ABRANTES, Francisca Luana Rolim et al.. O poema no espaço escolar: desafios e possibilidades. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48217>. Acesso em: 06/05/2024 14:51
Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009), Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os conteúdos lidos em sala de aula.