Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO ESCOLAR: O AVANÇO NORMATIVO A PARTIR DA ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS NAS NORMATIVAS BRASILEIRAS E NA COMUNIDADE INTERNACIONAL

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO ESCOLAR, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47634
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4061
    "inscrito_id" => 2651
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: O AVANÇO NORMATIVO A PARTIR DA ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS NAS NORMATIVAS BRASILEIRAS E NA COMUNIDADE INTERNACIONAL"
    "resumo" => "É patente a problemática relativa ao preconceito social enfrentado pelas pessoas com deficiência - uma das maiores minorias do país, contando com pelo menos 45 (quarenta e cinco) milhões de Pessoas no Brasil, correspondendo a aproximadamente 14% da população total. Em seu cotidiano, são constantemente alvo de atitudes discriminatórias, especialmente no contexto escolar. Frente a esta conjuntura, o presente artigo tem como objetivo principal destacar a construção dos direitos humanos na seara internacional, especificamente em relação à proteção dos direitos da pessoa com deficiência nas escolas. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa e construtivista social, documental - através dos diplomas legislativos - e doutrinária - com autores responsáveis por fundamentar, bem como destrinchar os valores e cenários relacionados à elaboração das declarações internacionais e leis brasileiras. Neste sentido, serão discutidas as principais inovações de princípios e normativas relacionadas à garantia do direito de acesso à educação das pessoas portadoras de necessidades especiais tanto no cenário mundial, a partir de diplomas de direitos humanos, principalmente, quanto no cenário local brasileiro, bem como nas leis que viabilizam as condições de acessibilidade e permanência desses indivíduos no ambiente escolar. No contexto de nossa sociedade brasileira atual, portanto, não há que se limitar a integração social deste grupo a nobres gestos de caridade e solidariedade, num aspecto apenas referente à moral e à justiça para inclusão escolar de alunos com deficiência. Há um amplo aparato normativo para que haja a devida concretização desses direitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO ESCOLAR, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID2651_17092018170946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ALENCAR PINTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucaspintoalencar@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47634
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4061
    "inscrito_id" => 2651
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: O AVANÇO NORMATIVO A PARTIR DA ÓPTICA DOS DIREITOS HUMANOS NAS NORMATIVAS BRASILEIRAS E NA COMUNIDADE INTERNACIONAL"
    "resumo" => "É patente a problemática relativa ao preconceito social enfrentado pelas pessoas com deficiência - uma das maiores minorias do país, contando com pelo menos 45 (quarenta e cinco) milhões de Pessoas no Brasil, correspondendo a aproximadamente 14% da população total. Em seu cotidiano, são constantemente alvo de atitudes discriminatórias, especialmente no contexto escolar. Frente a esta conjuntura, o presente artigo tem como objetivo principal destacar a construção dos direitos humanos na seara internacional, especificamente em relação à proteção dos direitos da pessoa com deficiência nas escolas. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa e construtivista social, documental - através dos diplomas legislativos - e doutrinária - com autores responsáveis por fundamentar, bem como destrinchar os valores e cenários relacionados à elaboração das declarações internacionais e leis brasileiras. Neste sentido, serão discutidas as principais inovações de princípios e normativas relacionadas à garantia do direito de acesso à educação das pessoas portadoras de necessidades especiais tanto no cenário mundial, a partir de diplomas de direitos humanos, principalmente, quanto no cenário local brasileiro, bem como nas leis que viabilizam as condições de acessibilidade e permanência desses indivíduos no ambiente escolar. No contexto de nossa sociedade brasileira atual, portanto, não há que se limitar a integração social deste grupo a nobres gestos de caridade e solidariedade, num aspecto apenas referente à moral e à justiça para inclusão escolar de alunos com deficiência. Há um amplo aparato normativo para que haja a devida concretização desses direitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO ESCOLAR, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID2651_17092018170946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ALENCAR PINTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucaspintoalencar@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

É patente a problemática relativa ao preconceito social enfrentado pelas pessoas com deficiência - uma das maiores minorias do país, contando com pelo menos 45 (quarenta e cinco) milhões de Pessoas no Brasil, correspondendo a aproximadamente 14% da população total. Em seu cotidiano, são constantemente alvo de atitudes discriminatórias, especialmente no contexto escolar. Frente a esta conjuntura, o presente artigo tem como objetivo principal destacar a construção dos direitos humanos na seara internacional, especificamente em relação à proteção dos direitos da pessoa com deficiência nas escolas. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa e construtivista social, documental - através dos diplomas legislativos - e doutrinária - com autores responsáveis por fundamentar, bem como destrinchar os valores e cenários relacionados à elaboração das declarações internacionais e leis brasileiras. Neste sentido, serão discutidas as principais inovações de princípios e normativas relacionadas à garantia do direito de acesso à educação das pessoas portadoras de necessidades especiais tanto no cenário mundial, a partir de diplomas de direitos humanos, principalmente, quanto no cenário local brasileiro, bem como nas leis que viabilizam as condições de acessibilidade e permanência desses indivíduos no ambiente escolar. No contexto de nossa sociedade brasileira atual, portanto, não há que se limitar a integração social deste grupo a nobres gestos de caridade e solidariedade, num aspecto apenas referente à moral e à justiça para inclusão escolar de alunos com deficiência. Há um amplo aparato normativo para que haja a devida concretização desses direitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.