FARIAS, Regiane Marta Cassimiro De. Experimentações no ensino do movimento circular uniforme. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47400>. Acesso em: 25/11/2024 04:15
Resumo A atividade têm como um dos objetivos incentivar o estudo e aprendizagem da Física, relacionando os conceitos vistos em sala de aula e presentes nos livros didáticos disponíveis, aos fenômenos observados, sejam naturais ou artificiais. Tradicionalmente, os discentes apresentam certo preconceito com relação à disciplina de Física, por considerar cansativa e muito complexa e além de sem conexão com os fenômenos observados no dia a dia. Nosso intuito é tentar desfazer esse preconceito, mostrando que o conjunto de teorias e cálculos matemáticos, aparentemente afastado de sua vivência, podem ser explicados através da relação que estes possuem com os fenômenos Físicos observados pelos mesmos. Deste modo, as atividades experimentais tornam-se importantes para a compreensão das teorias sendo importante a relação das aulas teóricas com a prática experimental. Os conceitos estudados neste trabalho estão relacionados ao Movimento Circular Uniforme(MCU), os experimentos escolhidos são de fácil compreensão e simples de ser confeccionado. Um deles tem por finalidade verificar as variáveis e grandezas relacionadas à cinemática do movimento, como trajetória, velocidades, acelerações etc. O segundo, tem como objetivo observar as causas do movimento, como as forças envolvidas. A atividade foi seguida de indagações e estímulos ao questionamento e discussão. Ao final do processo, foi percebida uma maior participação dos alunos se comparada às aulas puramente teóricas. Os alunos se mostraram mais interessados e empolgados com a compreensão do fenômeno, fazendo uma relação com os conceitos e equações vistos em sala de aula no modo tradicional mas não menos importante.