Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ALIANÇA GESTÃO E DOCÊNCIA: INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EFICAZ.

Palavra-chaves: Gestão, Projeto Político Pedagógico, Docência Comunicação Oral 20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 504
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 2169
    "titulo" => "ALIANÇA GESTÃO E DOCÊNCIA: INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EFICAZ."
    "resumo" => "Diante do cenário comum a Educação, sobre a realidade de Gestões garantidas pelo ‘’clientelismo político’’ e a desqualificação da prática escolar, visa-se compreender o conceito de Gestão democrática e participativa perante a colaboração de todos para a construção e efetivação de um Projeto Político Pedagógico eficaz. Reflete-se a dimensão do Projeto, a prática ativa da gestão democrática e avalia-se a contribuição da docência para; o desenvolver do Documento norteador da Escola. Entendem-se as fragilidades do sistema de forma que a democracia é percebida, mas não legitimada em todos os âmbitos cabíveis a sua abrangência. Com isso, pretende-se com esse artigo avaliar a colaboração das práticas docentes para a legitimação do Projeto Político Pedagógico, sendo trazidas dificuldades na efetivação de uma construção coletiva. Agir sobre a relação teoria e prática são o alvo dessa análise, compreender conceitos, refletir limitações é o resultado da dicotomia entre o construir e o efetivar. Nessa perspectiva, utiliza-se como métodos: a pesquisa do tipo qualitativa, observações e entrevistas semi-estruturadas. Este trabalho surgiu como pré-requisito de uma disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Dentre alguns autores que foram utilizados, encontra-se: Veiga, Luck, Libâneo, entre outros, para possibilitar uma discussão coerente entre o teórico e o empírico. Diante disso, percebe-se como resultado, é que apesar de todo o embate de teoria e prática, há uma relação democrática na construção do Projeto Político Pedagógico, aliado a gestão, docência e comunidade, descaracterizando toda ideia de que o Projeto é comprado ou não é construído em conjunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Gestão, Projeto político pedagógico, Docência"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "bd0cc810b580b35884bd9df37c0e8b0f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANÚZIA MOREIRA DE LIMA NETTA"
    "autor_nome_curto" => "RANÚZIA NETTA"
    "autor_email" => "ranuzianettinha@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 504
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 2169
    "titulo" => "ALIANÇA GESTÃO E DOCÊNCIA: INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EFICAZ."
    "resumo" => "Diante do cenário comum a Educação, sobre a realidade de Gestões garantidas pelo ‘’clientelismo político’’ e a desqualificação da prática escolar, visa-se compreender o conceito de Gestão democrática e participativa perante a colaboração de todos para a construção e efetivação de um Projeto Político Pedagógico eficaz. Reflete-se a dimensão do Projeto, a prática ativa da gestão democrática e avalia-se a contribuição da docência para; o desenvolver do Documento norteador da Escola. Entendem-se as fragilidades do sistema de forma que a democracia é percebida, mas não legitimada em todos os âmbitos cabíveis a sua abrangência. Com isso, pretende-se com esse artigo avaliar a colaboração das práticas docentes para a legitimação do Projeto Político Pedagógico, sendo trazidas dificuldades na efetivação de uma construção coletiva. Agir sobre a relação teoria e prática são o alvo dessa análise, compreender conceitos, refletir limitações é o resultado da dicotomia entre o construir e o efetivar. Nessa perspectiva, utiliza-se como métodos: a pesquisa do tipo qualitativa, observações e entrevistas semi-estruturadas. Este trabalho surgiu como pré-requisito de uma disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Dentre alguns autores que foram utilizados, encontra-se: Veiga, Luck, Libâneo, entre outros, para possibilitar uma discussão coerente entre o teórico e o empírico. Diante disso, percebe-se como resultado, é que apesar de todo o embate de teoria e prática, há uma relação democrática na construção do Projeto Político Pedagógico, aliado a gestão, docência e comunidade, descaracterizando toda ideia de que o Projeto é comprado ou não é construído em conjunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Gestão, Projeto político pedagógico, Docência"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "bd0cc810b580b35884bd9df37c0e8b0f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANÚZIA MOREIRA DE LIMA NETTA"
    "autor_nome_curto" => "RANÚZIA NETTA"
    "autor_email" => "ranuzianettinha@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Diante do cenário comum a Educação, sobre a realidade de Gestões garantidas pelo ‘’clientelismo político’’ e a desqualificação da prática escolar, visa-se compreender o conceito de Gestão democrática e participativa perante a colaboração de todos para a construção e efetivação de um Projeto Político Pedagógico eficaz. Reflete-se a dimensão do Projeto, a prática ativa da gestão democrática e avalia-se a contribuição da docência para; o desenvolver do Documento norteador da Escola. Entendem-se as fragilidades do sistema de forma que a democracia é percebida, mas não legitimada em todos os âmbitos cabíveis a sua abrangência. Com isso, pretende-se com esse artigo avaliar a colaboração das práticas docentes para a legitimação do Projeto Político Pedagógico, sendo trazidas dificuldades na efetivação de uma construção coletiva. Agir sobre a relação teoria e prática são o alvo dessa análise, compreender conceitos, refletir limitações é o resultado da dicotomia entre o construir e o efetivar. Nessa perspectiva, utiliza-se como métodos: a pesquisa do tipo qualitativa, observações e entrevistas semi-estruturadas. Este trabalho surgiu como pré-requisito de uma disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Dentre alguns autores que foram utilizados, encontra-se: Veiga, Luck, Libâneo, entre outros, para possibilitar uma discussão coerente entre o teórico e o empírico. Diante disso, percebe-se como resultado, é que apesar de todo o embate de teoria e prática, há uma relação democrática na construção do Projeto Político Pedagógico, aliado a gestão, docência e comunidade, descaracterizando toda ideia de que o Projeto é comprado ou não é construído em conjunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.