Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS NORTEADO PELO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL GIRA MUNDO NA PARAÍBA

Palavra-chaves: TIC’S, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, PROGRAMA GIRA MUNDO, ENSINO DE LÍNGUAS Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47200
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3480
    "inscrito_id" => 7233
    "titulo" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS NORTEADO PELO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL GIRA MUNDO NA PARAÍBA"
    "resumo" => "Em pleno Século XXI, há diferentes recursos tecnológicos disponíveis que os alunos podem utilizar para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, principalmente para o estudo de línguas estrangeiras. Imersos em uma nova realidade - a virtual, utilizam das tecnologias digitais para interagirem pelas redes sociais, ficam conectados, conhecem de tecnologias e aplicativos. Como, então, criar espaços de aprendizagem ativos, com atividades do cotidiano e do interesse dos alunos através do uso das tecnologias? O objetivo desse trabalho é relatar a experiência como professora de línguas da rede estadual da PB, após participar do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Finlândia, a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Este trabalho foi norteado pela pesquisa-ação-reflexão, desenvolvido com  turmas do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Félix de Brito, Itapororoca/PB.  Com este trabalho, concluímos que a experiência promoveu um envolvimento significativo dos alunos como protagonistas de todo processo, como também, as metodologias ativas de aprendizagem utilizadas  nas aulas de língua inglesa do ensino médio regular na escola supracitada, foi uma grande aliada para a criação de espaços ativos de aprendizagem, usando a educação de forma colaborativa e também fazendo o professor refletir sobre sua prática pedagógica em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC’S, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, PROGRAMA GIRA MUNDO, ENSINO DE LÍNGUAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7233_14092018222033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE VIANA DE OLIVEIRA ÂNGELO "
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE"
    "autor_email" => "profmoniqueviana@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47200
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3480
    "inscrito_id" => 7233
    "titulo" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS NORTEADO PELO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL GIRA MUNDO NA PARAÍBA"
    "resumo" => "Em pleno Século XXI, há diferentes recursos tecnológicos disponíveis que os alunos podem utilizar para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, principalmente para o estudo de línguas estrangeiras. Imersos em uma nova realidade - a virtual, utilizam das tecnologias digitais para interagirem pelas redes sociais, ficam conectados, conhecem de tecnologias e aplicativos. Como, então, criar espaços de aprendizagem ativos, com atividades do cotidiano e do interesse dos alunos através do uso das tecnologias? O objetivo desse trabalho é relatar a experiência como professora de línguas da rede estadual da PB, após participar do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Finlândia, a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Este trabalho foi norteado pela pesquisa-ação-reflexão, desenvolvido com  turmas do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Félix de Brito, Itapororoca/PB.  Com este trabalho, concluímos que a experiência promoveu um envolvimento significativo dos alunos como protagonistas de todo processo, como também, as metodologias ativas de aprendizagem utilizadas  nas aulas de língua inglesa do ensino médio regular na escola supracitada, foi uma grande aliada para a criação de espaços ativos de aprendizagem, usando a educação de forma colaborativa e também fazendo o professor refletir sobre sua prática pedagógica em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC’S, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, PROGRAMA GIRA MUNDO, ENSINO DE LÍNGUAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7233_14092018222033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE VIANA DE OLIVEIRA ÂNGELO "
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE"
    "autor_email" => "profmoniqueviana@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Em pleno Século XXI, há diferentes recursos tecnológicos disponíveis que os alunos podem utilizar para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, principalmente para o estudo de línguas estrangeiras. Imersos em uma nova realidade - a virtual, utilizam das tecnologias digitais para interagirem pelas redes sociais, ficam conectados, conhecem de tecnologias e aplicativos. Como, então, criar espaços de aprendizagem ativos, com atividades do cotidiano e do interesse dos alunos através do uso das tecnologias? O objetivo desse trabalho é relatar a experiência como professora de línguas da rede estadual da PB, após participar do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Finlândia, a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Este trabalho foi norteado pela pesquisa-ação-reflexão, desenvolvido com turmas do ensino médio regular da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Félix de Brito, Itapororoca/PB. Com este trabalho, concluímos que a experiência promoveu um envolvimento significativo dos alunos como protagonistas de todo processo, como também, as metodologias ativas de aprendizagem utilizadas nas aulas de língua inglesa do ensino médio regular na escola supracitada, foi uma grande aliada para a criação de espaços ativos de aprendizagem, usando a educação de forma colaborativa e também fazendo o professor refletir sobre sua prática pedagógica em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.