetiva. Neste relato, apresentamos uma das atividades realizadas em sala de aula que obteve êxito em relação à aprendizagem dos alunos da escola, pois foi notável o interesse que a turma passou a ter nas aulas após o uso desta metodologia. Foi aplicada uma atividade sobre figuras de linguagem em uma turma de Terceiro ano do ensino médio da Escola Padre Saraiva Leão no município de Redenção-CE. A atividade consistiu em utilizar músicas com o propósito de trabalhar de forma lúdica os conteúdos relacionados ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Sabe-se que as Figuras de Linguagem são recursos que permitem maior expressividade no ato da comunicação e estão presentes em músicas, poesias e textos que demonstram expressividade. (SILVA, 2018). Desse modo, as figuras de linguagem se tornam elementos frequentes em questões do ENEM, e ter conhecimento das principais, é de fundamental importância para que os estudantes obtenham bons resultados nos processos avaliativos. Assim, trabalhamos de forma dinâmica e recreativa estes conceitos, trazendo músicas escolhidas pelos alunos para identificarmos as figuras de linguagem. As músicas mais escolhidas pelos estudantes para a análise foram: "Lembranças" do cantor de Rap Hungria e "Tempo Perdido" da banda Legião Urbana. Ambas as canções foram cantadas e tocadas em sala de aula, com o acompanhamento de instrumentos musicais como violão e pandeiro. Dessa forma, conseguimos cativar atenção dos alunos, interagindo com eles e trabalhando o conteúdo proposto para a aula. Então, abordamos na aula, sete tipos de figuras de linguagem: Elipse, Metonímia, Metáfora, Hipérbole, Anáfora, Antítese e Antonomásia. Nesse sentido, para dar conta de todo o conteúdo, utilizamos da seguinte metodologia: revisamos as figuras de linguagem, trabalhando as principais características de cada uma, mostrando aos alunos, os contextos em que cada uma delas acontece e como é possível identificá-las; cantamos as músicas escolhidas pelos alunos como uma forma de atrair a atenção deles, interagindo e os estimulando a cantar conosco; propomos esta atividade após a exposição do conteúdo para que eles identificassem as figuras de linguagem presente nas canções. Para obtenção da avaliação dos participantes do método aplicado na aula, foi aplicada uma entrevista composta por duas perguntas, realizada na sala de multimeios da escola, ambiente mais privativo, de forma a contribuir com a privacidade das respostas. Participaram da pesquisa, três estudantes voluntários do terceiro ano e as respostas foram gravadas e transcritas. Podemos apresentar como resultado que a metodologia utilizada como prática de ensino foi avaliada positivamente por nós e pelos próprios alunos: eles participaram e identificaram com poucas dificuldades as figuras presentes nas músicas escolhidas. Isso nos mostra que, apesar de termos trabalhado um conteúdo extenso, conseguimos, por meio da interação que a música possibilita, quebrar uma rotina, aproximando-os do conhecimento, o que resultou maior interesse no conteúdo trabalhado em sala de aula. Através desses depoimentos, conseguimos perceber que o objetivo da aula foi atingido, uma vez que os alunos interagiram e conseguiram captar o conteúdo de uma forma mais efetiva através de músicas que eles conhecem e escutam no seu cotidiano. Deste modo, conclui-se que atividades interativas, como a utilização da música, despertam maior interesse dos estudantes em relação aos conteúdos abordados em sala de aula, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Essa ação contribuiu para a formação dos alunos da escola parceira e dos professores em formação do PIBID. Palavras-chave: Ensino, formação, figuras de linguagens. Referências BRONCKART, Jean-Paul. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne: Delachaux et Niestlé. 1997. ______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras. 2006. SILVA, Marina Cabral da. "Figuras de Linguagem"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 17 de outubro de 2018.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.