Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAS/POLITICA PÚBLICA EDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO NO EIXO PEDAGÓGICO DO PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE BELO JARDIM-PE

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho objetivou-se em analisar as contribuições no eixo pedagógico adotado pelo PAS no processo-ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, onde a pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Professor Antenor Vieira de Mello na cidade de Belo Jardim-PE, sendo interrogadas as professoras que atuam com o programa na escola investigada. A análise dos dados foi dividida em três subtítulos: a participação de professores na implantação do PAS; a proposta curricular do PAS no processo ensino-aprendizagem e as consequências políticas educacionais na implantação do PAS. De acordo com a investigação pode-se afirmar que os docentes não participaram da implantação do PAS no município. As professoras afirmam que o currículo proposto pelo PAS não está adequado ao nível de aprendizagem dos alunos, apresentando conteúdos que estão distantes da realidade vivenciadas em sala de aula. Sobre as consequências políticas educacionais na implantação do PAS as docentes asseguram a falta de autonomia perante a proposta curricular do programa, visto que, o planejamento diário já vem estipulado pelo programa. Quanto a perpetuidade do PAS foi negado por todos os professores pesquisados. Tais resultados, nos rementem a uma compreensão, de que devem ser revistos e avaliados a política educacional adotada pelo PAS, para que assim, adotem possibilidades para resolver os problemas educacionais vivenciados pelo Programa.

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