Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES DE GÊNERO E FORMAÇÃO SUPERIOR NA UPE – MATA NORTE

Palavra-chaves: GÊNERO, FORMAÇÃO SUPERIOR, DESIGUALDADE, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48893
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3870
    "inscrito_id" => 11010
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E FORMAÇÃO SUPERIOR NA UPE – MATA NORTE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir as questões de gênero nos cursos de Licenciatura na UPE – Mata Norte. O acesso à educação contribuiu consideravelmente, especialmente a partir dos anos 1950 e 1960, na possibilidade das mulheres construírem novas trajetórias biográficas. No entanto, nem sempre estas novas possibilidades de trajetórias femininas encontraram ambientes sociais acessíveis para se desenvolver. Desse modo, a presença feminina nos cursos de nível superior esteve sempre restrita as chamadas carreiras “tradicionais” (Carvalho, 1988). Assim, partimos do pressuposto que a procura pelos cursos de formação superior continua sendo a opção mais forte para as mulheres. Acreditamos, que tal fato se deve a existência tanto no imaginário coletivo, e até mesmo das próprias mulheres, de estereótipos, que as fazem distanciarem de algumas opções consideradas não apropriadas para o sexo feminino. Trata-se de uma pesquisa de campo, que está sendo realizada na UPE – Mata Norte. Este trabalho não tem a pretensão de exaurir a temática da questão de gênero na educação superior, pretendemos somente, trazer a discussão no âmbito da formação superior, evidenciando a desigualdade de gênero ainda presente nesta esfera."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, FORMAÇÃO SUPERIOR, DESIGUALDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID11010_17092018111607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATARINA OLIVEIRA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "KATARINA OLIVEIRA DE MOURA"
    "autor_email" => "katarinamoura21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48893
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3870
    "inscrito_id" => 11010
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E FORMAÇÃO SUPERIOR NA UPE – MATA NORTE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir as questões de gênero nos cursos de Licenciatura na UPE – Mata Norte. O acesso à educação contribuiu consideravelmente, especialmente a partir dos anos 1950 e 1960, na possibilidade das mulheres construírem novas trajetórias biográficas. No entanto, nem sempre estas novas possibilidades de trajetórias femininas encontraram ambientes sociais acessíveis para se desenvolver. Desse modo, a presença feminina nos cursos de nível superior esteve sempre restrita as chamadas carreiras “tradicionais” (Carvalho, 1988). Assim, partimos do pressuposto que a procura pelos cursos de formação superior continua sendo a opção mais forte para as mulheres. Acreditamos, que tal fato se deve a existência tanto no imaginário coletivo, e até mesmo das próprias mulheres, de estereótipos, que as fazem distanciarem de algumas opções consideradas não apropriadas para o sexo feminino. Trata-se de uma pesquisa de campo, que está sendo realizada na UPE – Mata Norte. Este trabalho não tem a pretensão de exaurir a temática da questão de gênero na educação superior, pretendemos somente, trazer a discussão no âmbito da formação superior, evidenciando a desigualdade de gênero ainda presente nesta esfera."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, FORMAÇÃO SUPERIOR, DESIGUALDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID11010_17092018111607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATARINA OLIVEIRA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "KATARINA OLIVEIRA DE MOURA"
    "autor_email" => "katarinamoura21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as questões de gênero nos cursos de Licenciatura na UPE – Mata Norte. O acesso à educação contribuiu consideravelmente, especialmente a partir dos anos 1950 e 1960, na possibilidade das mulheres construírem novas trajetórias biográficas. No entanto, nem sempre estas novas possibilidades de trajetórias femininas encontraram ambientes sociais acessíveis para se desenvolver. Desse modo, a presença feminina nos cursos de nível superior esteve sempre restrita as chamadas carreiras “tradicionais” (Carvalho, 1988). Assim, partimos do pressuposto que a procura pelos cursos de formação superior continua sendo a opção mais forte para as mulheres. Acreditamos, que tal fato se deve a existência tanto no imaginário coletivo, e até mesmo das próprias mulheres, de estereótipos, que as fazem distanciarem de algumas opções consideradas não apropriadas para o sexo feminino. Trata-se de uma pesquisa de campo, que está sendo realizada na UPE – Mata Norte. Este trabalho não tem a pretensão de exaurir a temática da questão de gênero na educação superior, pretendemos somente, trazer a discussão no âmbito da formação superior, evidenciando a desigualdade de gênero ainda presente nesta esfera.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.