FERREIRA, Adriano Gomes et al.. Relato de experiência: o filme como uma estratégia de ensino. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48916>. Acesso em: 22/12/2024 10:59
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o relato de experiência de ensino do curso de enfermagem, no perioperatório, tendo como enfoque o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno. O projeto foi desenvolvido na turma do 5º período de enfermagem, tendo como possibilidade seu uso como ferramenta capaz de melhorar a compreensão dos alunos quanto aos temas e abordagens trabalhados em sala de aula. Para tanto foram escolhidos filmes que tivessem relação com os conteúdos da disciplina. Objetivos: Avaliar como o uso de filmes em sala de aula pode ajudar no desenvolvimento de competências e habilidades em enfermagem. Metodologia: Foi realizada a escolha de filmes que pudessem servir como situações de ensino-aprendizagem para os enfermeiros. Resultados: Dos 57 alunos participantes todos responderam à pesquisa de opinião e foi unânime a opinião de que o filme introduziu uma melhor compreensão quanto à realidade de uma cirurgia; afirmando ainda que a metodologia foi didática, criativa, realista e que contribuiu para o enriquecimento de seus conhecimentos; 1,8% afirmou que não foi realista e 7,0% que o filme foi realista em parte. Conclusão: Todos os participantes aprovaram o uso do filme como recurso didático na disciplina