Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2)

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      brasileiras os surdos ainda viveram uma realidade de exclusão linguística destes sujeitos. Para mudar a\r\n
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      necessário um movimento por uma educação que institua e promova possibilidades de efetivo\r\n
      bilinguismo para os surdos brasileiros. Consideramos que a formação bilíngue de professores (surdos e\r\n
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      teóricos e metodológicos do seu ensino e seus gêneros textuais, possibilita aos professores o\r\n
      aprofundamento e sedimentação de conhecimentos sobre os gêneros textuais da Libras e os processos\r\n
      de didatização destes, numa perspectiva discursiva. Nesse sentido, o presente texto apresenta\r\n
      considerações o processo de formação de docentes e discentes de Letras Libras (surdos e ouvintes)\r\n
      para o ensino de Libras- L2, que vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Campina\r\n
      Grande (UFCG), por meio da extensão universitária, a partir de estudo, vivência e produção de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Apesar de o Brasil reconhecer o direito dos Surdos serem bilíngues desde 24 de abril de 2002, através da Lei 10.436 instituindo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua das comunidades surdas brasileiras os surdos ainda viveram uma realidade de exclusão linguística destes sujeitos. Para mudar a realidade vigente, acreditamos na escola bilíngue como o espaço educacional mais profícuo para os surdos, pois é nela que a sua condição visual poderá ser respeitada em sua plenitude. Assim, é necessário um movimento por uma educação que institua e promova possibilidades de efetivo bilinguismo para os surdos brasileiros. Consideramos que a formação bilíngue de professores (surdos e ouvintes) para o ensino de Libras que a ensinam como segunda língua (L2), abrangendo aspectos teóricos e metodológicos do seu ensino e seus gêneros textuais, possibilita aos professores o aprofundamento e sedimentação de conhecimentos sobre os gêneros textuais da Libras e os processos de didatização destes, numa perspectiva discursiva. Nesse sentido, o presente texto apresenta considerações o processo de formação de docentes e discentes de Letras Libras (surdos e ouvintes) para o ensino de Libras- L2, que vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da extensão universitária, a partir de estudo, vivência e produção de diferentes gêneros textuais da Libras como L2. Nossas considerações são de que a formação de professores de Libras, ao ser consolidada, fortalece o ensino da Libras como segunda língua para ouvintes.

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