Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO GERECIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ALDEIA MONTE MOR – RIO TINTO-PB: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA INDÍGENA.

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O surgimento de problemas socioambientais como ameaçadores à sobrevivência da vida na Terra é um fenômeno relativamente novo para a humanidade. A forma irracional adotada pelo homem na busca do crescimento socioeconômico a qualquer preço vem causando danos alarmantes não somente ao meio ambiente que sofre grandes alterações em seus sistemas naturais, mas também na humanidade como um todo. A gestão inadequada dos resíduos, juntamente com sua excessiva produção, provoca inúmeras doenças, problemas sanitários relacionados à poluição dos mananciais, o assoreamento dos rios e córregos, entupimento de bueiros, contaminação do ar, entre outros. Além disso, a gestão dos resíduos tem se tornado um grande problema devido à falta de conscientização da população e de informação acerca de seu gerenciamento. Neste aspecto, a Educação Ambiental torna-se fundamental para um melhor manejo desses resíduos e com isso, a redução dos danos ambientais.Na Cidade de Rio Tinto, especificamente na Aldeia Monte Mor – PB encontra-se a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Drº José Lopes Ribeiro que possuem aproximadamente 500 alunos do campo e da cidade nos turnos manhã, tarde e noite. Em conversas informais com a comunidade escolar foram verificadas severas implicações negativas envolvendo produção e descarte de forma incorreta de resíduos sólidos no interior da aldeia principalmente nas regiões mais próximas a escola.Diante da grave problemática surge a necessidade de trabalhos científicos que evidenciem as reais causas e consequências da realidade local, como forma de contribuir com os processos de Educação Ambiental na dinâmica escolar e informar à sociedade civil e acadêmica, rumo ao benéfico coletivo.

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