Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA GESTÃO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO DE RESÍDUOS, SUSTENTABILIDADE Pôster (PO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
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      O avanço tecnológico aliado ao crescimento da globalização afeta diretamente o cotidiano da humanidade em aspectos práticos e vantajosos, por outro lado carrega efeitos não desejáveis, como a geração desordenada de resíduos sólidos, tal temática necessita de uma abordagem mais minuciosa e clara do prejuízo que esta se atribuindo ao meio ambiente.\r\n
      Um dos principais meios de se tratar sobre o assunto é a educação ambiental em sala de aula, levando conceitos, dados, parâmetros e instruções, para que a comunidade estudantil se inteire ao problema e possa se tornar uma fração mais consciente sobre a questão (MEDEIROS et al., 2018).\r\n
      Analisar a situação atual dos alunos a cerca do assunto de reutilização de resíduos e projetar um papel futuro de ações que possam amenizar qualquer tipo de falta de conhecimento ou recursos para que a conscientização seja engajada e impulsionada pelos próprios agentes do meio.\r\n
      Estabelecer padrões e formas de uso como também reuso em certos segmentos que causem as maiores parcelas de resíduos atualmente no cotidiano familiar e escolar.\r\n
      Este estudo foi realizado com alunos do ensino médio entre 15 a 17 anos na rede estadual escolar da Paraíba no município de Sumé, integrado ao projeto de extensão da Universidade Federal de Campina grande (UFCG) que tem como objetivo a redução e conscientização da geração de resíduos eletrônicos na cidade. \r\n
      Tal pesquisa pode ser classificada como, pesquisa quantitativa, que quantifica os dados para responder um questionamento, pesquisa qualitativa, que explora informações mais subjetivas e em profundidade, e exploratória, que consiste na realização de um estudo para a familiarização do pesquisador com o objeto que está sendo investigado durante a pesquisa (DALFOVO et al., 2008).\r\n
      Como continuidade foram construídas e ministradas uma série de aulas a cerca dos principais temas que se apresentaram propícios pela análise do grupo, e juntamente aos encontros, se deu espaço para oficinas interativas e deram dinâmica ao acompanhamento \r\n
      Como um dos resultados da pesquisa se notou que a grande parte dos alunos apresenta certo desconhecimento sobre a gestão dos resíduos ideal por lei e de como ela acontece na sua cidade, de certa forma se tornando agentes passiveis a cobranças públicas de respectivos responsáveis a tomarem medidas cabíveis para que se amenize ou até acabe com as ameaças desses possíveis riscos ocasionados pelo descarte, manuseio e destino incorreto. \r\n
      Um ponto importante que se pode observar a partir da análise, foi que mesmo evidenciando esse certo desconhecimento, os alunos se posicionaram a favor de medidas que pudessem inseri-los nessa discussão e determinadas ações, mostrando que a educação ambiental se faz necessária e está sendo trazida de forma ineficiente para o contexto escolar.\r\n
      Uma dessas medidas foi a implementação de lixeiras específicas para resíduos eletrônicos iniciando uma melhoria na gestão de resíduos da escola trazendo os alunos ao contexto.\r\n
      Os alunos entrevistados reconhecem a importância da educação ambiental inserida no seu cotidiano escolar e familiar, para que com isso se possa construir uma sociedade mais consciente e sustentável acerca dos problemas ambientais (DA SILVA, 2017). Sabe-se que a educação em sala de aula não é suficiente para resolver por completo tais problemáticas, mas é uma peça fundamental para promover uma sociedade mais cidadã. Uma forma de incentivá-los mais é através da educação ambiental, pois os ensina, a saber, como ser diante ao meio ambiente. Desperta um interesse sobre os assuntos ambientais e a ter consciência ambiental.
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      Um dos principais meios de se tratar sobre o assunto é a educação ambiental em sala de aula, levando conceitos, dados, parâmetros e instruções, para que a comunidade estudantil se inteire ao problema e possa se tornar uma fração mais consciente sobre a questão (MEDEIROS et al., 2018).\r\n
      Analisar a situação atual dos alunos a cerca do assunto de reutilização de resíduos e projetar um papel futuro de ações que possam amenizar qualquer tipo de falta de conhecimento ou recursos para que a conscientização seja engajada e impulsionada pelos próprios agentes do meio.\r\n
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      Este estudo foi realizado com alunos do ensino médio entre 15 a 17 anos na rede estadual escolar da Paraíba no município de Sumé, integrado ao projeto de extensão da Universidade Federal de Campina grande (UFCG) que tem como objetivo a redução e conscientização da geração de resíduos eletrônicos na cidade. \r\n
      Tal pesquisa pode ser classificada como, pesquisa quantitativa, que quantifica os dados para responder um questionamento, pesquisa qualitativa, que explora informações mais subjetivas e em profundidade, e exploratória, que consiste na realização de um estudo para a familiarização do pesquisador com o objeto que está sendo investigado durante a pesquisa (DALFOVO et al., 2008).\r\n
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      Um ponto importante que se pode observar a partir da análise, foi que mesmo evidenciando esse certo desconhecimento, os alunos se posicionaram a favor de medidas que pudessem inseri-los nessa discussão e determinadas ações, mostrando que a educação ambiental se faz necessária e está sendo trazida de forma ineficiente para o contexto escolar.\r\n
      Uma dessas medidas foi a implementação de lixeiras específicas para resíduos eletrônicos iniciando uma melhoria na gestão de resíduos da escola trazendo os alunos ao contexto.\r\n
      Os alunos entrevistados reconhecem a importância da educação ambiental inserida no seu cotidiano escolar e familiar, para que com isso se possa construir uma sociedade mais consciente e sustentável acerca dos problemas ambientais (DA SILVA, 2017). Sabe-se que a educação em sala de aula não é suficiente para resolver por completo tais problemáticas, mas é uma peça fundamental para promover uma sociedade mais cidadã. Uma forma de incentivá-los mais é através da educação ambiental, pois os ensina, a saber, como ser diante ao meio ambiente. Desperta um interesse sobre os assuntos ambientais e a ter consciência ambiental.
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Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

O avanço tecnológico aliado ao crescimento da globalização afeta diretamente o cotidiano da humanidade em aspectos práticos e vantajosos, por outro lado carrega efeitos não desejáveis, como a geração desordenada de resíduos sólidos, tal temática necessita de uma abordagem mais minuciosa e clara do prejuízo que esta se atribuindo ao meio ambiente. Um dos principais meios de se tratar sobre o assunto é a educação ambiental em sala de aula, levando conceitos, dados, parâmetros e instruções, para que a comunidade estudantil se inteire ao problema e possa se tornar uma fração mais consciente sobre a questão (MEDEIROS et al., 2018). Analisar a situação atual dos alunos a cerca do assunto de reutilização de resíduos e projetar um papel futuro de ações que possam amenizar qualquer tipo de falta de conhecimento ou recursos para que a conscientização seja engajada e impulsionada pelos próprios agentes do meio. Estabelecer padrões e formas de uso como também reuso em certos segmentos que causem as maiores parcelas de resíduos atualmente no cotidiano familiar e escolar. Este estudo foi realizado com alunos do ensino médio entre 15 a 17 anos na rede estadual escolar da Paraíba no município de Sumé, integrado ao projeto de extensão da Universidade Federal de Campina grande (UFCG) que tem como objetivo a redução e conscientização da geração de resíduos eletrônicos na cidade. Tal pesquisa pode ser classificada como, pesquisa quantitativa, que quantifica os dados para responder um questionamento, pesquisa qualitativa, que explora informações mais subjetivas e em profundidade, e exploratória, que consiste na realização de um estudo para a familiarização do pesquisador com o objeto que está sendo investigado durante a pesquisa (DALFOVO et al., 2008). Como continuidade foram construídas e ministradas uma série de aulas a cerca dos principais temas que se apresentaram propícios pela análise do grupo, e juntamente aos encontros, se deu espaço para oficinas interativas e deram dinâmica ao acompanhamento Como um dos resultados da pesquisa se notou que a grande parte dos alunos apresenta certo desconhecimento sobre a gestão dos resíduos ideal por lei e de como ela acontece na sua cidade, de certa forma se tornando agentes passiveis a cobranças públicas de respectivos responsáveis a tomarem medidas cabíveis para que se amenize ou até acabe com as ameaças desses possíveis riscos ocasionados pelo descarte, manuseio e destino incorreto. Um ponto importante que se pode observar a partir da análise, foi que mesmo evidenciando esse certo desconhecimento, os alunos se posicionaram a favor de medidas que pudessem inseri-los nessa discussão e determinadas ações, mostrando que a educação ambiental se faz necessária e está sendo trazida de forma ineficiente para o contexto escolar. Uma dessas medidas foi a implementação de lixeiras específicas para resíduos eletrônicos iniciando uma melhoria na gestão de resíduos da escola trazendo os alunos ao contexto. Os alunos entrevistados reconhecem a importância da educação ambiental inserida no seu cotidiano escolar e familiar, para que com isso se possa construir uma sociedade mais consciente e sustentável acerca dos problemas ambientais (DA SILVA, 2017). Sabe-se que a educação em sala de aula não é suficiente para resolver por completo tais problemáticas, mas é uma peça fundamental para promover uma sociedade mais cidadã. Uma forma de incentivá-los mais é através da educação ambiental, pois os ensina, a saber, como ser diante ao meio ambiente. Desperta um interesse sobre os assuntos ambientais e a ter consciência ambiental.

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