Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LTAI COMO UM AVEA DE APOIO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

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Nesse sentido Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA) podem auxiliar no processo de inclusão da tecnologia na educação, como novos espaços de interação, compartilhamento e favorecendo a autonomia dos estudantes nas realizações de atividades estipuladas pela grade curricular das escolas. Diante da necessidade da utilização da informática na região do norte do Estado do Tocantins, a implantação de um sistema AVEA foi visto como uma possibilidade de inserir os alunos de ensino médio integrado ao técnico em informática do CEMVS, de compartilhamento através da rede viabilizando a utilização dessas mídias na educação. O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições do ambiente virtual LTAI no auxílio a aprendizagem dos estudantes do curso técnico em informática integrado ao médio do CEMVS. O LTAI foi projetado diante de concepções educacionais sócio-construcionistas, com o propósito de potencializar a interação entre aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo e ampliar os espaços para a aprendizagem dos estudantes do CEMVS de forma ativa e participante. Os AVEAs fornecem suporte a várias atividades realizadas pelo professor e estudante que são utilizadas em diferentes situações do processo de ensino-aprendizagem (PARAGUAÇU; MAGALHÃES, 2017). O professor tem fundamental importância para a apropriação dessas plataformas no ensino como um mediador dos processos educacionais e dessa forma o estudante poderá aproveitar o máximo dessas tecnologias para sua aprendizagem. Para que o professor possa exercer essa função é necessário que ele seja um crítico de suas práticas, buscando sempre a formação continuada para conseguir manusear com mais propriedades tais plataformas e estar preparado para novos desafios (FREIRE, 1997). Segundo o Diretor da unidade, "Diante do uso constate da tecnologia dentro da escola, principalmente por dispositivos moveis, foi pensado uma maneira de trazer a tecnologia como aliada da escola implementando o sistema LTAI" (SANTOS, 2017). Para coleta de dados realizou-se um estudo com 31 alunos de uma turma do 2º ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do CEMVS, por serem alunos que estão inseridos ao meio computacional e terem utilizado durante quase 2 anos (março de 2016 até janeiro de 2018) o ambiente virtual LTAI. Adotou-se uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, de caráter exploratório na forma de pesquisa participante com a finalidade de analisar as contribuições do LTAI como apoio ao ensino do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, através das atividades propostas no ambiente. A pesquisa participante foi utilizada por ser uma investigação na qual busca a análise dos estudantes quanto ao uso da plataforma LTAI no auxílio à aprendizagem, fazendo levantamento dos pontos positivos e negativos da plataforma, "Trata-se de um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade". (BRANDÃO, 1984). A coleta de dados foi realizada através de um questionário no google forms e por registros da participação dos estudantes na plataforma LTAI no final do ano letivo de 2017, dos quais se deu prioridade a três questões em especial, relacionadas ao desenvolvimento da pratica colaborativa no ambiente virtual de aprendizagem LTAI. A primeira questão se tratou da potencialização da interatividade nas atividades propostas no LTAI. Observou-se que todos os estudantes concordaram plenamente (75%) ou (25%) parcialmente que o LTAI de alguma forma potencializou a interação entre eles. A segunda questão procurou-se saber dos estudantes se a integração do LTAI de fato contribuiu significativamente para a aprendizagem das disciplinas, diante desse questionamento foi possível constatar que a maioria (70%) dos estudantes concordaram plenamente que o LTAI de fato contribuiu significativamente para a aprendizagem das disciplinas do curso técnico em informática. Já a terceira questão trata-se de uma questão subjetiva, onde procurou-se investigar o gral de dificuldade encontrado pelos estudantes com relação a utilização da plataforma, de todos os alunos (40%) não relataram nenhum tipo de dificuldades na utilização da plataforma quanto à aprendizagem. Dentre as dificuldades encontradas houve maior incidência sobre relatos eventuais de lentidão da plataforma, essa situação pode ter ocorrido em períodos de muitos acessos simultâneos, e pode ser resolvido provavelmente com locação de servidor mais robusto que suporte muitos acessos simultâneos para suprir a demanda da escola. Outras dificuldades apontadas foram quanto ao período em que o sistema está em manutenção, problemas nas notificações que algumas vezes passam despercebidas pelos alunos, principalmente quando se utilizar redes muito lentas. Vale ressaltar que para os estudantes consigam desenvolver todo seu potencial na plataforma, é necessário que os professores sejam capazes de se apropriar das tecnologias do LTAI de maneira adequada, aliando as possibilidades do LTAI à proposta pedagógica da disciplina. Nesse sentido pode-se considerar que, a integração do LTAI ao curso de técnico em informática integrado ao ensino médio do CEMVS, oportunizou a fluência dos professores nas tecnologias educacionais, na medida em que esse docentes, quando interagindo com suas ferramentas, e delas, se apropriando pedagogicamente, desenvolvem habilidades fundamentais para ensinar na atualidade, e que a utilização da plataforma foi de fundamental relevância, tendo em vista o modelo de curso técnico semipresencial adotado pelo CEMVS. O material produzido pelos estudantes, durante a utilização da plataforma LTAI, comprovou o potencial da ferramenta para promover a interação entre os estudantes e a construção do conhecimento mediada pela tecnologia. Palavras-chave: LTAI, AVEA, Tecnologia, Aprendizagem. Referências BRANDÃO, C. R. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense,1985. CEMVS. Técnico em informática integrado ao ensino médio. Plano de curso. Augustinópolis, Tocantins, 2016. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LTAI COMO UM AVEA DE APOIO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Fellype Rodrigo de Sousa Moura / fellype-rock@hotmail.com / CEMVS - Augustinópolis Mestre Ramásio Ferreira de Melo / IFTO - Campus Araguatins Werlan Lucas Azevedo Lucena / IFTO - Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Residência Pedagógica / CAPES Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do ambiente Laboratório Técnico de Aprendizagem (LTAI) para o processo de aprendizagem no curso técnico em informática integrado da escola pública Manoel Vicente de Sousa (CEMVS) em Augustinópolis- TO, mediante as diversas possibilidades que as tecnologias podem trazer para a educação quando são utilizadas. Nesse sentido Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEA) podem auxiliar no processo de inclusão da tecnologia na educação, como novos espaços de interação, compartilhamento e favorecendo a autonomia dos estudantes nas realizações de atividades estipuladas pela grade curricular das escolas. Diante da necessidade da utilização da informática na região do norte do Estado do Tocantins, a implantação de um sistema AVEA foi visto como uma possibilidade de inserir os alunos de ensino médio integrado ao técnico em informática do CEMVS, de compartilhamento através da rede viabilizando a utilização dessas mídias na educação. O objetivo desse trabalho é analisar as contribuições do ambiente virtual LTAI no auxílio a aprendizagem dos estudantes do curso técnico em informática integrado ao médio do CEMVS. O LTAI foi projetado diante de concepções educacionais sócio-construcionistas, com o propósito de potencializar a interação entre aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo e ampliar os espaços para a aprendizagem dos estudantes do CEMVS de forma ativa e participante. Os AVEAs fornecem suporte a várias atividades realizadas pelo professor e estudante que são utilizadas em diferentes situações do processo de ensino-aprendizagem (PARAGUAÇU; MAGALHÃES, 2017). O professor tem fundamental importância para a apropriação dessas plataformas no ensino como um mediador dos processos educacionais e dessa forma o estudante poderá aproveitar o máximo dessas tecnologias para sua aprendizagem. Para que o professor possa exercer essa função é necessário que ele seja um crítico de suas práticas, buscando sempre a formação continuada para conseguir manusear com mais propriedades tais plataformas e estar preparado para novos desafios (FREIRE, 1997). Segundo o Diretor da unidade, "Diante do uso constate da tecnologia dentro da escola, principalmente por dispositivos moveis, foi pensado uma maneira de trazer a tecnologia como aliada da escola implementando o sistema LTAI" (SANTOS, 2017). Para coleta de dados realizou-se um estudo com 31 alunos de uma turma do 2º ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do CEMVS, por serem alunos que estão inseridos ao meio computacional e terem utilizado durante quase 2 anos (março de 2016 até janeiro de 2018) o ambiente virtual LTAI. Adotou-se uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, de caráter exploratório na forma de pesquisa participante com a finalidade de analisar as contribuições do LTAI como apoio ao ensino do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, através das atividades propostas no ambiente. 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FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

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