Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO COM FOCO EM BAUMAN E NA LIQUIDEZ DOS FENÔMENOS CONTEMPORÂNEOS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO

Palavra-chaves: REDES SOCIAIS, ESCOLA DO CAMPO, MODERNIDADE LÍQUIDA, AÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho vem das reflexões, discussões e considerações da pesquisa de Pós Doutorado da primeira autora e apresenta resultados da investigação sobre as práticas docentes com o uso de tecnologias contemporâneas da informação e da comunicação como estratégias de ensino numa escola do campo, neste trabalho, enfocando as redes sociais. Investigou o uso didático das redes numa escola do campo, compreendendo-as enquanto campo do conhecimento inserido em um campo maior: o das tecnologias da informação e da comunicação, espaço aqui teorizado pelos estudos culturais; buscou ainda identificar, inventariar e analisar o uso didático dessas redes nos processos de ensino na escola do campo; propôs-se ainda a dialogar sobre e compreender o uso dessas redes enquanto estratégias de ensino na escola, como geradoras de um espaço de conhecimento configurado pelos estudos culturais e dimensionado pela “modernidade líquida” conceituada por Bauman, 1999; voltou-se também a enfocar essa “modernidade líquida” e a “vida líquida moderna”, discorrendo sobre elas em seu caráter de instrumentos inalienáveis e indispensáveis da contemporaneidade; afirmar a inexistência de obstáculos para o uso das redes sociais na escola do campo, tanto quanto na escola urbana. Conclui-se que as redes sociais como estratégias de ensino na escola do campo já desmobilizam essa escola do espaço impermeabilizado pela porteira que a isola do mundo, e a insere no mundo dessas tecnologias de forma a eliminar a mais tênue possibilidade de fronteira entre a escola do campo e o meio urbano.

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