Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FABRICAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOESPAÇO NO ÂMBITO ESCOLAR PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DAS FIGURAS TRIDIMENSIONAIS.

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Pode-se observar também, que as metodologias e materiais lúdicos estão presentes nas modalidades desde a educação infantil e fundamental até o ensino médio, as simulações práticas estão presentes nas modalidades de educação especial e profissional, e as metodologias mais complexas, que exploram a modelagem, começam a ser exploradas a partir do ensino médio. Foi identificada ainda que, no processo de aprendizagem, o principal problema de transmitir o conteúdo geométricos da teoria para a prática ainda não está sendo solucionado com êxito, pois a geometria ainda é observada de forma negativa pelos alunos no âmbito escolar. Evidenciamos ainda, a necessidade de o professor mediar a transferência do conhecimento da teoria para a prática, incluindo a participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem por meio de materiais manipulável, como por exemplo o Geoespaço. Haja visto da dificuldade dos alunos em compreender e analisar figuras tridimensionais, o não conhecimento de um objeto por exemplo, faz com que varias outras imagens passem por sua cabeça, ou seja, várias outras representações. Podemos explicar isso da seguinte maneira: Se um aluno não conhece um cubo, ele irá associar a sua imagem a várias outras que possuem o mesmo formato. A partir desses aspectos, O objetivo desse trabalho é construir um Geoespaço Artesanal para auxiliar os alunos de ensino médio para uma melhor compreensão da disciplina de geometria espacial, esse material didático faz com que os alunos tenham uma maior visualização dos elementos no espaço, como cubos, paralelepípedos, prismas e pirâmides, desenvolvendo assim, a percepção espacial e facilitando a compreensão lógica das respectivas relações métricas, além de explorar suas características algébricas via construções tridimensionais, trabalhando também com uma unidade padrão na distância entre os ganchos de sustentação para os vértices, que por sua vez é possível demostrar para aluno como medir as diagonais de um elemento. Tendo também ainda como principais conceitos estimular a sua compreensão de regras, sua percepção espacial, discriminação visual e a formação de conceitos. Sem falar, ainda que um dos principais fatores que contribuíram para a realização desse trabalho foi o baixo custo que esse artefato oferece, necessitando apenas de madeiras, ganchos e ligas elásticas, podendo ser construído de duas maneiras diferentes, circular e quadrangular. Nosso trabalho também mostra como o funcionamento do pensamento cognitivo auxilia no desenvolvimento de um aluno em sala de aula, além de mostrar as dificuldades que competem ao ensino dessa disciplina considerada por muitos como algo de extrema dificuldade, além de ser uma matéria que ativa o pensamento do aluno. Diferentemente de softwares, o Geoespaço dispõe para o aluno o contato direto com o elemento geométrico, aumentando assim as chances de aprendizagem, segundo John Dewey, que é conhecido pela "teoria do aprender fazendo, defende a educação como um processo de reconstrução e reorganização das experiências adquiridas que irão influenciar as experiências futuras. Desta forma, tudo são experiências e possibilidades na educação pelo movimento do educando na ação". Palavras-chave: Geoespaço, Aprendizado, compreensão, cognitivo Referências: RêGO, Rômulo Marinho do; RêGO, Rogéria Gaudencio do. "Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da matemática". Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018 PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG. Materiais Concretos. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. RODRIGUES, Rodrigo de Mâcedo. Ensino de Formas Geométricas Espacias no Ensino Fundamental Utilizando o GeoEspaço. 2011. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Licenciatura Matemática, Departamento de Matemática e Estatística, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-pb, 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. NOBRE, Jaciara Lopes de Lopes et al. GEOESPAçO ARTESANAL x CALQUES 3D: um olhar de bolsistas do Pibid Matemática sobre um material manipulável e um software para o ensino de prismas e pirâmides. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento, 2012, Florianópolis. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. REGO, Rogéria Gaudêncio do et al. RPG para Ensino de Geometria Espacial e o Jogo GeoEspaçoPEC. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A FABRICAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULÁVEL GEOESPAÇO NO ÂMBITO ESCOLAR PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DAS FIGURAS TRIDIMENSIONAIS. Danilo Henrique de Oliveira / Danilohenrique084@gmail.com / UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Kelvin Dandy de Freitas Souza / UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Paula Beatriz Alves da Costa / UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resumo Com base no tema abordado, foi observado que existem dificuldades de interpretação distintas para cada perfil de aluno, no que desrespeita a disciplina específica de geometria Espacial, observamos ainda, que a ausência de um ensino mais inclusivo, participativo e prático, é quem impossibilita o acesso a uma educação de qualidade. Pode-se observar também, que as metodologias e materiais lúdicos estão presentes nas modalidades desde a educação infantil e fundamental até o ensino médio, as simulações práticas estão presentes nas modalidades de educação especial e profissional, e as metodologias mais complexas, que exploram a modelagem, começam a ser exploradas a partir do ensino médio. Foi identificada ainda que, no processo de aprendizagem, o principal problema de transmitir o conteúdo geométricos da teoria para a prática ainda não está sendo solucionado com êxito, pois a geometria ainda é observada de forma negativa pelos alunos no âmbito escolar. Evidenciamos ainda, a necessidade de o professor mediar a transferência do conhecimento da teoria para a prática, incluindo a participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem por meio de materiais manipulável, como por exemplo o Geoespaço. 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A partir desses aspectos, O objetivo desse trabalho é construir um Geoespaço Artesanal para auxiliar os alunos de ensino médio para uma melhor compreensão da disciplina de geometria espacial, esse material didático faz com que os alunos tenham uma maior visualização dos elementos no espaço, como cubos, paralelepípedos, prismas e pirâmides, desenvolvendo assim, a percepção espacial e facilitando a compreensão lógica das respectivas relações métricas, além de explorar suas características algébricas via construções tridimensionais, trabalhando também com uma unidade padrão na distância entre os ganchos de sustentação para os vértices, que por sua vez é possível demostrar para aluno como medir as diagonais de um elemento. Tendo também ainda como principais conceitos estimular a sua compreensão de regras, sua percepção espacial, discriminação visual e a formação de conceitos. Sem falar, ainda que um dos principais fatores que contribuíram para a realização desse trabalho foi o baixo custo que esse artefato oferece, necessitando apenas de madeiras, ganchos e ligas elásticas, podendo ser construído de duas maneiras diferentes, circular e quadrangular. Nosso trabalho também mostra como o funcionamento do pensamento cognitivo auxilia no desenvolvimento de um aluno em sala de aula, além de mostrar as dificuldades que competem ao ensino dessa disciplina considerada por muitos como algo de extrema dificuldade, além de ser uma matéria que ativa o pensamento do aluno. Diferentemente de softwares, o Geoespaço dispõe para o aluno o contato direto com o elemento geométrico, aumentando assim as chances de aprendizagem, segundo John Dewey, que é conhecido pela "teoria do aprender fazendo, defende a educação como um processo de reconstrução e reorganização das experiências adquiridas que irão influenciar as experiências futuras. Desta forma, tudo são experiências e possibilidades na educação pelo movimento do educando na ação". Palavras-chave: Geoespaço, Aprendizado, compreensão, cognitivo Referências: RêGO, Rômulo Marinho do; RêGO, Rogéria Gaudencio do. "Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da matemática". Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018 PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG. Materiais Concretos. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. RODRIGUES, Rodrigo de Mâcedo. Ensino de Formas Geométricas Espacias no Ensino Fundamental Utilizando o GeoEspaço. 2011. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Licenciatura Matemática, Departamento de Matemática e Estatística, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-pb, 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. NOBRE, Jaciara Lopes de Lopes et al. GEOESPAçO ARTESANAL x CALQUES 3D: um olhar de bolsistas do Pibid Matemática sobre um material manipulável e um software para o ensino de prismas e pirâmides. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento, 2012, Florianópolis. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. REGO, Rogéria Gaudêncio do et al. RPG para Ensino de Geometria Espacial e o Jogo GeoEspaçoPEC. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018.

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