Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Palavra-chaves: DINÂMICAS, ENSINO, SISTEMA RESPIRATÓRIO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48359
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3626
    "inscrito_id" => 4749
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO"
    "resumo" => "O ensino do Sistema Respiratório apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, pois existem vários órgãos relacionados a este sistema, cada qual com sua função e forma específica, sendo assim de difícil assimilação. Além disso, apesar dos discentes demostrarem conhecimentos sobre essa área, estes se afastam dos saberes científicos aceitos sobre o assunto. Dessa forma, é necessário que o professor utilize metodologias que se aproximem da realidade dos alunos. Uma dessas metodologias é o uso de dinâmicas em sala de aula, visto que, elas incentivam o trabalho em grupo, criando um contexto diferencial que permite a integração e a interação dos alunos, de maneira que os mesmos atuem de forma lúdica, junto ao professor. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência que utilizou como base o desenvolvimento de uma dinâmica. Esta atividade foi aplicada durante o PRP – Programa de Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No início da aula, foi estimulado o conhecimento prévio dos alunos, para que ocorresse a formação de um saber científico. Logo após os alunos foram retirados de sala de aula, para realizar uma dinâmica no pátio da escola. A dinâmica, fez com que os alunos ficassem entusiasmados e se sentisse mais à vontade para o momento de debate, na segunda etapa da aula. Conclui-se, portanto, que a utilização de dinâmicas no ensino do Sistema Respiratório, promove um processo de ensino-aprendizagem interativo e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DINÂMICAS, ENSINO, SISTEMA RESPIRATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4749_16092018154616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBEKA RAYANE ARAUJO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "REBEKA ARAUJO"
    "autor_email" => "rebekarayane24@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48359
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3626
    "inscrito_id" => 4749
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO"
    "resumo" => "O ensino do Sistema Respiratório apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, pois existem vários órgãos relacionados a este sistema, cada qual com sua função e forma específica, sendo assim de difícil assimilação. Além disso, apesar dos discentes demostrarem conhecimentos sobre essa área, estes se afastam dos saberes científicos aceitos sobre o assunto. Dessa forma, é necessário que o professor utilize metodologias que se aproximem da realidade dos alunos. Uma dessas metodologias é o uso de dinâmicas em sala de aula, visto que, elas incentivam o trabalho em grupo, criando um contexto diferencial que permite a integração e a interação dos alunos, de maneira que os mesmos atuem de forma lúdica, junto ao professor. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência que utilizou como base o desenvolvimento de uma dinâmica. Esta atividade foi aplicada durante o PRP – Programa de Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No início da aula, foi estimulado o conhecimento prévio dos alunos, para que ocorresse a formação de um saber científico. Logo após os alunos foram retirados de sala de aula, para realizar uma dinâmica no pátio da escola. A dinâmica, fez com que os alunos ficassem entusiasmados e se sentisse mais à vontade para o momento de debate, na segunda etapa da aula. Conclui-se, portanto, que a utilização de dinâmicas no ensino do Sistema Respiratório, promove um processo de ensino-aprendizagem interativo e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DINÂMICAS, ENSINO, SISTEMA RESPIRATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4749_16092018154616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBEKA RAYANE ARAUJO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "REBEKA ARAUJO"
    "autor_email" => "rebekarayane24@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino do Sistema Respiratório apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, pois existem vários órgãos relacionados a este sistema, cada qual com sua função e forma específica, sendo assim de difícil assimilação. Além disso, apesar dos discentes demostrarem conhecimentos sobre essa área, estes se afastam dos saberes científicos aceitos sobre o assunto. Dessa forma, é necessário que o professor utilize metodologias que se aproximem da realidade dos alunos. Uma dessas metodologias é o uso de dinâmicas em sala de aula, visto que, elas incentivam o trabalho em grupo, criando um contexto diferencial que permite a integração e a interação dos alunos, de maneira que os mesmos atuem de forma lúdica, junto ao professor. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência que utilizou como base o desenvolvimento de uma dinâmica. Esta atividade foi aplicada durante o PRP – Programa de Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No início da aula, foi estimulado o conhecimento prévio dos alunos, para que ocorresse a formação de um saber científico. Logo após os alunos foram retirados de sala de aula, para realizar uma dinâmica no pátio da escola. A dinâmica, fez com que os alunos ficassem entusiasmados e se sentisse mais à vontade para o momento de debate, na segunda etapa da aula. Conclui-se, portanto, que a utilização de dinâmicas no ensino do Sistema Respiratório, promove um processo de ensino-aprendizagem interativo e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.