Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A MANDIOCA COMO TEMA INTEGRADOR DE CONHECIMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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O uso da mandioca como matéria-prima alimentar na produção de farinha, biscoitos, pães e outros alimentos no Brasil constitui-se um tema que merece ser problematizado e discutido nas escolas devido à relevância cultural desse tubérculo na dieta alimentar da população brasileira, em especial, a amazônica, pois, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2018), o estado do Pará assume o primeiro lugar na produção de mandioca no nosso país. Foi a partir dessa premissa e da importância culinária da mandioca no hábito alimentar dos paraenses que nos questionamos em como elaborar uma cartilha didática voltada para os anos escolares iniciais do Ensino Fundamental tendo a mandioca como tema integrador de conhecimentos. Para Fazenda (2011), não basta trabalhar os conteúdos curriculares na escola, faz-se necessário buscar formas de integração entre saberes e áreas do conhecimento. O tratamento interdisciplinar dos conteúdos e de temas atuais e contemporâneos é uma orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001). A interdisciplinaridade não separa as disciplinas; ao contrário, torna-as comunicativas entre si. Para Fazenda (2011), todos ganham com a interdisciplinaridade, primeiramente pelo conhecimento, que recupera sua totalidade; os professores, por melhorarem sua interação com os colegas, uma vez que estes podem/devem desenvolver práticas docentes interdisciplinares, além de refletir sobre essas práticas; os alunos, por estarem em contato com o trabalho em grupo, tendo o ensino voltado para a compreensão do mundo que os cerca; por fim, a escola, que tem sua proposta pedagógica refletida a todo instante. Nesse sentido, nosso objetivo consistiu em elaborar uma cartilha que pudesse ser utilizada pelo professor dos anos iniciais como um material didático de apoio nas aulas de história e geografia de forma integrada com outros conhecimentos. Os estudos para o planejamento e a preparação do material foram desenvolvidos durante uma atividade curricular no eixo temático Alfabetização em Estudos Sociais do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, no ano de 2017, quando debatemos sobre a importância da alimentação como um dos elementos constituintes da história e da cultura material de uma sociedade (O POVO BRASILEIRO, 2000; MONTANARI, 2008; MARCONI; PRESOTTO, 2011). A partir do estudo, foi possível explorarmos elementos históricos, geográficos, ambientais, tecnológicos e matemáticos a partir do tema, por compreendermos que a culinária condensa componentes da tradição histórica e identitária de um povo, sobretudo os indígenas, conhecedores da mandioca há milênios. A metodologia obedeceu a quatro etapas: a primeira consistiu na pesquisa bibliográfica sobre o tema; a segunda, centrou-se na ilustração a partir de desenhos feitos a lápis e de imagens selecionadas desse alimento. Na terceira etapa, elaboramos uma narrativa sobre a mandioca, seguida de algumas atividades direcionadas aos anos iniciais, com o propósito de integrar conhecimentos. A última etapa consistiu na montagem artesanal da cartilha feita com a colagem das folhas A4 em papel cartão, de modo a garantir um melhor acabamento do material. Como resultados apontamos a importância da mandioca nas relações comerciais, nos benefícios para a saúde e desenvolvimento do corpo, no cultivo e na preparação de alimentos a partir desse tubérculo e nos cuidados ao consumi-la. Espera-se que o uso desse material didático de apoio nos anos escolares iniciais promova processos de ensino integrado e o desenvolvimento de um sujeito alfabetizado, não apenas cientificamente, mas numa dimensão histórico-cultural, visto que conhecer a história e a cultura de um povo nos faz refletir sobre como nos organizamos socialmente e por que privilegiamos alguns alimentos em detrimento de outros no nosso dia a dia. Espera-se também que o uso deste material possa articular conteúdos curriculares com elementos da cultura dos estudantes, de modo que eles se reconheçam nas atividades escolares, uma vez que não basta ensinar os conteúdos de modo fragmentado, é necessário integrá-los à sua significação humana e social. Daí advém a importância de tratar de temas como a mandioca e desenvolver a criticidade, a valorização do contexto local e a criatividade das crianças por meio de atividades que integrem saberes escolares e culturais. Conclui-se que a cartilha, enquanto um material didático de apoio, poderá ser um aliado no processo de ensino e aprendizagem, já que apresenta de maneira contextualizada um tema relevante para a população da região amazônica e para os estudantes da Educação Básica, sobretudo dos anos escolares iniciais, que fazem uso dessa raiz na sua dieta alimentar desde muito cedo. Palavras-chave: Mandioca. Material didático. Ensino Integrado. Anos escolares iniciais. Referências BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais: v. 4. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998 (Coleção Leitura). MARCONI, M. A.; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018. MODESTO JUNIOR, Moisés de Souza; ALVES, Raimundo Nonato Brabo (editores técnicos). Cultura da mandioca. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014. MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: Ed. SENAC, 2008. O POVO BRASILEIRO. Documentário baseado na obra de Darcy Ribeiro. Direção: Isa Grinspum Ferraz. Distribuidora: Versátil Home Vídeo. Coprodução: GNT e TV Cultura. DVD. Colorido. 2000. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2015."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A MANDIOCA COMO TEMA INTEGRADOR DE CONHECIMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Italo Rafael Tavares da Silva/italo.argo@gmail.com/Universidade Federal do Pará João Paulo Vasconcelos Soares/joao_paulo-17@hotmail.com/Universidade Federal do Pará Carlos Aldemir Farias da Silva/carlosfarias1@gmail.com/Universidade Federal do Pará Eixo Temático: 1. Processos de Ensino e aprendizagem Resumo Discutir sobre a formação étnica, histórica e cultural da sociedade brasileira (RIBEIRO, 2015) permite compreender porque alguns hábitos e costumes alimentares se presentificam no nosso cotidiano e atravessam gerações nas diversas regiões geográficas brasileiras. O uso da mandioca como matéria-prima alimentar na produção de farinha, biscoitos, pães e outros alimentos no Brasil constitui-se um tema que merece ser problematizado e discutido nas escolas devido à relevância cultural desse tubérculo na dieta alimentar da população brasileira, em especial, a amazônica, pois, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2018), o estado do Pará assume o primeiro lugar na produção de mandioca no nosso país. Foi a partir dessa premissa e da importância culinária da mandioca no hábito alimentar dos paraenses que nos questionamos em como elaborar uma cartilha didática voltada para os anos escolares iniciais do Ensino Fundamental tendo a mandioca como tema integrador de conhecimentos. Para Fazenda (2011), não basta trabalhar os conteúdos curriculares na escola, faz-se necessário buscar formas de integração entre saberes e áreas do conhecimento. O tratamento interdisciplinar dos conteúdos e de temas atuais e contemporâneos é uma orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001). A interdisciplinaridade não separa as disciplinas; ao contrário, torna-as comunicativas entre si. Para Fazenda (2011), todos ganham com a interdisciplinaridade, primeiramente pelo conhecimento, que recupera sua totalidade; os professores, por melhorarem sua interação com os colegas, uma vez que estes podem/devem desenvolver práticas docentes interdisciplinares, além de refletir sobre essas práticas; os alunos, por estarem em contato com o trabalho em grupo, tendo o ensino voltado para a compreensão do mundo que os cerca; por fim, a escola, que tem sua proposta pedagógica refletida a todo instante. Nesse sentido, nosso objetivo consistiu em elaborar uma cartilha que pudesse ser utilizada pelo professor dos anos iniciais como um material didático de apoio nas aulas de história e geografia de forma integrada com outros conhecimentos. 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