Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DIGITAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM MEIO DIGITAL

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Pensar o mundo pós-moderno é pensar uma aldeia global, conforme McLuhan. Alguns afirmam que estamos na era da pós-informação ou ainda na era cibercultural em que vivenciamos um momento absolutamente claro de múltiplas mudanças que vêm ocorrendo. Esta mutação tem interferido no modo de viver de muitos indivíduos, no que diz respeito às informações e as suas formas de expansão do conhecimento que vem se expandindo, como também, sua forma de ler. Vemos a emergência de informações, as mais diversas, que circulam em alta velocidade. Esta circulação se dá por meio de impressos como livros, jornais, revistas e ainda por meio virtual através do computador, etc. Estes contribuem em muito para o mover informacional. Nesse contexto em que as tecnologias, em termos de equipamentos (meios), se expandem surge a questão da exclusão cibercultural, a qual é reflexo de uma prévia exclusão social, econômica e educacional. A partir dessa problemática, realizamos uma intervenção numa escola pública com alunos do 9º ano para um experiência de leitura literária em meio digital. Essa pesquisa fez parte do nosso trabalho de dissertação no ano de 2012 na UFCG no programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino. Como aporte teórico- metodológicos nos apoiamos em Freitas (2003), Zilbermam (1989), Pinheiro (2007) dentre outros.

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