Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM COMPARATIVO DO ESTILO DE APRENDIZAGEM ENTRE O ENSINO MÉDIO REGULAR E A EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA)

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B., 2013 "Os alunos do EJA são marginalizados, sofrem preconceito, vergonha, críticas e tais problemáticas estão presentes tanto na vida em comunidade como na família". O autor FARIAS P. L. D., 2012 cita que a EJA é vista como uma "miniatura do ensino regular", visto que os alunos ingressantes na mesma se prejudique no futuro em avaliações como (Enem e vestibulares), tendo em vista o tempo que em que se trabalha os conceitos e conteúdos inclusive na química são poucos para se construir um conhecimento que seja consolidado em cima do que foi aprendido. Sabe-se que o ensino médio é uma etapa intermediária entre o ensino fundamental e o ensino superior, sendo assim, ele deve ser realizado com maior um espaço de tempo, e ter compatibilidade, há necessidade de se aprofundar em conceitos aprendidos no ensino fundamental, por meio da disseminação de diversas disciplinas (Ex: no ensino fundamental se estuda ciências, e no ensino médio se estuda Biologia, Física e Química). Essa alta carga de disciplinas é seguida de conteúdos que em alguns cursos de ensino superior servem como pré-requisitos. Visto que o ensino médio regular é uma etapa conclusiva da educação básica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), tem-se como finalidade "promover a formação integral do educando, preparando-o para o exercício da cidadania, para o prosseguimento dos estudos e para a inserção no mundo do trabalho, formando, dessa forma, cidadãos autônomos e atuantes na sociedade." Sendo conhecida por lei, que tem como objetivo aprofundar, e desenvolver os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. A EJA é uma modalidade de ensino, onde se inclui os níveis da educação básica - ensino fundamental e médio, a mesma é designada às pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional. Desta forma, a EJA, possibilita que os alunos que evadiram, retorne e conclua os estudos, em um menor tempo. O surgimento desta modalidade de ensino teve sua origem nas demandas de qualificação de mão de obra para atender as necessidades de produção industrial. Através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) foi possível desenvolver esse comparativo entre EJA e Ensino Médio Regular, que de modo, foi desenvolvido conhecimento pedagógico, tendo uma grande relevância perante as práticas pedagógicas realizadas por docentes. Assim sendo, constata-se que a atuação dos docentes vai além das teorias pedagógicas trabalhadas na academia, trata-se de uma inserção no âmbito escolar promovendo um contato direto com a realidade docente e as necessidades da comunidade escolar. O conteúdo que foi analisado, desenvolvido e avaliado com ambas as turmas é conhecido como funções orgânicas nomenclaturas da disciplina de química orgânica (estuda os compostos derivados carbono), o mesmo é um tema recorrente no Enem e em vestibulares, e tem se tornando cada vez maior o número de questões relacionadas a esse conteúdo. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo analisar, desenvolver e avaliar o nível de aprendizagem através do desenvolvimento de estratégias, dando apoio e assessorando o professor preceptor da disciplina de química. As atividades propostas foram elaboradas e realizadas no 2° semestre de 2018 com 60 alunos, nas turmas do 3° EJA e 3° do Ensino Regular, no período noturno, em uma Escola Estadual, situada no município de Uberaba-MG, participante do Programa de Residência Pedagógica. É pertinente afirmar que os objetivos entre o Ensino Regular e a EJA, são distintos, uma vez que o perfil do segundo grupo é composto por trabalhadores lutam para superar suas condições de vida (moradia, saúde, alimentação, transporte, emprego, etc) que estão na raiz do problema do analfabetismo. Sabendo disso é fatídico afirmar os resultados analisando a seguir: as seguintes médias do 3° ano do ensino médio regular para os exercícios de funções orgânicas foram de 8,57, na cruzadinha que abordou a nomenclatura o resultado obtido foi de 8,55 sendo superiores às médias do 3° EJA com 8,43 e 6,27 respectivamente, são plausíveis, justificada pela baixa idade facilitando a compreensão e a memorização dos mesmos, é dada à repetição e freqüência dos exercícios, capacitando este para posteriormente obter êxito no vestibular. O que justificaria o rendimento abaixo do esperado para a EJA comparado ao regular pode também ser atribuído ao perfil do aluno, uma vez que os mesmos estão focando em um mundo do trabalho e as práticas sociais, consolidando a preparação para o exercício da cidadania e assegurando a preparação para o trabalho. É preciso levar em consideração os objetivos desses alunos ao procurarem o espaço escolar. Proporcionar principalmente aos alunos da EJA, aulas mais próximas ao seu cotidiano, utilizando das experiências do dia a dia das suas profissões para enfatizando a importância dos conceitos, deixando as aulas mais convidativas, facilitando a compreensão, o comprometimento é primordial para melhora dos rendimentos. Observar alterações dos objetivos da EJA, da metodologia de trabalho dos educadores que atuam nesta modalidade de ensino, dos conteúdos a serem trabalhados e do tipo de avaliação a ser realizada, é de suma importância para a oferta de uma educação de qualidade para todos. Palavras-chave: Nível de aprendizagem, Ensino Regular, EJA, Residência pedagógica Referências CARBONE, S. A. B. Dificuldade de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: Uma reflexão com alfabetização da EJA. Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Medianeira, 2013. FARIAS P. L. D. Comparações entre EJA e Ensino Regular. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação - Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Privados de Liberdade. Porto alegre, 2012. OLIVEIRA, M. A.; SILVA, N. S. Educação de Jovens e Adultos x Ensino Regular:mitos e Realidades. Faculdade Aldete Maria Alves. Iturama, 11 de nov. de 2015. RIBEIRO, J. B. As Estratégias de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Universidade do Vale do Sapucaí Mestrado em Educação. Pouso Alegre: 2014.63f."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM COMPARATIVO DO ESTILO DE APRENDIZAGEM ENTRE O ENSINO MÉDIO REGULAR E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Paula Araújo de Souza/ paularaujo7.pa@gmail.com/IFTM campus Uberaba Jéssyca Alcântara Antunes/IFTM campus Uberaba Renato Pavani/E. E. Quintiliano Jardim Bruno Pereira Garcês/IFTM campus Uberaba Helena Ali/IFTM campus Uberaba Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agencia Financiadora: CAPES-RP Resumo A avaliação pautada e associada ao projeto circunda aspectos relacionados à equivalência do nível de aprendizagem e a sua procedência no ensino médio regular e da educação de jovens e adultos (EJA). Visto que ambas apresentam vantagens e desvantagens aos alunos. Porém de certo modo a modalidade EJA e os adolescentes e adultos que a representam são mal vistos segundo CARBONE, S. A. B., 2013 "Os alunos do EJA são marginalizados, sofrem preconceito, vergonha, críticas e tais problemáticas estão presentes tanto na vida em comunidade como na família". O autor FARIAS P. L. D., 2012 cita que a EJA é vista como uma "miniatura do ensino regular", visto que os alunos ingressantes na mesma se prejudique no futuro em avaliações como (Enem e vestibulares), tendo em vista o tempo que em que se trabalha os conceitos e conteúdos inclusive na química são poucos para se construir um conhecimento que seja consolidado em cima do que foi aprendido. Sabe-se que o ensino médio é uma etapa intermediária entre o ensino fundamental e o ensino superior, sendo assim, ele deve ser realizado com maior um espaço de tempo, e ter compatibilidade, há necessidade de se aprofundar em conceitos aprendidos no ensino fundamental, por meio da disseminação de diversas disciplinas (Ex: no ensino fundamental se estuda ciências, e no ensino médio se estuda Biologia, Física e Química). 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