Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONHECENDO O CORPO DOCENTE NA ESCOLA CAMPO: UMA AÇÃO FORMATIVA DO PRP DA UNILAB

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Imbernón (2010) afirma que devido a evolução da realidade social, do ensino, da instituição educacional e do sistema educacional, o professor deve passar por uma mudança na forma de exercer sua profissão docente e na incorporação de sua formação, apontando para a importância da formação continuada como ferramenta de desenvolvimento profissional. Compreende-se como formação continuada a formação que ocorre durante toda a trajetória do profissional docente, onde este deve estar sempre buscando aprender e adquirir novos conhecimentos que fortaleçam seu perfil profissional e pessoal para o estabelecimento de um contínuo processo formativo. Para García (1999), a formação continuada está voltada para a manutenção da postura e disposição do sujeito em aprender a aprender, onde o docente adota uma conduta de constante aprendizagem, o que contribui para o processo de profissionalização docente, através das oportunidades de formação, construção de conhecimentos e participação em atividades científicas e acadêmicas, permitindo que o professor que esteja sempre atualizado em relação a novas demandas educacionais exigidas pelo atual contexto social que o cerca. Três razões foram apontadas por Schnetzler (1996) para justificar a formação continuada de professores: a necessidade de aprimoramento profissional contínuo e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica; a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula e; o fato dos professores terem uma visão simplista da atividade docente, pois acreditam que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas práticas pedagógicas. A formação continuada estimula a produção e a socialização de conhecimentos referentes ao ensino e à formação docente de forma colaborativa, envolvendo a escola, os alunos, os professores, a família, a sociedade e o meio acadêmico. Para Sacristán et.al (1998) além de oportunizar o desenvolvimento da identidade profissional docente, a formação continuada promove possibilidades de intervenção pedagógica crítica, permitindo que o professor reflita sobre suas práticas pedagógicas, pois a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem acontece também pela ação do professor. Diante disso, faz-se necessário conhecer a trajetória dos professores, para que através deste processo formativo contínuo o professor seja capaz de refletir sobre sua prática docente frente às atuais demandas sociais que acabam por exigir a reformulação dos métodos educacionais exercidos, a fim de romper com a racionalidade técnica que não atende às necessidades do atual cenário educacional. O Programa Residência Pedagógica (PRP) Interdisciplinar de Biologia e Química tem como uma de suas principais características a imersão de estudantes residentes no contexto das escolas públicas de educação básica para a apropriação crítica dos conhecimentos necessários ao exercício da docência no contexto contemporâneo. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo diagnosticar e pesquisar o perfil dos professores de Biologia e Química de escolas públicas do Maciço de Baturité, com base no seu percurso formativo e na sua trajetória profissional, visando identificar suas demandas formativas e atribuí-las ao processo de formação continuada na perspectiva de um planejamento participativo das ações a serem realizadas pelo PRP. Por meio de entrevistas e aplicação de questionários será realizada uma análise da formação dos professores de Biologia e Química de escolas públicas do Maciço de Baturité, a fim de traçar um perfil docente e identificar as necessidades formativas com base nas suas vivências na docência. No decorrer da execução das atividades do PRP, os alunos residentes irão desempenhar ações que promovam o desenvolvimento de reflexão sobre as práticas no contexto das escolas-campo, articulando os saberes dos diferentes sujeitos para a compreensão dos limites e das possibilidades das práticas educativas desenvolvidas nestes espaços, com vistas à transformação das realidades do contexto social no qual as escolas estão inseridas. Espera-se que as atividades promovidas pelos residentes em articulação com os professores da escola e todos os membros do programa resultem na reformulação das práticas docentes, bem como a formação de um novo perfil profissional e pessoal dos professores por meio da formação continuada, da mesma forma, contribuam na formação dos residentes, futuros professores, como campo de construção do conhecimento numa articulação entre a teoria e a prática. Palavras-chave: Docência, Formação Continuada, Práxis, Práticas docente. Referências GARCÍA, C.M. Formación del professorado para el cambio educativo. Barcelona: Ediciones Universitarias de Barcelona, 1999. Imbernón, F. Formação Continuada de Professores. São Paulo: ARTMED, 2010. SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SCHNETZLER, R. P. Como associar ensino com pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Ciências? Atas do II Encontro Regional de Ensino de Ciências. Piracicaba: UNIMEP, 18-20 out, 1996 ZEICHNER, K. Beyond the divide of teacher research and academic research. Teachers and teaching: Theory and Practice, v. 1, n. 2, p. 153- 172, 1995. "
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Para García (1999), a formação continuada está voltada para a manutenção da postura e disposição do sujeito em aprender a aprender, onde o docente adota uma conduta de constante aprendizagem, o que contribui para o processo de profissionalização docente, através das oportunidades de formação, construção de conhecimentos e participação em atividades científicas e acadêmicas, permitindo que o professor que esteja sempre atualizado em relação a novas demandas educacionais exigidas pelo atual contexto social que o cerca. Três razões foram apontadas por Schnetzler (1996) para justificar a formação continuada de professores: a necessidade de aprimoramento profissional contínuo e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica; a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula e; o fato dos professores terem uma visão simplista da atividade docente, pois acreditam que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas práticas pedagógicas. A formação continuada estimula a produção e a socialização de conhecimentos referentes ao ensino e à formação docente de forma colaborativa, envolvendo a escola, os alunos, os professores, a família, a sociedade e o meio acadêmico. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

CONHECENDO O CORPO DOCENTE NA ESCOLA CAMPO: UMA AÇÃO FORMATIVA DO PRP DA UNILAB Edilane Maria de Lima Eduardo [1]/edilanelima785@gmail.com/UNILAB Francisco José de Sousa Pinto [2]/UNILAB Francisco Lennon Barbosa da Silva [3]/UNILAB Tatiane Oliveira Santos [4]/UNILAB Francisco Rafael Barbosa da Silva [5]/EEM Doutor Brunilo Jacó Márcia Barbosa de Sousa [6]/UNILAB Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: CAPES Resumo A formação de professores é um tema que vem se destacando em discussões do campo educacional. É o exercício de uma prática pedagógica de qualidade diretamente relacionado à formação de profissionais com uma fundamentação teórica consistente, associada à contínua articulação entre a teoria e a prática (ZEICHNER, K. M, 1995). Imbernón (2010) afirma que devido a evolução da realidade social, do ensino, da instituição educacional e do sistema educacional, o professor deve passar por uma mudança na forma de exercer sua profissão docente e na incorporação de sua formação, apontando para a importância da formação continuada como ferramenta de desenvolvimento profissional. Compreende-se como formação continuada a formação que ocorre durante toda a trajetória do profissional docente, onde este deve estar sempre buscando aprender e adquirir novos conhecimentos que fortaleçam seu perfil profissional e pessoal para o estabelecimento de um contínuo processo formativo. Para García (1999), a formação continuada está voltada para a manutenção da postura e disposição do sujeito em aprender a aprender, onde o docente adota uma conduta de constante aprendizagem, o que contribui para o processo de profissionalização docente, através das oportunidades de formação, construção de conhecimentos e participação em atividades científicas e acadêmicas, permitindo que o professor que esteja sempre atualizado em relação a novas demandas educacionais exigidas pelo atual contexto social que o cerca. Três razões foram apontadas por Schnetzler (1996) para justificar a formação continuada de professores: a necessidade de aprimoramento profissional contínuo e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica; a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula e; o fato dos professores terem uma visão simplista da atividade docente, pois acreditam que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas práticas pedagógicas. A formação continuada estimula a produção e a socialização de conhecimentos referentes ao ensino e à formação docente de forma colaborativa, envolvendo a escola, os alunos, os professores, a família, a sociedade e o meio acadêmico. 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