A presente Pesquisa Qualitativa, em andamento, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana - GEPEDIH, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade - NEPED, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora tem como objetivo principal pensar práticas educativas inclusivas, refletindo a questão da tomada de consciência por parte de Professores e Professoras da Educação Básica acerca do respeito à diversidade dos(as) alunos(as). A equipe toma como indagações se existe o movimento reflexivo sobre a diversidade por parte dos(as) docentes e se há tomada de consciência em relação à necessidade de reflexão. Iniciando o trabalho o grupo mobilizou-se para o estudo de algumas obras de Paulo Freire, a fim de compreender o conceito de Tomada de Consciência, além das leituras de Bernadette Gatti sobre Formação Continuada de Professores(as) e de Fernando Becker sobre Ser Professor(a) Pesquisador(a), que embasaram as problematizações expostas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, visando provocar uma discussão com as docentes, convidadas até o momento, referente à sua atuação. Ressalta-se que a perspectiva Freiriana constitui a nossa base epistemológica, tendo em vista sua relação democrática em busca de uma educação inclusiva e emancipadora e, também, que pretende-se expandir a amostra investigativa.