Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA.

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O docente que se compromete com uma educação de qualidade está sempre na busca de novos conhecimentos e aprendizados, e para trabalhar com jovens e adultos o mesmo deve investir na sua formação continuada estando ciente que é um eterno aprendiz. Desta forma, o perfil profissional do educador da Educação de Jovens e Adultos tem que ser inovador, e diferenciado em questões como métodos e técnicas de ensino assim como nos conceitos e currículos a ser desenvolvido no processo de ensino, procurando sempre estar o mais apropriado e preparado possível para se trabalhar com classes heterogêneas. O educador da EJA, como mediador deste processo de aprendizagem tem que estar preparado para lidar com diversas situações, como por exemplo, a baixa autoestima dos discentes, nesse caso o seu papel deve ser motivador. O educador tem ainda que criar estratégias, para com estes alunos, e fazer com que eles se reconheçam como um profissional que irá ajudar em sua formação como cidadãos. Atualmente a modalidade da EJA, necessita de profissionais inovadores em suas práticas, sendo esta reflexiva com base em um novo perfil constituído na teoria e na prática. Além disso, o educador deve ser criativo, e sua atuação profissional deve necessariamente buscar um aprendizado inovador baseado na solução de problemas. Portanto, é nítido que o perfil de um profissional para atuar na Educação de Jovens e Adultos agregue a sua prática novas metodologias, dessa forma deverá possibilitar um processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e não enfadonho e conseqüentemente os melhores resultados educacionais. É importante destacar que cada professor utiliza métodos distintos em sua prática docente, visando uma prática inovadora que atenda as reais necessidades dos educandos que possuem dificuldades no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. A prática pedagógica desses professores é voltada para o desenvolvimento da autonomia do educando, sendo que esse profissional tem que elevar a auto-estima do aluno da EJA, vale ressaltar que a força do diálogo entre o professor e aluno. A pesquisa foi desenvolvida com base no método autobiográfico utilizando a pesquisa narrativa onde se utilizou o método de observação e coleta de dados para produção do memorial de formação. A pesquisa ocorreu em uma escola pública localizada em Timon- MA, onde foram colhidas diversas informações relevantes sobre o objeto de estudo, bem como a participação de quatro interlocutoras nesta professora da modalidade EJA que fazem parte do quadro docente da referida escola. Constatou-se por meio do estudo que o professor de EJA faz o uso de vários métodos em busca da inclusão social destes alunos e do enriquecimento na construção do conhecimento do discente e assim elencamos vários métodos de suas práticas alfabetizadoras dentre eles os métodos silábico, o fônico que também é muito usado por Paulo Freire, alguns docentes ainda utilizam freqüentemente em suas práticas, métodos tradicionais, mas uma grande parte faz uso dos métodos inovadores, seguindo orientação do método Paulo Freire. Dentro dessa abordagem, a formação continuada de professores possui um papel relevante, uma vez que preparar professores para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar significa abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respeitadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedor da cidadania. Sendo ainda plausível, destacar que os docentes têm em seu currículo uma boa formação continuada, porém a real necessidade de investimento e transformação na formação continuada do professor da EJA. É perceptível que através das narrativas das interlocutoras que a Educação de Jovens e Adultos tem necessidades de melhorar sua prática pedagógica e a necessidade do professor buscar novas metodologias em prol do desenvolvimento profissional para se trabalhar na modalidade da EJA. Em virtude dos fatos mencionados, destacamos a necessidade de uma proposta metodológica em que os professores, possam desenvolver o diálogo e debate sobre a realidade e as experiências dos alunos, para que eles possam se sentir estimulado para o desenvolvimento de uma prática inovadora que por meio de sua metodologia possam promover a criticidade metódica, assim despertando no discente a curiosidade e a investigação. Contudo, uma prática educativa que esteja interdisciplinarmente associada a realidade do educando, com a mediação durante a prática pedagógica em que a teoria e a pratica possam surgir o real efeito da aprendizagem do discente e do educando. Diante dos fatos mencionados sobre a EJA é necessário que o educador priorize suas práticas pedagógicas para estar atendendo de uma forma adequada essa clientela e possibilitar uma intervenção significativa no processo alfabetizador e no ensino e aprendizagem, entendendo que o professor deve estar ciente que é a partir de sua prática e do uso de sua metodologia é possível alcançar o sucesso do progresso do discente, todavia, que se o professor não trabalhar de uma forma correta, conseqüentemente ocorreram falhas no aprendizado do aluno. Concluímos que a modalidade EJA não é somente uma etapa de alfabetização e sim uma transformação do indivíduo, porque a partir dos conhecimentos adquiridos nessa modalidade possibilitará a construção do seu conhecimento. Entendendo, que o professor deve sempre buscar novos horizontes para melhorar sua prática pedagógica alfabetizadora, assim, ocorrendo um processo de construção significativo no ensino e aprendizagem em que busca uma reflexão criativa entre a teoria e a prática na Educação de Jovens e adultos. Palavras-chave: Alfabetização. Pratica Pedagógica. Métodos de Ensino. Educação de Jovens e adultos. Referências BRASIL, LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996. BRANDÃO, C, R. O que é o Método Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessário a Prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. __________, P. Educação como Prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2003. _________, P. Pedagogia do Oprimido. 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O docente que se compromete com uma educação de qualidade está sempre na busca de novos conhecimentos e aprendizados, e para trabalhar com jovens e adultos o mesmo deve investir na sua formação continuada estando ciente que é um eterno aprendiz. Desta forma, o perfil profissional do educador da Educação de Jovens e Adultos tem que ser inovador, e diferenciado em questões como métodos e técnicas de ensino assim como nos conceitos e currículos a ser desenvolvido no processo de ensino, procurando sempre estar o mais apropriado e preparado possível para se trabalhar com classes heterogêneas. O educador da EJA, como mediador deste processo de aprendizagem tem que estar preparado para lidar com diversas situações, como por exemplo, a baixa autoestima dos discentes, nesse caso o seu papel deve ser motivador. O educador tem ainda que criar estratégias, para com estes alunos, e fazer com que eles se reconheçam como um profissional que irá ajudar em sua formação como cidadãos. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Resumo O presente estudo consiste numa pesquisa realizada pelas alunas Elisandra Araujo Nascimento e Larya Rhavenna Pereira Barros alunas do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão. Tem como titulo A Prática Pedagógica do professor Alfabetizador da Educação de Jovens e Adultos - EJA, tendo o objetivo geral de Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador da EJA. O interesse pela pesquisa surgiu da necessidade de um olhar reflexivo diante da atuação do professor em sala de aula ser considerado relevante como ponto de partida para estudar sobre o perfil deste profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa recorremos a vários teóricos dentre eles Paulo Freire (2002), Brandão (1981), Pinto (2000), entre outros que abordam o objeto de estudo a prática pedagógica do professor, sendo que os respectivos autores apontam de forma reflexível a relevância do professor problematizado perante a sociedade e a modalidade de ensino da EJA. O docente que se compromete com uma educação de qualidade está sempre na busca de novos conhecimentos e aprendizados, e para trabalhar com jovens e adultos o mesmo deve investir na sua formação continuada estando ciente que é um eterno aprendiz. Desta forma, o perfil profissional do educador da Educação de Jovens e Adultos tem que ser inovador, e diferenciado em questões como métodos e técnicas de ensino assim como nos conceitos e currículos a ser desenvolvido no processo de ensino, procurando sempre estar o mais apropriado e preparado possível para se trabalhar com classes heterogêneas. O educador da EJA, como mediador deste processo de aprendizagem tem que estar preparado para lidar com diversas situações, como por exemplo, a baixa autoestima dos discentes, nesse caso o seu papel deve ser motivador. O educador tem ainda que criar estratégias, para com estes alunos, e fazer com que eles se reconheçam como um profissional que irá ajudar em sua formação como cidadãos. Atualmente a modalidade da EJA, necessita de profissionais inovadores em suas práticas, sendo esta reflexiva com base em um novo perfil constituído na teoria e na prática. Além disso, o educador deve ser criativo, e sua atuação profissional deve necessariamente buscar um aprendizado inovador baseado na solução de problemas. Portanto, é nítido que o perfil de um profissional para atuar na Educação de Jovens e Adultos agregue a sua prática novas metodologias, dessa forma deverá possibilitar um processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e não enfadonho e conseqüentemente os melhores resultados educacionais. É importante destacar que cada professor utiliza métodos distintos em sua prática docente, visando uma prática inovadora que atenda as reais necessidades dos educandos que possuem dificuldades no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. 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