Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO E INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DAESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROBEX/UFPB

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, DIÁLOGO, CASAS DE ACOLHIMENTO, SENSIBILIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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      públicas da cidade de João Pessoa/PB em que se encontram matriculados estes adolescentes. Este\r\n
      projeto é fruto do trabalho realizado no PROBEX/UFPB 2017 quando na ocasião atendemos os\r\n
      adolescentes acolhidos institucionalmente, com vistas a contribuir com a melhoria do processo de\r\n
      aprendizagem destes, potencializando a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O\r\n
      projeto tem como objetivo possibilitar uma formação acadêmica e cidadã mais efetiva de discentes da\r\n
      graduação e profissionais da educação vinculados às escolas da Rede Pública Municipal, nas quais\r\n
      estudam as crianças/adolescentes que apresentam distorção idade/ano. Os resultados do projeto\r\n
      realizado em 2017 evidenciaram o despreparo de professores e funcionários quanto às situações de\r\n
      vulnerabilidade social enfrentadas por esses adolescentes, destacando-se ainda dificuldades quanto a\r\n
      mediação do processo de escolarização. Sendo assim, demos continuidade em 2018 aos contatos com\r\n
      os gestores e supervisores escolares para apresentar a proposta do projeto de extensão e sua possível\r\n
      aprovação no âmbito destas instituições. As ações previstas para execução do projeto se referem a:\r\n
      realização de oficinas e círculos de diálogo nas escolas, bem como acompanhamento pedagógico\r\n
      semanal dos adolescentes/crianças em sala de aula, formulando uma articulação da realidade dos\r\n
      acolhidos institucionalmente com a sensibilização dos profissionais da educação, vislumbrando um\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo descreve o projeto de extensão “Diálogo e Intervenção na Mediação Pedagógica da Escola com Adolescentes Residentes em Casas de Acolhimento”, o qual atende duas (02) escolas públicas da cidade de João Pessoa/PB em que se encontram matriculados estes adolescentes. Este projeto é fruto do trabalho realizado no PROBEX/UFPB 2017 quando na ocasião atendemos os adolescentes acolhidos institucionalmente, com vistas a contribuir com a melhoria do processo de aprendizagem destes, potencializando a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O projeto tem como objetivo possibilitar uma formação acadêmica e cidadã mais efetiva de discentes da graduação e profissionais da educação vinculados às escolas da Rede Pública Municipal, nas quais estudam as crianças/adolescentes que apresentam distorção idade/ano. Os resultados do projeto realizado em 2017 evidenciaram o despreparo de professores e funcionários quanto às situações de vulnerabilidade social enfrentadas por esses adolescentes, destacando-se ainda dificuldades quanto a mediação do processo de escolarização. Sendo assim, demos continuidade em 2018 aos contatos com os gestores e supervisores escolares para apresentar a proposta do projeto de extensão e sua possível aprovação no âmbito destas instituições. As ações previstas para execução do projeto se referem a: realização de oficinas e círculos de diálogo nas escolas, bem como acompanhamento pedagógico semanal dos adolescentes/crianças em sala de aula, formulando uma articulação da realidade dos acolhidos institucionalmente com a sensibilização dos profissionais da educação, vislumbrando um atendimento mais efetivo na mediação da aprendizagem destes estudantes, afetados tanto por situações sociais de risco quanto pelo insucesso escolar.

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