Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO–PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: Gestão Educacional, Projeto Político-pedagógico, Reflexão, Participação Comunicação Oral 20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 1501
    "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO–PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O trabalho, “Gestão Educacional: Reflexão sobre o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico”, aborda uma pesquisa realizada durante o estágio supervisionado em Gestão Educacional. No qual, mostra a importância de discutir a perspectiva de elaboração do PPP, no sentido de permitir aos participantes do processo, a vivência da autonomia, objetivando a emancipação do grupo e não apenas o cumprimento de uma exigência legal. A proposta de trabalho possui como campo investigativo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Araújo, localizada no município de Campina Grande/ PB. Para aquisição dos dados foram realizadas observações, análise de documentos, entrevistas e conversas informais com algumas professoras, funcionários e com a gestora da referida escola. O projeto foi desenvolvido e executado no campo de estágio, mediante exposição oral da temática, buscando dialogar com as professoras, gestoras, funcionários e alunos presentes, explicitando para todos os envolvidos, como o processo de reflexão e construção do PPP deve ocorrer. O referencial teórico utilizado foi: FONSECA (2003); VEIGA (1998); VASCONCELLOS (2002). Portanto, este trabalho serviu como incentivo aos movimentos necessários na dinâmica de construção do PPP."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Gestão educacional, Projeto político-pedagógico, Reflexão, Participação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5cbdfd0dfa22a3fca7266376887f549b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paulamarinaldo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 1501
    "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO–PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O trabalho, “Gestão Educacional: Reflexão sobre o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico”, aborda uma pesquisa realizada durante o estágio supervisionado em Gestão Educacional. No qual, mostra a importância de discutir a perspectiva de elaboração do PPP, no sentido de permitir aos participantes do processo, a vivência da autonomia, objetivando a emancipação do grupo e não apenas o cumprimento de uma exigência legal. A proposta de trabalho possui como campo investigativo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Araújo, localizada no município de Campina Grande/ PB. Para aquisição dos dados foram realizadas observações, análise de documentos, entrevistas e conversas informais com algumas professoras, funcionários e com a gestora da referida escola. O projeto foi desenvolvido e executado no campo de estágio, mediante exposição oral da temática, buscando dialogar com as professoras, gestoras, funcionários e alunos presentes, explicitando para todos os envolvidos, como o processo de reflexão e construção do PPP deve ocorrer. O referencial teórico utilizado foi: FONSECA (2003); VEIGA (1998); VASCONCELLOS (2002). Portanto, este trabalho serviu como incentivo aos movimentos necessários na dinâmica de construção do PPP."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "20 - DIÁLOGOS EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "Gestão educacional, Projeto político-pedagógico, Reflexão, Participação"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5cbdfd0dfa22a3fca7266376887f549b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA MARTINS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "paulamarinaldo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O trabalho, “Gestão Educacional: Reflexão sobre o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico”, aborda uma pesquisa realizada durante o estágio supervisionado em Gestão Educacional. No qual, mostra a importância de discutir a perspectiva de elaboração do PPP, no sentido de permitir aos participantes do processo, a vivência da autonomia, objetivando a emancipação do grupo e não apenas o cumprimento de uma exigência legal. A proposta de trabalho possui como campo investigativo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Araújo, localizada no município de Campina Grande/ PB. Para aquisição dos dados foram realizadas observações, análise de documentos, entrevistas e conversas informais com algumas professoras, funcionários e com a gestora da referida escola. O projeto foi desenvolvido e executado no campo de estágio, mediante exposição oral da temática, buscando dialogar com as professoras, gestoras, funcionários e alunos presentes, explicitando para todos os envolvidos, como o processo de reflexão e construção do PPP deve ocorrer. O referencial teórico utilizado foi: FONSECA (2003); VEIGA (1998); VASCONCELLOS (2002). Portanto, este trabalho serviu como incentivo aos movimentos necessários na dinâmica de construção do PPP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.