, Mariadefatimaoliveirasantos. Um contexto histórico: origem da escola e sua produção social. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49147>. Acesso em: 21/11/2024 19:52
Historicamente a Educação, esteve presente em âmbito sócio humano. Foi realizado neste trabalho um apanhado histórico do contexto geral da educação até a criação da escola institucionalizada. Esses estabelecimentos de ensino sugiram na França no período do desenvolvimento industrial e conturbações religiosas. O presente trabalho vem trazer uma revisão literária sobre a origem e função social da escola. Essa educação institucionalizada ou não, é socialmente histórica, ou seja, com características próprias em cada fase ou época de sua existência. Logo após, com concretização de um ambiente educativo verdadeiramente estabelecido houve as devidas caracterizações singulares de uma instituição como: o surgimento de classes, séries por idade, entre outras. Diante disso, a função chave da escola não é de forma totalitária, mas se organizar no intuito de realizar as formas daquilo que não é recebido, e sim realizar um tratamento igual de todos os alunos independente de suas crenças e formas de socialização.