Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51892
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2183
    "inscrito_id" => 394655
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)"
    "resumo" => " AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), A EDUCAÇÃO E A ESCOLA DO SÉCULO XXI: DESAFIOS DOCENTES Calebe Lucas Feitosa Campelo [1]/ campelocalebe@gmail.com/Universidade Regional do Cariri - URCA Cicero Magerbio Gomes Torres [2]/ Universidade Regional do Cariri - URCA Eixo Temático: Formação Inicial e continuada de professores Resumo As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) foram utilizadas pela primeira vez como ferramenta bélica, e ao longo dos anos foi incorporada à sociedade, influenciando de forma direta na educação. Diante desse contexto, torna-se de fundamental importância analisar os impactos das TICs no contexto educacional e os desafios que a mesma traz para a ação docente. Kenski (2012) faz uma análise afirmando sobre a insociabilidade da educação com as tecnologias, ao tempo em que Morin (2014) destaca a mudança da sociedade em suas formas de organizar e produzir bens, de comercializá-los, de aprender e de ensinar com o advento das TICs. Pescador (2012), destaca a mudança sentida pela sociedade, uma vez que uma nova geração passou a ser formada por "nativos digitais", nascidos no século atual, rodeado por diversos recursos tecnológicos e ainda por "imigrantes digitais", descritos pelo autor, como a geração anterior que necessita se inserir na era da informação e comunicação no que concerne a utilização das TICs. No campo educacional e na perspectiva da formação de professores, emergem diversas questões, que, dentro deste contexto assinalados pelos autores, traduz a importância da ressignificação da formação, inicial e continuada, explicitando com isso sua importância para a compreensão sobre as novas formas de ensinar e possibilidade de inovação didática, pedagógica e metodológica No bojo desta problemática, questiona-se, quais são os desafios da escola hoje? Qual a configuração do perfil docente atual? A utilização das TICs possibilitam a melhoria da aprendizagem? Para responder a estas questões, sistematizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, de campo, com 30 professores de 4 escolas, sendo, duas escolas da rede privada e 2 escolas da rede pública de ensino do município do Crato- CE. Aplicou-se um questionário semiestruturado no qual assinalava em sua primeira parte o perfil docente e na segunda as questões referente ao uso das TICs para a melhoria da aprendizagem e os desafios da escola hoje. Após a coleta, os dados foram analisados por meio de blocos temáticos. No primeiro bloco temático, perfil docente, os participantes da pesquisa estão distribuídos nas redes de ensino da seguinte forma, 60% trabalham na rede pública e 40% na rede privada de ensino. Em relação ao tempo de atuação no magistério, 31% possuem de 1 a 5 anos, 22% de 6 a 10 anos, 15% de 11 a 15 anos, 16% de 16 a 20 anos e 16% de 21 a 2 anos. Percebe-se com isso um maior predomínio de professores com atuação docente inicial. Em relação a formação continuada 3% possuíam mestrado, 50% especialização, 34% ensino superior completo e 13% graduandos. Quanto as disciplinas que lecionam, 13% afirmaram lecionar Biologia, 17% Matemática, 20% Língua Portuguesa, 13% Geografia, 17% Química, 13% História e 7% Língua Inglesa. O perfil profissional dos professores aponta para uma boa qualificação profissional ao tempo em que a experiência docente ainda apresenta-se pequena diante dos desafios da docência quanto a utilização das TICs no ensino. Quanto ao segundo bloco temático, utilização das TICs para a melhoria da aprendizagem, 100% dos professores ressaltam a importância do uso das novas tecnologias como alternativa para superar o ensino tradicional, no qual prevalece o uso do livro didático e do quadro branco. Para os professores, a superação deste processo tem a finalidade de motivar e otimizar a aprendizagem dos alunos, contudo, os professores destacam o cuidado ao incorporar as TICs no contexto pedagógico, haja visto justificarem que o usos das TICs dinamizam as aulas e as tornam mais atrativas, promovendo uma melhor aprendizagem. Quanto ao terceiro bloco temático, aos desafios da escola hoje, os professores destacam tornar a escola um lugar atrativo, uma vez que as TICs trazem mudanças potenciais para na educação e ainda para a formação inicial e continuada dos professores, sua utilização na prática pedagógica, e contribuições para a inovação tecnológica e pedagógicas. Neste contexto faz-se necessário uma reestruturação didática e pedagógica da escola, do ensino e formação do professor uma vez que a sociedade tecnológica requer uma forma de educar coerente com seu modo de viver, necessitando para isso um reposicionamento da escola frente às exigências sociais voltadas para o trabalho e o novo contexto tecnológico. Com isso, compreende-se que a educação e a formação dos professores acompanhe as renovações tecnológicas existentes e assim possa incorporar-se à sala de aula, recriando metodologias dentro de um processo didático e educativo. Conclui-se que o uso das tecnologias da informação e comunicação, representa um grande estratégia metodológica para o processo de ensino e de aprendizagem, para isso, torna-se necessário professores qualificados para implementar essas mudanças em suas ações docentes, tornando as TIC inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Palavras - chave: TICs, Formação de Professores, Educação. Referências BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados,1999. BEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; DE ANDRADE, Matheus Fernandes Garcia. TIC enquanto ferramenta pedagógica-entre o proposto e o vivido: um estudo de caso. Conferência Internacional Saberes Para Uma Cidadania Planetária, CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; LIMA, Kátia Regina Rodrigues. Formação docente e uso das TICS no cotidiano escolar: desafios do século XXI. IX Colóquio Internacional Paulo Freire-Educação e Justiça Social. Recife, 2016. Disponível em: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/ix-coloquio/paper/viewFile/571/673 CECÍLIO, Sálua; SANTOS, Jacqueline Florêncio. Sociedade em rede, trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: GARCIA, Dirce M. F.; CECÍLIO, Sálua. Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. MORIN, Edgar et al. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014. NÓVOA, António. Nada substitui o bom professor. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:19:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CALEBE LUCAS FEITOSA CAMPELO"
    "autor_nome_curto" => "CALEBE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51892
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2183
    "inscrito_id" => 394655
    "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)"
    "resumo" => " AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), A EDUCAÇÃO E A ESCOLA DO SÉCULO XXI: DESAFIOS DOCENTES Calebe Lucas Feitosa Campelo [1]/ campelocalebe@gmail.com/Universidade Regional do Cariri - URCA Cicero Magerbio Gomes Torres [2]/ Universidade Regional do Cariri - URCA Eixo Temático: Formação Inicial e continuada de professores Resumo As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) foram utilizadas pela primeira vez como ferramenta bélica, e ao longo dos anos foi incorporada à sociedade, influenciando de forma direta na educação. Diante desse contexto, torna-se de fundamental importância analisar os impactos das TICs no contexto educacional e os desafios que a mesma traz para a ação docente. Kenski (2012) faz uma análise afirmando sobre a insociabilidade da educação com as tecnologias, ao tempo em que Morin (2014) destaca a mudança da sociedade em suas formas de organizar e produzir bens, de comercializá-los, de aprender e de ensinar com o advento das TICs. Pescador (2012), destaca a mudança sentida pela sociedade, uma vez que uma nova geração passou a ser formada por "nativos digitais", nascidos no século atual, rodeado por diversos recursos tecnológicos e ainda por "imigrantes digitais", descritos pelo autor, como a geração anterior que necessita se inserir na era da informação e comunicação no que concerne a utilização das TICs. No campo educacional e na perspectiva da formação de professores, emergem diversas questões, que, dentro deste contexto assinalados pelos autores, traduz a importância da ressignificação da formação, inicial e continuada, explicitando com isso sua importância para a compreensão sobre as novas formas de ensinar e possibilidade de inovação didática, pedagógica e metodológica No bojo desta problemática, questiona-se, quais são os desafios da escola hoje? Qual a configuração do perfil docente atual? A utilização das TICs possibilitam a melhoria da aprendizagem? Para responder a estas questões, sistematizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, de campo, com 30 professores de 4 escolas, sendo, duas escolas da rede privada e 2 escolas da rede pública de ensino do município do Crato- CE. Aplicou-se um questionário semiestruturado no qual assinalava em sua primeira parte o perfil docente e na segunda as questões referente ao uso das TICs para a melhoria da aprendizagem e os desafios da escola hoje. Após a coleta, os dados foram analisados por meio de blocos temáticos. No primeiro bloco temático, perfil docente, os participantes da pesquisa estão distribuídos nas redes de ensino da seguinte forma, 60% trabalham na rede pública e 40% na rede privada de ensino. Em relação ao tempo de atuação no magistério, 31% possuem de 1 a 5 anos, 22% de 6 a 10 anos, 15% de 11 a 15 anos, 16% de 16 a 20 anos e 16% de 21 a 2 anos. Percebe-se com isso um maior predomínio de professores com atuação docente inicial. Em relação a formação continuada 3% possuíam mestrado, 50% especialização, 34% ensino superior completo e 13% graduandos. Quanto as disciplinas que lecionam, 13% afirmaram lecionar Biologia, 17% Matemática, 20% Língua Portuguesa, 13% Geografia, 17% Química, 13% História e 7% Língua Inglesa. O perfil profissional dos professores aponta para uma boa qualificação profissional ao tempo em que a experiência docente ainda apresenta-se pequena diante dos desafios da docência quanto a utilização das TICs no ensino. Quanto ao segundo bloco temático, utilização das TICs para a melhoria da aprendizagem, 100% dos professores ressaltam a importância do uso das novas tecnologias como alternativa para superar o ensino tradicional, no qual prevalece o uso do livro didático e do quadro branco. Para os professores, a superação deste processo tem a finalidade de motivar e otimizar a aprendizagem dos alunos, contudo, os professores destacam o cuidado ao incorporar as TICs no contexto pedagógico, haja visto justificarem que o usos das TICs dinamizam as aulas e as tornam mais atrativas, promovendo uma melhor aprendizagem. Quanto ao terceiro bloco temático, aos desafios da escola hoje, os professores destacam tornar a escola um lugar atrativo, uma vez que as TICs trazem mudanças potenciais para na educação e ainda para a formação inicial e continuada dos professores, sua utilização na prática pedagógica, e contribuições para a inovação tecnológica e pedagógicas. Neste contexto faz-se necessário uma reestruturação didática e pedagógica da escola, do ensino e formação do professor uma vez que a sociedade tecnológica requer uma forma de educar coerente com seu modo de viver, necessitando para isso um reposicionamento da escola frente às exigências sociais voltadas para o trabalho e o novo contexto tecnológico. Com isso, compreende-se que a educação e a formação dos professores acompanhe as renovações tecnológicas existentes e assim possa incorporar-se à sala de aula, recriando metodologias dentro de um processo didático e educativo. Conclui-se que o uso das tecnologias da informação e comunicação, representa um grande estratégia metodológica para o processo de ensino e de aprendizagem, para isso, torna-se necessário professores qualificados para implementar essas mudanças em suas ações docentes, tornando as TIC inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Palavras - chave: TICs, Formação de Professores, Educação. Referências BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados,1999. BEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; DE ANDRADE, Matheus Fernandes Garcia. TIC enquanto ferramenta pedagógica-entre o proposto e o vivido: um estudo de caso. Conferência Internacional Saberes Para Uma Cidadania Planetária, CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; LIMA, Kátia Regina Rodrigues. Formação docente e uso das TICS no cotidiano escolar: desafios do século XXI. IX Colóquio Internacional Paulo Freire-Educação e Justiça Social. Recife, 2016. Disponível em: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/ix-coloquio/paper/viewFile/571/673 CECÍLIO, Sálua; SANTOS, Jacqueline Florêncio. Sociedade em rede, trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: GARCIA, Dirce M. F.; CECÍLIO, Sálua. Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. MORIN, Edgar et al. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014. NÓVOA, António. Nada substitui o bom professor. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:19:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CALEBE LUCAS FEITOSA CAMPELO"
    "autor_nome_curto" => "CALEBE"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), A EDUCAÇÃO E A ESCOLA DO SÉCULO XXI: DESAFIOS DOCENTES Calebe Lucas Feitosa Campelo [1]/ campelocalebe@gmail.com/Universidade Regional do Cariri - URCA Cicero Magerbio Gomes Torres [2]/ Universidade Regional do Cariri - URCA Eixo Temático: Formação Inicial e continuada de professores Resumo As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) foram utilizadas pela primeira vez como ferramenta bélica, e ao longo dos anos foi incorporada à sociedade, influenciando de forma direta na educação. Diante desse contexto, torna-se de fundamental importância analisar os impactos das TICs no contexto educacional e os desafios que a mesma traz para a ação docente. Kenski (2012) faz uma análise afirmando sobre a insociabilidade da educação com as tecnologias, ao tempo em que Morin (2014) destaca a mudança da sociedade em suas formas de organizar e produzir bens, de comercializá-los, de aprender e de ensinar com o advento das TICs. Pescador (2012), destaca a mudança sentida pela sociedade, uma vez que uma nova geração passou a ser formada por "nativos digitais", nascidos no século atual, rodeado por diversos recursos tecnológicos e ainda por "imigrantes digitais", descritos pelo autor, como a geração anterior que necessita se inserir na era da informação e comunicação no que concerne a utilização das TICs. No campo educacional e na perspectiva da formação de professores, emergem diversas questões, que, dentro deste contexto assinalados pelos autores, traduz a importância da ressignificação da formação, inicial e continuada, explicitando com isso sua importância para a compreensão sobre as novas formas de ensinar e possibilidade de inovação didática, pedagógica e metodológica No bojo desta problemática, questiona-se, quais são os desafios da escola hoje? Qual a configuração do perfil docente atual? A utilização das TICs possibilitam a melhoria da aprendizagem? Para responder a estas questões, sistematizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, de campo, com 30 professores de 4 escolas, sendo, duas escolas da rede privada e 2 escolas da rede pública de ensino do município do Crato- CE. Aplicou-se um questionário semiestruturado no qual assinalava em sua primeira parte o perfil docente e na segunda as questões referente ao uso das TICs para a melhoria da aprendizagem e os desafios da escola hoje. Após a coleta, os dados foram analisados por meio de blocos temáticos. No primeiro bloco temático, perfil docente, os participantes da pesquisa estão distribuídos nas redes de ensino da seguinte forma, 60% trabalham na rede pública e 40% na rede privada de ensino. Em relação ao tempo de atuação no magistério, 31% possuem de 1 a 5 anos, 22% de 6 a 10 anos, 15% de 11 a 15 anos, 16% de 16 a 20 anos e 16% de 21 a 2 anos. Percebe-se com isso um maior predomínio de professores com atuação docente inicial. Em relação a formação continuada 3% possuíam mestrado, 50% especialização, 34% ensino superior completo e 13% graduandos. Quanto as disciplinas que lecionam, 13% afirmaram lecionar Biologia, 17% Matemática, 20% Língua Portuguesa, 13% Geografia, 17% Química, 13% História e 7% Língua Inglesa. O perfil profissional dos professores aponta para uma boa qualificação profissional ao tempo em que a experiência docente ainda apresenta-se pequena diante dos desafios da docência quanto a utilização das TICs no ensino. Quanto ao segundo bloco temático, utilização das TICs para a melhoria da aprendizagem, 100% dos professores ressaltam a importância do uso das novas tecnologias como alternativa para superar o ensino tradicional, no qual prevalece o uso do livro didático e do quadro branco. Para os professores, a superação deste processo tem a finalidade de motivar e otimizar a aprendizagem dos alunos, contudo, os professores destacam o cuidado ao incorporar as TICs no contexto pedagógico, haja visto justificarem que o usos das TICs dinamizam as aulas e as tornam mais atrativas, promovendo uma melhor aprendizagem. Quanto ao terceiro bloco temático, aos desafios da escola hoje, os professores destacam tornar a escola um lugar atrativo, uma vez que as TICs trazem mudanças potenciais para na educação e ainda para a formação inicial e continuada dos professores, sua utilização na prática pedagógica, e contribuições para a inovação tecnológica e pedagógicas. Neste contexto faz-se necessário uma reestruturação didática e pedagógica da escola, do ensino e formação do professor uma vez que a sociedade tecnológica requer uma forma de educar coerente com seu modo de viver, necessitando para isso um reposicionamento da escola frente às exigências sociais voltadas para o trabalho e o novo contexto tecnológico. Com isso, compreende-se que a educação e a formação dos professores acompanhe as renovações tecnológicas existentes e assim possa incorporar-se à sala de aula, recriando metodologias dentro de um processo didático e educativo. Conclui-se que o uso das tecnologias da informação e comunicação, representa um grande estratégia metodológica para o processo de ensino e de aprendizagem, para isso, torna-se necessário professores qualificados para implementar essas mudanças em suas ações docentes, tornando as TIC inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Palavras - chave: TICs, Formação de Professores, Educação. Referências BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados,1999. BEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; DE ANDRADE, Matheus Fernandes Garcia. TIC enquanto ferramenta pedagógica-entre o proposto e o vivido: um estudo de caso. Conferência Internacional Saberes Para Uma Cidadania Planetária, CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; LIMA, Kátia Regina Rodrigues. Formação docente e uso das TICS no cotidiano escolar: desafios do século XXI. IX Colóquio Internacional Paulo Freire-Educação e Justiça Social. Recife, 2016. Disponível em: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/ix-coloquio/paper/viewFile/571/673 CECÍLIO, Sálua; SANTOS, Jacqueline Florêncio. Sociedade em rede, trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: GARCIA, Dirce M. F.; CECÍLIO, Sálua. Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. MORIN, Edgar et al. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora, 2014. NÓVOA, António. Nada substitui o bom professor. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.