Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUZ, CRÔNICA, AÇÃO: A PRÁXIS DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Palavra-chaves: MULTILETRAMENTOS, TIC`S, LÍNGUA PORTUGUESA Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47801
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1282
    "inscrito_id" => 7394
    "titulo" => """
      LUZ, CRÔNICA, AÇÃO: A PRÁXIS DOS MULTILETRAMENTOS NO\r\n
      ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
      """
    "resumo" => "A influência que a tecnologia tem hoje no âmbito do letramento é inquestionável, bem como a necessidade da presença dos multiletramentos na escola. Uma pedagogia escolar que contemple a multimodalidade textual, com uma metodologia que atenda a formação de indivíduos para práticas sociais norteadas pelos multiletramentos, é fundamental e é também o ponto de partida para este trabalho que propõe um projeto didático digital, com fins de fomentar a cultura do uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas enquanto subsídio para a aprendizagem dos alunos. O objetivo é que os alunos analisem e produzam o gênero crônica, utilizando as ferramentas da mídia digital Facebook para discussões e debates, através de vídeos produzidos por eles mesmos. A partir de pesquisa bibliográfica, da observação participante e entrevistas com o gestor e a professora das turmas, construiu-se a proposta pedagógica em questão. A mídia digital Facebook, elencada para esse projeto, intenciona fazer com que os alunos a observem também como coconstrutora do conhecimento escolar e que a escola é parte da sua prática social, principalmente através de seus conteúdos. A adequação escolar ao cenário social em que estamos inseridos é que possibilitará a todos os envolvidos – escola, família e sociedade - ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, e preparará os estudantes de forma efetiva para atuarem na sociedade globalizada sabendo aliar o conhecimento ao uso das TIC`s."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TIC`S, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID7394_03092018221113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE LOPES DA SILVA GODINHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "juhlopes7@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47801
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1282
    "inscrito_id" => 7394
    "titulo" => """
      LUZ, CRÔNICA, AÇÃO: A PRÁXIS DOS MULTILETRAMENTOS NO\r\n
      ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
      """
    "resumo" => "A influência que a tecnologia tem hoje no âmbito do letramento é inquestionável, bem como a necessidade da presença dos multiletramentos na escola. Uma pedagogia escolar que contemple a multimodalidade textual, com uma metodologia que atenda a formação de indivíduos para práticas sociais norteadas pelos multiletramentos, é fundamental e é também o ponto de partida para este trabalho que propõe um projeto didático digital, com fins de fomentar a cultura do uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas enquanto subsídio para a aprendizagem dos alunos. O objetivo é que os alunos analisem e produzam o gênero crônica, utilizando as ferramentas da mídia digital Facebook para discussões e debates, através de vídeos produzidos por eles mesmos. A partir de pesquisa bibliográfica, da observação participante e entrevistas com o gestor e a professora das turmas, construiu-se a proposta pedagógica em questão. A mídia digital Facebook, elencada para esse projeto, intenciona fazer com que os alunos a observem também como coconstrutora do conhecimento escolar e que a escola é parte da sua prática social, principalmente através de seus conteúdos. A adequação escolar ao cenário social em que estamos inseridos é que possibilitará a todos os envolvidos – escola, família e sociedade - ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, e preparará os estudantes de forma efetiva para atuarem na sociedade globalizada sabendo aliar o conhecimento ao uso das TIC`s."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TIC`S, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID7394_03092018221113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE LOPES DA SILVA GODINHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE"
    "autor_email" => "juhlopes7@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A influência que a tecnologia tem hoje no âmbito do letramento é inquestionável, bem como a necessidade da presença dos multiletramentos na escola. Uma pedagogia escolar que contemple a multimodalidade textual, com uma metodologia que atenda a formação de indivíduos para práticas sociais norteadas pelos multiletramentos, é fundamental e é também o ponto de partida para este trabalho que propõe um projeto didático digital, com fins de fomentar a cultura do uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas enquanto subsídio para a aprendizagem dos alunos. O objetivo é que os alunos analisem e produzam o gênero crônica, utilizando as ferramentas da mídia digital Facebook para discussões e debates, através de vídeos produzidos por eles mesmos. A partir de pesquisa bibliográfica, da observação participante e entrevistas com o gestor e a professora das turmas, construiu-se a proposta pedagógica em questão. A mídia digital Facebook, elencada para esse projeto, intenciona fazer com que os alunos a observem também como coconstrutora do conhecimento escolar e que a escola é parte da sua prática social, principalmente através de seus conteúdos. A adequação escolar ao cenário social em que estamos inseridos é que possibilitará a todos os envolvidos – escola, família e sociedade - ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, e preparará os estudantes de forma efetiva para atuarem na sociedade globalizada sabendo aliar o conhecimento ao uso das TIC`s.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.