AFRICA NA SALA DE AULA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4799 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "AFRICA NA SALA DE AULA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO" "resumo" => "ÁFRICA NA SALA DE AULA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃOMarinalva Bezerra Vilar de Carvalhonalva.vilar@hotmail.comPrefeitura Municipal de Campina Grande-PB\tApresentamos a experiência de trabalho com o projeto: África na Sala de Aula: Conhecimento e Valorização, desenvolvido com os educandos no segmento EJA do 6º ao 9º ano da E.E.E.F Maria Emília e Oliveira Almeida, na cidade de Campina Grande ano 2012. Foi realizado entre 13 de fevereiro a 20 de junho, na disciplina de História, no turno noite. O objetivo foi a desconstrução das imagens negativas sobre o continente africano, o povo afro brasileiro e construir na escola um ambiente de respeito às diferenças. Também como forma de inserir nos conteúdos a proposta da Lei 10.639/2003. Dessa forma, oportunizar os educandos refletirem sobre suas práticas de convivência social e modificá-la no sentido de criar novas possibilidades de valorização, de convivência e respeito com as diferenças raciais e combater o preconceito racial. \tPara alcançarmos esse objetivo tivemos como fio condutor os seguintes conteúdos: O que penso sobre a África?, Conhecendo o espaço geográfico do continente africano, Combate a Discriminação Racial, Imagens da África no Cinema, A Construção do Preconceito Racial, A construção histórica negativa sobre a África, Desconstruir a ideia de Democracia Racial. Elegemos como eixo norteador a educação e a cidadania, como forma de possibilitar os educandos o reconhecimento e a valorização da África e do negro na construção da identidade do povo brasileiro. \tElegemos como marco teórico para desenvolvermos a filosofia pedagógica do projeto a proposta de Paulo Freire, para quem “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (FREIRE,2003, p.25). Para constatarmos que o projeto alcançou seu objetivo, foi realizado como produto final a construção de um acróstico, com o tema Preconceito Racial.Palavras -chave: Lei 10.636/2003, África, Preconceito, Racial, Educação." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_18_09_2013_23_10_18_idinscrito_353_999caf0360a0db24b29501a5f91915d3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALVA BEZERRA VILAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARINALVA B. VILAR DE CARVALHO" "autor_email" => "nalva.vilar@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4799 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "AFRICA NA SALA DE AULA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO" "resumo" => "ÁFRICA NA SALA DE AULA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃOMarinalva Bezerra Vilar de Carvalhonalva.vilar@hotmail.comPrefeitura Municipal de Campina Grande-PB\tApresentamos a experiência de trabalho com o projeto: África na Sala de Aula: Conhecimento e Valorização, desenvolvido com os educandos no segmento EJA do 6º ao 9º ano da E.E.E.F Maria Emília e Oliveira Almeida, na cidade de Campina Grande ano 2012. Foi realizado entre 13 de fevereiro a 20 de junho, na disciplina de História, no turno noite. O objetivo foi a desconstrução das imagens negativas sobre o continente africano, o povo afro brasileiro e construir na escola um ambiente de respeito às diferenças. Também como forma de inserir nos conteúdos a proposta da Lei 10.639/2003. Dessa forma, oportunizar os educandos refletirem sobre suas práticas de convivência social e modificá-la no sentido de criar novas possibilidades de valorização, de convivência e respeito com as diferenças raciais e combater o preconceito racial. \tPara alcançarmos esse objetivo tivemos como fio condutor os seguintes conteúdos: O que penso sobre a África?, Conhecendo o espaço geográfico do continente africano, Combate a Discriminação Racial, Imagens da África no Cinema, A Construção do Preconceito Racial, A construção histórica negativa sobre a África, Desconstruir a ideia de Democracia Racial. Elegemos como eixo norteador a educação e a cidadania, como forma de possibilitar os educandos o reconhecimento e a valorização da África e do negro na construção da identidade do povo brasileiro. \tElegemos como marco teórico para desenvolvermos a filosofia pedagógica do projeto a proposta de Paulo Freire, para quem “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (FREIRE,2003, p.25). Para constatarmos que o projeto alcançou seu objetivo, foi realizado como produto final a construção de um acróstico, com o tema Preconceito Racial.Palavras -chave: Lei 10.636/2003, África, Preconceito, Racial, Educação." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_18_09_2013_23_10_18_idinscrito_353_999caf0360a0db24b29501a5f91915d3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINALVA BEZERRA VILAR DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARINALVA B. VILAR DE CARVALHO" "autor_email" => "nalva.vilar@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }