Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS DO ENSINO INFANTIL NA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS-TO

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Pode-se observar que a maioria dos alunos do ensino fundamental da primeira fase encontra uma série de dificuldades quanto ao aprendizado de suas disciplinas, tanto em questão de operações matemáticas ou mesmo quanto à leitura. A afetividade e a interação constituem um papel fundamental na formação do indivíduo no que se diz respeito à cidadania e cooperatividade, esses fatores contribuem no desenvolvimento cognitivo da criança. "È inevitável que as influências afetivas que rodeiam a criança desde o berço tenham sobre sua evolução mental uma ação determinante" (WALLON, 2007, p.122). As atitudes expressadas pelas crianças são um reflexo daquilo que veem em seu lar ou cotidiano, tais como agressividade, atitudes distorcidas, tudo isso colabora em seu comportamento. Os anos cruciais no processo de construção da personalidade do indivíduo são do nascimento aos seis ou sete anos de idade. Neste período, as crianças têm seus impulsos naturais que são socializados com as pessoas que os rodeiam. Se essa socialização é feita com compreensão e obediência influenciada pelos estímulos inatos, tudo ocorre bem. Mas, se as crianças encontram insatisfações acompanhadas de punições severas elas crescem cheias de remorso e conflitos internos (FONTANA, 2002). Sem dúvida, a prática leva ao acadêmico sair do mundo das teorias e observar como uma sala de aula funciona e como ocorre a relação professor e aluno. Seguindo esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo observar os desafios encontrados no ensino em turmas do ensino infantil na rede pública no município de Araguatins-TO. Um dos aspectos centrais que definem o desenvolvimento e o comportamento infantil é estabelecido pelas teorias psicológicas, que são defendidas por diversos autores. Piaget (2013) afirma que no estágio III, ocorrem as operações concretas, neste estágio as crianças atingem um sistema simbólico de pensamento organizado e coerente que lhe permite antecipar e controlar o ambiente. No entanto, esse sistema está ligado a experiências concretas. Isso significa que embora possam formular hipótese na ausência de qualquer evidência concreta real, as crianças necessitam vivenciar tal evidência, de alguma forma concreta no passado. Baranita (2012) diz "Uma solução para o problema pode ser a introdução do jogo / lúdico no ato de ensinar. Através de uma prática prazerosa e lúdica, o educador / professor pode inserir conteúdos pedagógicos que pretende que os seus alunos alcancem". O conhecimento está inteiramente ligado com o meio em que a criança está inserida, de forma ativa através de brincadeiras lúdicas, sem compromisso com a realidade faz com que a mesma incorpore o conteúdo, facilitando assim a compreensão e o desenvolvimento intelectual e cognitivo. Para realização deste estudo executou-se uma pesquisa de campo na Escola Municipal Professora Nair Duarte em Araguatins-TO e para o levantamento de opiniões utilizou-se um questionário base contendo 7 questões que foram respondidas por 3 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTO- Campus Araguatins. A observação ocorreu dentro da sala de aula durante 5 dias, no turno matutino. Foram observadas 3 turmas do 2º ano a, b e c, do ensino fundamental com o objetivo de analisar relação professor e aluno,convivência entre os mesmos, dificuldades de interação dos alunos tímidos e participação em sala de aula, além disso, foi avaliado o comportamento dos discentes, discriminação e interação entre os aprendiz, no total foram observados 66 crianças de 7 a 8 anos. No período de observação, os alunos demonstravam respeito e afetividade pelo professor, durante várias vezes o professor desempenhava a figura materna ou paterna, tendo em vista os problemas que os alunos traziam para sala de aula, influenciavam diretamente em suas atitudes comportamentais. Quanto à interação estabelecida entre alunos em sala de aula, pode-se observar que eles possuem uma relação de amizade agradável, os mesmos interagem muito entre si, às vezes ocorriam agressões verbais entre os discentes, mais isso não chegava a ser levado a sério por eles, apesar de alguns não serem muito participativos durante a aula ainda assim interagem com frequência com seus colegas durante o intervalo. Também são participativos durante as aulas, respondem as perguntas feitas pelo professor, porém, apresentam muitas dificuldades quanto ao aprendizado. Dessa forma, percebe-se também que o professor sente-se desmotivado, devido ao descaso que os alunos fazem aos conteúdos abordados em sala de aula, muitas vezes eles não recebem a ajuda dos pais ou responsáveis, e por falta de um acompanhamento da base familiar, não conseguem concluir sozinhos suas atividades. Outro problema enfrentado pelo professor é justamente a falta de letramento das crianças, pois a maior parte delas ainda não aprendeu a ler ou escrever, tendo apenas até o terceiro ano para serem alfabetizados. Considerando o que foi observado, podemos ressaltar que este trabalho foi de suma importância, onde pudemos relacionar as teorias psicológicas na prática. Presenciamos os grandes desafios que iremos enfrentar como futuros profissionais da área da educação. Desafios estes que vão desde a estrutura física da escola da rede pública, até aos alunos com vários problemas dentre estes: emocionais sociais ou familiares. Os problemas enfrentados pela criança ou adolescente sempre irão refletir no seu desenvolvimento e na sua trajetória de vida, seja na escola ou em qualquer meio social que esteja inserido. Finalmente, percebeu-se que os docentes atuantes naquele espaço escolar, têm grande amor ao lecionar, e lecionam por excelência, e essa experiência que foi de grande relevância para nossa vida acadêmica. Palavras-chave: educação, comportamento, desafios, aprendizado. Referências BARANITA, I. M. C. A importância do Jogo no desenvolvimento da Criança. 2012. 79f. Dissertação de Mestrado - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, Portugal, 2012. FONTANA, D. Psicologia para professores. São Paulo: Edições Loyola, 2002. PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Editora Vozes Limitada, 2013. WALLON, H. A evolução psicológica da criança.São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007. "
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Piaget (2013) afirma que no estágio III, ocorrem as operações concretas, neste estágio as crianças atingem um sistema simbólico de pensamento organizado e coerente que lhe permite antecipar e controlar o ambiente. No entanto, esse sistema está ligado a experiências concretas. Isso significa que embora possam formular hipótese na ausência de qualquer evidência concreta real, as crianças necessitam vivenciar tal evidência, de alguma forma concreta no passado. Baranita (2012) diz "Uma solução para o problema pode ser a introdução do jogo / lúdico no ato de ensinar. Através de uma prática prazerosa e lúdica, o educador / professor pode inserir conteúdos pedagógicos que pretende que os seus alunos alcancem". O conhecimento está inteiramente ligado com o meio em que a criança está inserida, de forma ativa através de brincadeiras lúdicas, sem compromisso com a realidade faz com que a mesma incorpore o conteúdo, facilitando assim a compreensão e o desenvolvimento intelectual e cognitivo. Para realização deste estudo executou-se uma pesquisa de campo na Escola Municipal Professora Nair Duarte em Araguatins-TO e para o levantamento de opiniões utilizou-se um questionário base contendo 7 questões que foram respondidas por 3 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTO- Campus Araguatins. A observação ocorreu dentro da sala de aula durante 5 dias, no turno matutino. Foram observadas 3 turmas do 2º ano a, b e c, do ensino fundamental com o objetivo de analisar relação professor e aluno,convivência entre os mesmos, dificuldades de interação dos alunos tímidos e participação em sala de aula, além disso, foi avaliado o comportamento dos discentes, discriminação e interação entre os aprendiz, no total foram observados 66 crianças de 7 a 8 anos. No período de observação, os alunos demonstravam respeito e afetividade pelo professor, durante várias vezes o professor desempenhava a figura materna ou paterna, tendo em vista os problemas que os alunos traziam para sala de aula, influenciavam diretamente em suas atitudes comportamentais. Quanto à interação estabelecida entre alunos em sala de aula, pode-se observar que eles possuem uma relação de amizade agradável, os mesmos interagem muito entre si, às vezes ocorriam agressões verbais entre os discentes, mais isso não chegava a ser levado a sério por eles, apesar de alguns não serem muito participativos durante a aula ainda assim interagem com frequência com seus colegas durante o intervalo. Também são participativos durante as aulas, respondem as perguntas feitas pelo professor, porém, apresentam muitas dificuldades quanto ao aprendizado. Dessa forma, percebe-se também que o professor sente-se desmotivado, devido ao descaso que os alunos fazem aos conteúdos abordados em sala de aula, muitas vezes eles não recebem a ajuda dos pais ou responsáveis, e por falta de um acompanhamento da base familiar, não conseguem concluir sozinhos suas atividades. Outro problema enfrentado pelo professor é justamente a falta de letramento das crianças, pois a maior parte delas ainda não aprendeu a ler ou escrever, tendo apenas até o terceiro ano para serem alfabetizados. Considerando o que foi observado, podemos ressaltar que este trabalho foi de suma importância, onde pudemos relacionar as teorias psicológicas na prática. Presenciamos os grandes desafios que iremos enfrentar como futuros profissionais da área da educação. Desafios estes que vão desde a estrutura física da escola da rede pública, até aos alunos com vários problemas dentre estes: emocionais sociais ou familiares. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O presente trabalho ressalta a importância da psicologia da educação analisada dentro do eixo educacional, abordando a importância da mesma na investigação e compreensão voltada para o aluno, tendo em vista, meios para trabalhar o desenvolvimento na construção do conhecimento. A pesquisa refere-se a uma consulta realizada na Escola Municipal professora Nair Duarte, no município de Araguatins Tocantins no ano 2017. A partir do momento que é estudado a psicologia, passamos a olhar de forma diferente para o mundo que nos rodeia, e começamos a entender o comportamento humano por meio das teorias psicológicas. Tais teorias permitem o acesso a uma compreensão mais abrangente, de como funciona o comportamento humano, representa um recurso muito importante para o acadêmico que pretende no futuro atuar como professor. Pode-se observar que a maioria dos alunos do ensino fundamental da primeira fase encontra uma série de dificuldades quanto ao aprendizado de suas disciplinas, tanto em questão de operações matemáticas ou mesmo quanto à leitura. A afetividade e a interação constituem um papel fundamental na formação do indivíduo no que se diz respeito à cidadania e cooperatividade, esses fatores contribuem no desenvolvimento cognitivo da criança. "È inevitável que as influências afetivas que rodeiam a criança desde o berço tenham sobre sua evolução mental uma ação determinante" (WALLON, 2007, p.122). As atitudes expressadas pelas crianças são um reflexo daquilo que veem em seu lar ou cotidiano, tais como agressividade, atitudes distorcidas, tudo isso colabora em seu comportamento. Os anos cruciais no processo de construção da personalidade do indivíduo são do nascimento aos seis ou sete anos de idade. Neste período, as crianças têm seus impulsos naturais que são socializados com as pessoas que os rodeiam. Se essa socialização é feita com compreensão e obediência influenciada pelos estímulos inatos, tudo ocorre bem. Mas, se as crianças encontram insatisfações acompanhadas de punições severas elas crescem cheias de remorso e conflitos internos (FONTANA, 2002). Sem dúvida, a prática leva ao acadêmico sair do mundo das teorias e observar como uma sala de aula funciona e como ocorre a relação professor e aluno. Seguindo esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo observar os desafios encontrados no ensino em turmas do ensino infantil na rede pública no município de Araguatins-TO. Um dos aspectos centrais que definem o desenvolvimento e o comportamento infantil é estabelecido pelas teorias psicológicas, que são defendidas por diversos autores. Piaget (2013) afirma que no estágio III, ocorrem as operações concretas, neste estágio as crianças atingem um sistema simbólico de pensamento organizado e coerente que lhe permite antecipar e controlar o ambiente. No entanto, esse sistema está ligado a experiências concretas. Isso significa que embora possam formular hipótese na ausência de qualquer evidência concreta real, as crianças necessitam vivenciar tal evidência, de alguma forma concreta no passado. Baranita (2012) diz "Uma solução para o problema pode ser a introdução do jogo / lúdico no ato de ensinar. Através de uma prática prazerosa e lúdica, o educador / professor pode inserir conteúdos pedagógicos que pretende que os seus alunos alcancem". O conhecimento está inteiramente ligado com o meio em que a criança está inserida, de forma ativa através de brincadeiras lúdicas, sem compromisso com a realidade faz com que a mesma incorpore o conteúdo, facilitando assim a compreensão e o desenvolvimento intelectual e cognitivo. Para realização deste estudo executou-se uma pesquisa de campo na Escola Municipal Professora Nair Duarte em Araguatins-TO e para o levantamento de opiniões utilizou-se um questionário base contendo 7 questões que foram respondidas por 3 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTO- Campus Araguatins. A observação ocorreu dentro da sala de aula durante 5 dias, no turno matutino. Foram observadas 3 turmas do 2º ano a, b e c, do ensino fundamental com o objetivo de analisar relação professor e aluno,convivência entre os mesmos, dificuldades de interação dos alunos tímidos e participação em sala de aula, além disso, foi avaliado o comportamento dos discentes, discriminação e interação entre os aprendiz, no total foram observados 66 crianças de 7 a 8 anos. No período de observação, os alunos demonstravam respeito e afetividade pelo professor, durante várias vezes o professor desempenhava a figura materna ou paterna, tendo em vista os problemas que os alunos traziam para sala de aula, influenciavam diretamente em suas atitudes comportamentais. Quanto à interação estabelecida entre alunos em sala de aula, pode-se observar que eles possuem uma relação de amizade agradável, os mesmos interagem muito entre si, às vezes ocorriam agressões verbais entre os discentes, mais isso não chegava a ser levado a sério por eles, apesar de alguns não serem muito participativos durante a aula ainda assim interagem com frequência com seus colegas durante o intervalo. Também são participativos durante as aulas, respondem as perguntas feitas pelo professor, porém, apresentam muitas dificuldades quanto ao aprendizado. 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