MAGNA, Suzeanny et al.. Maracatus: uma proposta educativa de identidade cultural. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47810>. Acesso em: 21/11/2024 19:35
A cultura popular e suas tradições culturais demonstram significados que estão diretamente conectados com os valores e as relações sociais de determinadas comunidades. A apropriação do patrimônio cultural brasileiro e local pode caracterizar importante ferramenta para formação das pessoas, fortalecimento do processo educativo individual e coletivo, ferramenta para transformação da realidade local, bem como para construção do sentimento de cidadania. Logo, nota-se a necessidade em fazer os resgates histórico e cultural para garantir uma interpretação cultural rica e capaz de projetar novas manifestações locais capazes de recriar esse universo. Para o pleno desenvolvimento dessa estrutura há a necessidade de desenvolver competências locais integradas o que demanda o envolvimento de várias institucionais, sociais, seja na escola, meios de comunicação digital, ou até mesmo com as tecnologias leves que demandam o empoderamento de cada indivíduo e das comunidades. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo diagnosticar quais fatores promovem o distanciamento dos escolares matriculados na Escola Municipal Evangelina Moraes Pessoa de Melo, localizada na cidade de Aliança – PE, na convivência de manifestações culturais da região, no caso na Comunidade do Rosário- Aliança – PE, região na Mata Norte de Pernambuco, a qual marcada por um rico histórico cultural do Maracatu, que está perdendo reconhecimento pela comunidade local. A mesma tem como objetivos específicos analisar a história da manifestação popular do Maracatu na Comunidade do Rosário – Aliança –PE; identificar fatores que influenciam no processo de afastamento dos escolares matriculados na referida escola da manifestação do Maracatu na Comunidade; reconhecer práticas significativas locais que possibilitem a inserção dos escolares nos grupos culturais locais. A análise dos fatores que indicam um enfraquecimento da cultura popular local e de afastamento da comunidade escolar desses movimentos poderão auxiliar no planejamento de ações culturais e educacionais na comunidade; fortalecer os grupos locais; disponibilizar informações para aperfeiçoar a intervenção dos grupos de Maracatu locais; transformar uma situação problema em bem estar local e social, bem como contribuir para construção de um ambiente transformador incluindo a educação e a cultura local. Para tanto dar-se a urgência em provocar uma movimentação da escola no sentido de mediar e formar os escolares a partir de competências que estimulem o protagonismo local, aproximando jovens, crianças e adultos do patrimônio cultural local tendo visto a ausência dessas estratégias tanto no campo operacional quanto no mundo acadêmico fragmenta a cada dia a historicidade das manifestações.