PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NAS ESCOLAS BÁSICAS DE GUARABIRA NA PERSPECTIVA DO SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA (PIBID/CH/UEPB): ARTICULANDO LITERATURA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4748 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 541 "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NAS ESCOLAS BÁSICAS DE GUARABIRA NA PERSPECTIVA DO SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA (PIBID/CH/UEPB): ARTICULANDO LITERATURA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA" "resumo" => "A complexidade do mundo exige novas perspectivas de construção do conhecimento. Hoje, há pouco espaço para o ensino fragmentado, dividido entre disciplinas estanques. E os sujeitos e as instituições devem ter uma ideia da totalidade dos conhecimentos e realizar conexões para isto. No entanto, muitos sujeitos e instituições de ensino, dentre elas as escolas básicas, ainda não perceberam a importância de uma proposta de ensino-aprendizagem centrada na interconexão entre as disciplinas – a interdisciplinaridade – por essa razão, tais práticas são pouco freqüentes. Esse cenário foi observado durante o período de execução do Subprojeto de Língua Portuguesa em três escolas básicas de Guarabira/PB. E diante dele, duas questões foram levantadas: por que a prática interdisciplinar ainda não se efetivou nessas escolas? Que contribuições interdisciplinares o Subprojeto de Língua Portuguesa pode trazer para as escolas? A partir desses questionamentos objetivamos analisar a realidade das práticas interdisciplinares nas citadas escolas e levantar dados para futuras intervenções pelo Subprojeto de LP. Para a consecução dos objetivos algumas contribuições teóricas advindas de (FAZENDA, 1985), (JAPIASSU, 1992), (GERALDI, 1998), (BACCEGA, 1995), (FOUCAULT, 2007), (MORIN, 2002), (DIMAS, 1994) foram imprescindíveis. Adotou-se a pesquisa de campo de cunho quantitativo/qualitativo, com a participação de 10 (dez) professores das três escolas. Concluiu-se que as práticas interdisciplinares nas escolas ainda são poucas/esporádicas, apesar de 80% dos entrevistados admitirem realizá-las. Há um descompasso entre o dito e o realizado. Há professores que conhecem os princípios interdisciplinares e tentam aplicá-los na sala de aula. Entretanto, há professores quase alheios à integralidade do conhecimento. São poucos os que se aventuram na inter-relação entre as disciplinas. O PIBID através do Subprojeto de Língua Portuguesa pode discutir e construir com os professores, os elementos teóricos metodológicos necessários às propostas interdisciplinares. Palavras-Chave: Interdisciplinaridade – Escola – PIBID – Língua Portuguesa" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_17_17_44_idinscrito_541_2abdf879c7303e2af79aaa2c4740c48b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAREZ NOGUEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "JUAREZ" "autor_email" => "junolins@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4748 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 541 "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NAS ESCOLAS BÁSICAS DE GUARABIRA NA PERSPECTIVA DO SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA (PIBID/CH/UEPB): ARTICULANDO LITERATURA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA" "resumo" => "A complexidade do mundo exige novas perspectivas de construção do conhecimento. Hoje, há pouco espaço para o ensino fragmentado, dividido entre disciplinas estanques. E os sujeitos e as instituições devem ter uma ideia da totalidade dos conhecimentos e realizar conexões para isto. No entanto, muitos sujeitos e instituições de ensino, dentre elas as escolas básicas, ainda não perceberam a importância de uma proposta de ensino-aprendizagem centrada na interconexão entre as disciplinas – a interdisciplinaridade – por essa razão, tais práticas são pouco freqüentes. Esse cenário foi observado durante o período de execução do Subprojeto de Língua Portuguesa em três escolas básicas de Guarabira/PB. E diante dele, duas questões foram levantadas: por que a prática interdisciplinar ainda não se efetivou nessas escolas? Que contribuições interdisciplinares o Subprojeto de Língua Portuguesa pode trazer para as escolas? A partir desses questionamentos objetivamos analisar a realidade das práticas interdisciplinares nas citadas escolas e levantar dados para futuras intervenções pelo Subprojeto de LP. Para a consecução dos objetivos algumas contribuições teóricas advindas de (FAZENDA, 1985), (JAPIASSU, 1992), (GERALDI, 1998), (BACCEGA, 1995), (FOUCAULT, 2007), (MORIN, 2002), (DIMAS, 1994) foram imprescindíveis. Adotou-se a pesquisa de campo de cunho quantitativo/qualitativo, com a participação de 10 (dez) professores das três escolas. Concluiu-se que as práticas interdisciplinares nas escolas ainda são poucas/esporádicas, apesar de 80% dos entrevistados admitirem realizá-las. Há um descompasso entre o dito e o realizado. Há professores que conhecem os princípios interdisciplinares e tentam aplicá-los na sala de aula. Entretanto, há professores quase alheios à integralidade do conhecimento. São poucos os que se aventuram na inter-relação entre as disciplinas. O PIBID através do Subprojeto de Língua Portuguesa pode discutir e construir com os professores, os elementos teóricos metodológicos necessários às propostas interdisciplinares. Palavras-Chave: Interdisciplinaridade – Escola – PIBID – Língua Portuguesa" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_17_17_44_idinscrito_541_2abdf879c7303e2af79aaa2c4740c48b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAREZ NOGUEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "JUAREZ" "autor_email" => "junolins@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }